Entenda como a política de crédito pode reduzir os riscos de inadimplência, aumentar as vendas e atrair maior número de clientes ao seu negócio.

Aumentar as vendas e o número de clientes para a sua empresa é um dos objetivos em comum de todos os empreendedores de sucesso. E você sabia que uma política de crédito, baseada no estudo aplicado da sua empresa e do perfil dos seus clientes, pode ser uma solução para isso?
Quando você cria uma política de crédito em sua empresa, você permite ao cliente que ele tenha a oportunidade de antecipar o consumo. A estratégia também facilita que ele compre ou consuma ainda mais os seus produtos e serviços.
Mas antes de entrar neste tema, vamos entender o que é uma política de crédito?
O que é e como criar uma política de crédito
De acordo com o conceito do Serasa, a política de crédito é um conjunto de normas e critérios determinados pela empresa para aprovar ou negar a concessão do crédito a seus clientes. Essas normas, por sua vez, devem estar alinhadas com a realidade e os objetivos do seu empreendimento.
A política de crédito possibilita as compras no crediário, ou seja, compras a prazo. Para criar uma boa política para a sua empresa, tenha como base:
- Análise do cenário atual da sua empresa;
- Explicação detalhada das regras de crédito para o seu cliente;
- Manter dados dos clientes sempre atualizados;
- Verificar os documentos dos clientes com atenção antes da concessão de crédito.
E quando é interessante desenvolver uma política de crédito para a minha empresa?
Se a sua empresa está no começo ou até mesmo em uma fase de expansão no mercado, a concessão de crédito pode ser muito bem-vinda para te ajudar nesse processo de crescimento. Se a sua empresa já é consolidada, mas você possui número de clientes devedores, estabelecer regras para as compras também será muito eficaz.
As principais vantagens de estabelecer uma política de crédito são:
- Aumentar o número de clientes;
- Aumentar o número de vendas;
- Reduzir números de inadimplência;
- Explorar novos nichos no mercado.
Vamos a um exemplo prático? Suponha que você seja dono de uma cafeteria, que oferece variados tipos de café e lanches para os seus clientes. Com o sucesso do seu negócio, você decide expandir o espaço físico da empresa e implementar no cardápio novos pratos para acoplar à cafeteria um bistrô.
Não seria interessante atrair os seus clientes e novos clientes para explorar as novidades do seu empreendimento? Pois bem! A política de crédito deve ser o caminho para isso. Agora se o problema for a inadimplência dos seus clientes, regras e normas para o pagamento de atrasados e compras futuras serão um recurso!
Sucesso de vendas e redução de custos
Para vender mais, é preciso também ser mais flexível nas vendas. Proporcionar opções de pagamento que não são imediatas. Essa flexibilidade não significa que o empreendedor não vai correr riscos, por isso, nós do Sebrae fazemos questão de te explicar quais são os principais tipos de política de crédito:
1. Crédito flexível – Embora essa política aumente o número de vendas consideravelmente, ela apresenta o maior risco de inadimplência. Quanto maior as facilidades para as vendas a prazo, maior os riscos da sua aplicação.
Então, para obter sucesso nesse modelo de vendas, o recomendado é investir em um ajuste da concessão de crédito e um sistema de cobrança mais rigoroso.
2. Crédito rigoroso – Para esse formato de vendas, as compras a prazo são mais burocráticas, em compensação a cobrança é mais flexível. Os riscos de inadimplência são menores, mas a possibilidade de redução de vendas também.
De modo geral, a política de crédito é o que define quando teremos mais facilidade ou mais dificuldade de vendas e o grau de riscos de inadimplência. Quando a política de crédito é mais rigorosa, ela pode ser aplicada no caso de o empreendedor buscar menos riscos e menos vendas. É uma ótima estratégia em casos de número de produtos limitados ou capacidade de produção reduzida.
- Para compreender melhor esta relação entre o tipo de política de crédito e o tipo de política de cobrança, observe a tabela:
E talvez, você empreendedor, se pergunte: “Qual é a redução de custos que terei com esse formato de pagamento?” e o Sebrae responde!
O desenvolvimento de uma política de crédito vai ajudar a montar uma carteira de clientes, baseada no perfil de cada um. Dessa forma, você saberá exatamente a qual cliente pode ou não oferecer uma boa concessão de crédito. Isso evitará prejuízos futuros.
Além disso, a política de crédito é uma estratégia interna elaborada pela própria gestão, então, os custos com marketing de vendas e plano de vendas será menor. O próprio objetivo da política em diminuir os números de clientes inadimplentes torna a concessão de crédito mais segura e lucrativa.
Planejamento financeiro
Com a possibilidade do aumento de vendas, a política garante um fluxo de caixa futuro que pode ajudar diretamente na elaboração de um planejamento financeiro. E com o planejamento financeiro, uma empresa pode investir nos mais diversos setores, seja na compra de novos equipamentos, seja na modernização e digitalização de operações, ou qualquer benefício que proporciona maior produtividade.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir os artigos do Sebrae sobre os benefícios do cartão empresarial e as fontes de financiamento e linhas de crédito. Juntos para o crescimento do seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)