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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Feiras e eventos de vestuário: por que participar?

A participação em feiras e eventos deve ocorrer de forma criteriosa, além de considerar os custos envolvidos e os retornos pretendidos.

· 15/06/2022 · Atualizado em 29/06/2022
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É inegável que a participação em feiras de negócios e em eventos é importante para o sucesso de sua empresa, porém isso deve ocorrer de forma planejada e criteriosa, avaliando se o evento está em sintonia com a proposta da marca, o público participante, os custos envolvidos e os retornos pretendidos (ganhos comerciais, visibilidade, desenvolvimento de fornecedores, parceiros, entre outros aspectos).

Gerar negócios é o principal objetivo de quem planeja participar de feiras e eventos, já que o ambiente é propício para isso e permite que empresas de diferentes portes acessem diversos clientes. Outro fator importante é que a sua marca pode sair fortalecida, na medida em que você demonstrar o diferencial dela em relação a outras.

É necessário considerar ainda que em feiras e eventos é que se permite uma aproximação importante dos clientes, oportunizando ao empreendedor a compreensão dos desejos e das necessidades do seu consumidor, bem como a possibilidade de estreitar laços de relacionamento.

No setor do vestuário e da moda, são muitas as feiras e eventos que acontecem em todo o país, com periodicidade semestral ou anual. Você pode conferir alguns desses eventos no artigo Feiras e eventos do setor de vestuário. O Sebrae está presente em algumas dessas feiras e eventos, com seus balcões de atendimento ao empreendedor. Além disso, você pode ficar atento a exposições que acontecem no seu município e/ou na sua região, observando se elas podem agregar positivamente para o seu empreendimento, já que é nesses ambientes que muitas ideias são disseminadas e muitas oportunidades de novos contratos são criados. 

Tipos de feiras e eventos

Uma feira (ou uma expo) é um encontro de expositores com o objetivo de comercializar produtos e serviços. Já o evento é qualquer acontecimento que reúna pessoas em um espaço físico em torno de um objetivo, que pode ser o de fornecer informações sobre uma ideia, um produto, ações, divulgação de resultados de pesquisa, entre outras possibilidades.

Assim, antes de participar de uma feira ou de um evento, avalie os custos, verifique qual será o público circulante e a sua capacidade de atender à demanda, faça a ativação do espaço de exposição com planejamento anterior e trabalhe na ativação de contatos. Pense também na visibilidade e no fortalecimento da marca. Se você considerar que os benefícios são interessantes, busque algumas estratégias importantes para fazer marketing na feira/evento, como:

  • o marketing experiencial, que incentiva a interação do cliente apelando para as suas emoções e sentimentos é uma estratégia importante; 
  • a identidade visual, avaliandodesde os profissionais que estarão atuando no evento até os materiais a serem distribuídos;
  • conhecer o público e o mercado, uma boa estratégia é utilizar o marketing 4Ps;
  • a distribuição de mimos e brindes também é uma recomendação;
  • invista no estande e na equipe de promotores, profissionais que devem estar preparados para fornecer as informações necessárias sobre a empresa e sobre os produtos.

Outro benefício que precisa ser pesado nessa balança é a possibilidade de conhecer as novas tendências no setor, mantendo-se informado acerca das inovações que surgem a todo momento, bem como observar a concorrência. Além disso, é possível firmar parcerias estratégicas e fazer contato com possíveis novos fornecedores.

Confira no infográfico o que você deve avaliar para participar de uma feira e ter bons resultados com esta estratégia, que permite a abertura a novas possibilidades de negócios e inovações.

Saiba mais:

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Sobre o curso: como você quer que a sua empresa esteja daqui a dois anos? Com um planejamento estratégico bem-definido e organizado, é possível chegar aqualquer resposta que você pensou. Sem tirar a bola de cristal da gaveta, neste curso você entenderá que, analisando a situação atual da empresa, é possível chegar  a uma projeção de como ela estará daqui a alguns anos. 

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