Nada de compras exageradas, reincidência de produtos ou problemas na comercialização. Aprenda a fazer gestão de estoque da sua loja de moda e vestuário.
Se você é proprietário de uma loja de moda, provavelmente fazer compras deve ser uma função importante para a manutenção do seu estoque, certo? Justamente por isso, o Sebrae quer te oferecer dicas de como realizar uma gestão de estoque de forma eficiente para o seu crescimento e o desenvolvimento da sua empresa.
O controle de estoque tem relação direta com as compras varejistas, as vendas, os produtos sem saída e, inclusive, as contas de manutenção do seu negócio, pois, para adquirir ou complementar o seu estoque, você realiza um investimento em dinheiro.
Logo, este investimento tem que ser pensado a curto, médio e longo prazo de modo que seja rentável. Afinal de contas, não compensaria comprar mercadorias que não trouxessem um bom retorno.
Uma previsão de vendas é necessária quando:
- Definir o valor a ser vendido no período em que as compras deverão acontecer;
- Definir o preço médio unitário das peças, indicando o perfil de seus clientes e, também, demonstrando o tipo de peça que deverá ser comprada. Por exemplo, se o preço médio de calças é cem reais, calças com preço muito maior ou muito menor que isso, provavelmente terão pouca saída.
Confira algumas dicas importantes para o planejamento de compras do seu negócio:
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Giro de estoque
Você conhece o giro de estoque do seu empreendimento? Giro de estoque é o termo que se refere à quantidade de tempo que é necessário para que haja a aquisição de novos produtos. Ou seja, com qual frequência você precisa comprar insumos para manter sua loja em funcionamento?
O planejamento de compras é o primeiro passo para definir uma estratégia de vendas. Suponha que você é um vendedor de calça jeans, ter essa noção vai te ajudar a saber, por exemplo, quantas calças jeans são necessárias ter em depósito para o suprimento de um mês de vendas.
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Relação de vendas
Para fazer um bom giro de estoque, a relação de vendas pode te ajudar! Ela é, nada mais que o controle de quantos e quais produtos você comercializa mensalmente. Pode ser transcrita por meio de listas ou planilhas e torna-se indispensável para entender qual é o perfil dos seus clientes.
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Preveja suas vendas
O giro de estoque e a relação de vendas são o suporte ideal para a previsão de vendas. Quando há um bom controle de entradas e saídas de mercadorias, é possível prever a quantidade de produtos que será comercializada em um mês. Mesmo que o mês seja atípico, com o lançamento de uma nova coleção ou um festival de ofertas, quando a organização da empresa é direcionada, o gestor tem dados suficientes para ter uma base do quanto pode investir.
Previsão de vendas trata-se de planejamento, organização e, como consequência, o microempreendedor obterá auxílio na tomada de algumas decisões. Como por exemplo, a quantidade de mercadorias a adquirir, o preço, o lucro, a rentabilidade, fatores de suma importância para a empresa.
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Conheça o perfil do seu cliente
Os privilégios de entender o perfil de quem compra suas roupas são vários, a começar por definir o segmento de peças. Em seguida, o gosto comum dos seus clientes te induzirá também a saber uma faixa de preço comum das peças. Além do mais, essa compreensão sobre os compradores auxilia ao microempreendedor para saber até onde ele pode arriscar numa coleção nova, na quantidade de mercadorias, cores, modelos, entre outros.
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Como precificar minhas peças?
Depois de conhecer o seu público-alvo e de saber com exatidão os valores de custo da sua loja, chegou a hora de estabelecer os preços das suas roupas. Para isso, é necessário compreender que como empreendedor, você precisa ter a sua margem de lucro acima do valor de aquisição. Saiba o custo de sua produção para definir o custo de sua comercialização.
O ABC baseia-se em parte no Princípio de Pareto, que explica que 80% de suas vendas podem ser atribuídas a 20% de seus clientes. Esses clientes compram produtos da categoria A, responsáveis pela maior parte de sua receita.
Portanto, é mais caro para seus resultados financeiros perder esses clientes do que perder clientes que compram produtos B e C.
O nome “ABC” dá-se porque cada letra condiz com uma variante, usada respectivamente para classificar informações de acordo com a importância e ajudar o gestor da loja na melhor organização do estoque. De forma prática:
- (A) Mercadorias mais caras, com baixa saída.
- (B) Mercadorias razoavelmente caras, com vendas moderadas.
- (C) Mercadorias baratas, com alta saída.
A metodologia é importante para que seja realizada uma proporção de quantidade de mercadorias a adquirir, faturamento e demanda. É importante que o microempreendedor tenha esse panorama, pois ele auxiliará na tomada de decisões. Tem dúvidas de como realizar a gestão financeira? Acesse o conteúdo do e-book do Sebrae.
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Preço médio
Após estabelecer a precificação das peças da sua loja, definir um preço médio é muito colaborativo na construção da identidade da sua marca. Por exemplo, suponha que você é dono de uma loja que vende vestidos, qual é a faixa de valor dos seus vestidos? Qual é o preço pago por seus clientes?
Essa definição ajuda a identificação do cliente com o produto, que será associado pela qualidade e também pelo valor, uma estratégia de marketing que liga o comprador com a peça. Além disso, é uma referência para o setor administrativo da empresa, visto que eles terão sempre uma faixa de valor para basear-se antes de definir as vendas. Ou seja, ao comprar uma remessa nova de mercadorias, os valores pré-definidos não podem ferir o preço médio da loja.
Passar do preço médio pode oferecer riscos como poucas vendas, acúmulo no estoque ou até mesmo mercadorias sem saída. É preciso atenção com esse item, responsável por atrair ou afastar sua clientela.
Para contribuir com o seu negócio, o Sebrae oferece instruções sobre como realizar controle de movimentação financeira, além de um curso aplicado de Gestão Financeira, não deixe de participar! O crescimento de micro e pequenas empresas é o nosso maior compromisso.
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Planilha Excel de controle de Fluxo de Caixa e simulação de crédito
Fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira com a finalidade de apurar o saldo disponível em seu negócio para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação, investimentos ou eventuais gastos. Com a utilização constante dessa ferramenta, você empresário poderá ter uma visão de curto, médio e até longo prazo da situação financeira da sua empresa. Para facilitar, disponibilizamos uma planilha detalhada para controle do fluxo de caixa. É importantíssimo que os dados sejam preenchidos com o maior nível de detalhe possível. Quanto mais dados, mais correta estará a planilha e, consequentemente, suas decisões. Atenção aos itens: Preciso reduzir minhas despesas urgentemente? e Indicativo de problema? Esses itens demonstram se você precisa tomar alguma atitude em relação às finanças da sua empresa a curto prazo. Precisar reduzir despesas urgentemente significa que suas despesas estão maiores que sua receita, mesmo quando o caixa ainda esteja positivo. Quanto o indicativo de problema estiver indicando SIM em algum mês específico, significa que seu caixa é negativo e você precisa de recursos na sua empresa. A primeira ação SEMPRE deve ser a de redução das despesas, elas precisam ser avaliadas com frequência, principalmente em momentos de crise onde o aumento de receitas é ainda mais difícil. Negocie com fornecedores, corte custos em despesas possíveis como água, energia, telecomunicações, etc. Verifique a possibilidade de pagar uma dívida que possui altas taxas de juros, substituindo por uma com taxa de juros menores, se for o caso. Todos os itens em cinza não podem ser alterados e em branco ou vermelho precisam ser preenchidos por você. Atenção ao item de Saldo anterior, ao final da planilha Fluxo de caixa, logo no primeiro mês. Esse é o valor que existe no caixa da sua empresa antes de você começar a controlar o fluxo de caixa, ou o valor que representa o fechamento do ano ou período anterior. Atenção: todos os valores da linha “Necessidade de capital de giro” são estimativas. Essa é a forma mais simples de calcular necessidade de capital de giro. O Sebrae informa que há várias outras para empresas que possuem balanços controlados com mais detalhe e por contadores. Qualquer decisão deve ser validada com o contador. Nessa planilha você também vai encontrar nosso simulador de parcela de empréstimo, com ela você saberá quanto vai custar a prestação do crédito a partir de alguns dados: Valor do empréstimo Taxa de juros Carência Prazo A partir desses dados, a planilha calculará quanto vai custar cada parcela do empréstimo e, com isso, você poderá projetar o cenário de despesas da sua empresa (na planilha de fluxo de caixa) e saber se esses custos podem ser absorvidos no curto, médio e longo prazo.Baixe a planilha:
Sat Nov 02 00:02:09 BRT 2024
Empréstimo para MEI e Pequenas Empresas: compare taxas e bancos
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) ou possui uma pequena empresa, sabe que, muitas vezes, é necessário buscar recursos financeiros para alavancar o seu negócio. Mas como conseguir um empréstimo de forma eficiente? O primeiro passo é pesquisar, comparar taxas, juros e serviços ofertados pelos bancos e estudar as opções disponíveis para que você possa tomar uma decisão com mais clareza e segurança. Vamos te explicar isso tudo agora!
Sat Nov 02 00:02:08 BRT 2024
Novo Emissor de NF-e Sebrae
Atenção! Você sabe a diferença entre Nota Fiscal Eletrônica de venda de produtos/mercadorias (NF-e) e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)? Entenda a diferença entre as Notas Fiscais. Então, se você é prestador de serviço e precisa emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) clique aqui ou entre em contato com a sua Prefeitura. O Sebrae disponibiliza o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e o Emissor de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) gratuitos para todo o país, totalmente acessível em nuvem. Vantagens Pode ser acessado em qualquer computador, celular ou tablet; Não precisa ser instalado, o acesso é feito via navegador web; Atualização automática; Armazenamento e backups gratuitos. Como acessar? Disponível no portal do Sebrae: Versão de Homologação: https://emissornfe-homologacao.sebrae.com.br Versão de Produção: https://emissornfe.sebrae.com.br Para ter acesso ao emissor o usuário deverá estar logado no portal do Sebrae por meio do autenticador de acesso AMEI. Se você ainda não possui cadastro clique aqui e cadastre-se. Como será feita a migração? O Sebrae/SP atualmente disponibiliza o emissor de NFe gratuito na versão 4.0.1 e a versão 3.0 do emissor de CTe, porém, ambos precisam ser instalados no computador. O sistema foi aprimorado e agora será oferecido na versão web, facilitando o acesso e utilização. Para quem ainda usa o sistema instalado, a migração para o sistema web continua ocorrendo até que as atualizações do sistema instalado sejam suspensas. Ao acessar o sistema instalado, você verá um pop-up para iniciar a migração de NFes ou CTes, basta clicar no botão "Veja como iniciar sua migração agora" para acessar esta página. Importante Para cadastrar a empresa no emissor, será necessário ter em mãos um certificado digital (A1 ou A3). Tem dúvidas de qual certificado escolher e onde adquirir? Clique aqui e saiba mais. O preenchimento da NFe e CTe deve ser apoiado pelo seu contador ou profissional da área de sua confiança. O Sebrae não fornece serviços contábeis. Acesse o manual e saiba como preparar o sistema para a correta utilização. Canais de Apoio Portal Nacional da NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx Portal Nacional do CTe: http://www.cte.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx No emissor web o usuário poderá criar um chamado e acompanhar o andamento do mesmo. Central de Atendimento Sebrae: 0800 570 0800 ou através do nosso Atendimento Online, clicando aqui.
Sat Nov 02 00:01:46 BRT 2024
Planilha em Excel para auxiliar na construção do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa. Quando a entrada de recursos é maior do que a saída, o saldo é positivo, caracterizando uma situação superavitária. Por outro lado, quando a saída de recursos é maior do que a entrada,é deficitária. O fluxo de caixa tem uma característica temporal, pode ser diário, semanal, mensal ou anual, e traz componentes de projeção ou estimativa. É importante considerar os saldos de ciclos anteriores para compor as disponibilidades (ou indisponibilidades) nos ciclos posteriores. O fluxo de caixa é uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira de uma empresa. Visa demonstrar e também projetar, em períodos futuros, o resultado de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros em regime de caixa (e não contábil). Ele permite ao empresário lançar suas contas a pagar e seus direitos a receber, além de estimativas de receitas e despesas, apurando assim o saldo disponível ou mesmo indisponível, permitindo medidas antecipadas de gestão. É um poderoso instrumento gerencial na antecipação de problemas de liquidez e endividamento, sintomático de rentabilidade, lucratividade e eficácia empresarial. Quanto maior for a proximidade entre a projeção do fluxo de caixa e o efetivamente realizado, maior será o conhecimento do empresário sobre seu negócio. O fluxo de caixa deve ser utilizado como controle e, principalmente, instrumento na tomada de decisões. O empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações, é possível elaborar a estrutura gerencial de resultados e a análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade e a lucratividade, entre outros pontos. Manter as contas em dia é muito importante para a saúde do negócio e para poder planejar uma gestão empresarial eficiente. Use a planilha que o Sebrae preparou para ajudar a organizar as contas do seu negócio. Entenda como fazer o fluxo de caixa Baixe a planilha do fluxo de caixa
Sat Nov 02 00:01:19 BRT 2024
Conheça as linhas de crédito disponíveis para MEI
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
Sat Nov 02 00:01:07 BRT 2024
Seu negócio está preparado para os pagamentos na Black Friday?
A maré mundial de descontos em produtos e serviços motivados pela Black Friday está chegando de novo. Em um momento no qual os consumidores estarão voltados para a compra dos produtos que desejam, facilitar as vendas com os meios de pagamentos digitais é um diferencial super bem-vindo. Importante lembrar: facilitar as formas de pagamento não significa apenas vender parcelado. É preciso estar atualizado com o mercado e passar a oferecer todos os meios de pagamentos possíveis, inclusive PIX e QR code. Aproveite essas dicas e escolha a melhor opção para o seu negócio ganhar dinheiro com a Black Friday. Caso precise de mais informações sobre o assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa central de relacionamento: 0800 570 0800. Saiba mais: Curso: Como controlar o fluxo de caixa WhatsApp: Controle da movimentação financeira
Mon Oct 21 12:11:17 BRT 2024
O que é Planejamento Financeiro e como fazer a sua planilha de gastos
Você já ouviu falar sobre planejamento financeiro? Se você é um microempreendedor ou pequeno empresário, esse é um termo que deve estar sempre em mente. O planejamento financeiro é uma ferramenta essencial para o sucesso dos negócios, pois permite projetar receitas, despesas e avaliar a saúde financeira da sua empresa. Neste artigo, vamos explorar o que é o planejamento financeiro, suas vantagens e como fazer a sua própria planilha de gastos usando um modelo simples e gratuito disponibilizado pelo Sebrae. O que é Planejamento Financeiro? O planejamento financeiro é o ato de organizar e controlar as finanças de uma empresa. É uma maneira de projetar as entradas e saídas de dinheiro a curto prazo, com base no fluxo de caixa. Mas, mais do que apenas lidar com números, o planejamento financeiro consiste em pensar na saúde financeira do negócio, sua viabilidade e sua perenidade. Ele fornece um mapa para orientação, coordenação e controle dos passos que a empresa tomará para atingir seus objetivos. É um hábito que deve ser incorporado à sua rotina diária, onde todas as decisões e ações são cuidadosamente avaliadas e registradas, para que você sempre esteja no controle, evitando surpresas desagradáveis no caminho. Por que você deve fazer o Planejamento Financeiro da sua empresa Realizar um planejamento financeiro traz diversas vantagens para micro e pequenas empresas. Entre elas, destacam-se: Organização: Um planejamento financeiro bem estruturado ajuda a manter as finanças em ordem, evitando surpresas desagradáveis. Economia de recursos: Permite identificar e eliminar gastos desnecessários, otimizando o uso dos recursos financeiros disponíveis. Previsão de necessidades de capital: Ajuda a determinar o quanto será necessário investir, gastar e lucrar para alcançar o sucesso empresarial. Tomada de decisões: Facilita a tomada de decisões financeiras, baseadas em dados concretos e projeções realistas. Controle de fluxo de caixa: Mantém o controle do dinheiro que entra e sai da empresa, evitando problemas de liquidez.
Sat Oct 19 00:00:55 BRT 2024
Gestão de estoque na Black Friday: dicas para aumentar suas vendas
A Black Friday está próxima e com ela a oportunidade de alavancar as vendas da sua empresa. O festival de ofertas atrai os consumidores para comprarem as mercadorias desejadas com um custo menor. Para vender bastante nessa data, é importante que o seu estoque esteja previamente organizado e preparado para atender à demanda. Você sabia que um estoque mal administrado pode ser um dos fatores para a falência de uma empresa? Por isso, como um bom empreendedor, você precisa estar atento à gestão do seu estoque. Gerenciar um estoque é saber a quantidade ideal que se deve ter de cada item comercializado em seu negócio. É controlar com rigor toda a movimentação de produtos e matérias-primas. Importância da gestão de estoque O estoque representa custo e lucro. Por exemplo, se você tiver muitos itens para vender e poucos registros de saídas, significa que o seu investimento foi maior que o seu retorno, ou seja, prejuízo financeiro. Agora, se há um bom giro de estoque no seu depósito, e com uma administração eficiente, isso fará com que o dinheiro circule e gere lucros para a empresa. Fazer o controle do estoque com o registro de dados, movimentação e fluxo de vendas auxilia o empreendedor a fazer uma reposição inteligente. Afinal de contas, não faz sentido adquirir um produto que não tem saída, isso impacta diretamente no setor financeiro da empresa, pois gera mais economia e maior índice de lucratividade. Passo a passo para um estoque de sucesso Agora que você já sabe o quanto o estoque é uma peça fundamental no bom funcionamento da sua empresa, nós do Sebrae selecionamos um passo a passo simples que certamente vai te ajudar a ter um estoque rentável em todas as épocas do ano. Confira: Faça uma lista com todos os produtos armazenados no seu estoque: ajuda a identificar, classificar e determinar o valor de cada produto. Conheça os prazos de entrega e os volumes de vendas da sua empresa: esse conhecimento é importante para não ter o estoque demasiadamente vazio ou cheio, de modo a atender bem à sua demanda. Tenha o estoque necessário para períodos determinados. Tenha um planejamento para as datas comemorativas: essas datas podem representar aumento de vendas e procuras específicas. Quando você está bem preparado, a chance de aumentar o faturamento é bem maior. Tenha um histórico de vendas: ele será um excelente indicador do seu potencial de vendas e da média de produtos ou serviços oferecidos ao público mensalmente, por exemplo. Associado a esse tópico, há muita dedicação, planejamento e estudo de mercado. Invista na sua equipe: capacite os profissionais que irão atuar na linha de frente do seu estoque, é importante ter pessoas de confiança no exercício da função. Ao considerar o segundo tópico sobre ter um planejamento específico para as datas comemorativas do ano, o Sebrae preparou dicas especiais para você aproveitar a Black Friday e vender mais que o habitual! Gostou das dicas? Então, aproveite para colocá-las em prática! O Sebrae também oferece os cursos de Gestão Financeira e Como Manter Seu Estoque em Dia gratuitamente para otimizar seus resultados. Boas vendas!
Fri Oct 18 10:45:57 BRT 2024
O que é a margem de contribuição e como utilizá-la na Black Friday?
Não podemos negar que a Black Friday é uma das datas mais atrativas para o comércio brasileiro. Além da chance de firmar o seu negócio no mercado, o empreendedor que sabe vender na Black Friday pode aumentar vendas e conquistar novos clientes que buscam por condições de preços e descontos melhores. Porém, para saber se o seu negócio pode oferecer condições especiais de preço, é preciso saber qual é a margem de contribuição unitária dos seus produtos. Mas, o que é margem de contribuição? Como o nome sugere, é a margem de valor que a venda de um produto ou serviço terá para contribuir na quitação de algum compromisso. Em outras palavras, a margem de contribuição indica o quanto sobrou da venda de uma mercadoria, se essa sobra pode contribuir para que o empreendedor pague os gastos operacionais (aluguel, energia elétrica, salários e outros) do negócio para, então, gerar lucro. Mas, quanto é possível lucrar em cada produto na Black Friday? Para responder, é preciso calcular a margem de contribuição unitária. Saber qual é a margem de contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer negócio. Importante lembrar: um valor positivo para a margem de contribuição não representa necessariamente lucro. Seu objetivo é garantir o valor para pagamento dos custos fixos do negócio e ainda sobrar certa quantia como lucro. Para concluir, faça os cálculos da margem de contribuição das mercadorias que a sua empresa irá oferecer na Black Friday e tenha a segurança de poder oferecer bons preços e aumentar as vendas. Caso precise de mais informações sobre o assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa central de relacionamento: 0800 570 0800. Continue lendo: Quais são os controles empresariais que a sua empresa precisa ter? Já ouviu falar dos custos invisíveis na formação do preço de venda?
Fri Oct 18 10:27:57 BRT 2024
Como a gestão financeira pode ajudar o MEI
Como MEI, o empreendedor se torna um profissional autônomo e, como profissional autônomo passa a trabalhar por conta própria como pequeno empresário. De acordo com o Ministério da Economia, quase 70% das empresas ativas no Brasil são MEI, o que contribui diretamente na formalização daqueles que exerciam atividade informal. Formalizando-se como microempreendedor individual, o empreendedor passa a ter direitos como o auxílio-maternidade, direito ao afastamento remunerado por problemas de saúde, aposentadoria, enquadramento no Simples Nacional, entre outros. Formalizar-se como microempreendedor individual significa possuir, também, obrigações que devem estar em dia perante a legislação federal. São elas: o relatório mensal das receitas (necessário para especificar as receitas brutas obtidas no mês anterior), o pagamento das contribuições mensais (ISS, ICMS e INSS), o alvará de funcionamento permanente (com o alvará de funcionamento provisório o MEI só pode emitir notas fiscais) e o pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada atualizado (DAS). De acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae, e estudando mais sobre o tema, três em cada dez MEIs fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil. O fechamento dessas empresas pode acontecer por diversos motivos, os principais deles girando em torno da pandemia do novo coronavírus, em torno da falta de capital de giro necessário e da falta de preparo do próprio empreendedor para gerir um negócio. Ainda estudando a pesquisa feita pelo Sebrae, 77% dos microempreendedores nunca fizeram qualquer treinamento em finanças para gerir um negócio. Ou seja, a falta de conhecimento e a desorganização das finanças são motivos que levam as empresas a não resistirem no mercado. Por se tratarem de pequenas empresas e poucas delas terem outro funcionário para auxiliar, a estrutura do negócio tende a ser pequena. Falta preparo para o empreendedor, pois, quanto maior a empresa, maior o preparo, a gestão dos seus recursos e maior a taxa de sobrevivência. Citando como exemplo um empreendedor de uma banca de jornal, ele possui conhecimento suficiente para vender aquele jornal, mas não possui conhecimento para fazer a gestão financeira do negócio. Ou seja, compreende-se que os microempreendedores individuais estão focados na atividade do seu negócio, mas não estão focando em adquirir conhecimentos para a gestão do seu empreendimento. Citando outro exemplo, o empreendedor pode fazer o melhor cachorro-quente da cidade e estar totalmente focado em entregar qualidade para o cliente, porém, esse mesmo empreendedor não sabe precificar o seu produto corretamente e, por isso, não enxerga seus lucros no fim do mês. Conclui-se, então, que a gestão financeira ajudaria o microempreendedor individual como uma forma de conhecer os seus gastos, facilitando o seu equilíbrio financeiro e facilitando até o acesso ao microcrédito, evitando assim a descontinuidade, as dívidas e a posterior a falência do negócio. O planejamento financeiro auxiliaria o MEI a tomar decisões mais assertivas no dia a dia, decisões como escolha de fornecedores, escolha de créditos bancários, entre outras situações pertinentes. Como, então, fazer a gestão financeira do MEI? Será necessário conhecer suas despesas, fazer o seu fluxo de caixa, manter o capital de giro e estar preparado financeiramente para os tempos difíceis. Outras dicas que podem ser de grande valor são: não misturar finanças pessoais com as finanças empresariais, criar planilhas para a organização e utilizar softwares específicos para o controle financeiro completo e a maximização de seus resultados. Diante dos dados apresentados, pode-se concluir que a organização no dia a dia, o conhecimento básico sobre seu negócio e o uso das ferramentas de finanças são de extrema importância para a estabilidade de uma empresa. Organizando-se para colocar em prática os conhecimentos mencionados, se tornará possível ter um controle financeiro maior e, consequentemente, melhores resultados como MEI.
Sat Oct 05 00:01:42 BRT 2024
O que é o fluxo de caixa e como aplicá-lo no seu negócio
Nas operações do dia a dia de uma empresa, a organização financeira é fundamental. Para isso, o empresário conta com um instrumento básico de planejamento e controle financeiro, denominado fluxo de caixa. O objetivo dessa ferramenta é apurar o saldo disponível no momento e projetar o futuro, para que exista sempre capital de giro acessível tanto para o custeio da operação da empresa (folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros) quanto para o investimentos em melhorias (reforma da fachada, por exemplo). Na ferramenta de fluxo de caixa, devem ser registrados: Todos os recebimentos Vendas à vista em dinheiro, cheque, cartões; vendas a prazo, recebimento de duplicatas, entre outros. Todos os pagamentos Compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos. Previstos Recebimentos e pagamentos previstos para o futuro, num período de pelo menos três meses. Benefícios do fluxo de caixa Ao elaborar o fluxo de caixa, o empresário terá uma visão financeira do presente e do futuro da empresa. Dessa forma, o empreendedor pode antecipar algumas decisões importantes, como despesas, sem comprometer o lucro; planejar investimentos; organizar promoções para desencalhe de estoque; avaliar a necessidade de solicitar empréstimos ou negociar prazos com fornecedores e outras medidas; evitando ou minimizando, assim, que ocorram dificuldades financeiras futuras. A estrutura do fluxo de caixa depende da natureza da empresa e das necessidades do empresário. O resultado do fluxo de caixa é o saldo disponível (em dinheiro existente no caixa ou depositado em conta corrente nos bancos etc.), ou seja, a diferença entre o valor total recebido e os pagamentos realizados no mesmo período. O saldo final do fechamento de caixa deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa ou depositados em contas bancárias. Após conhecer exatamente qual é o fluxo de caixa da empresa, será possível tomar decisões embasadas na realidade:
Wed Jul 31 16:46:54 BRT 2024
Veja os principais pontos que bancos analisam para aprovar crédito
Recorrer a uma linha de crédito é uma das possíveis soluções para o pequeno empreendedor enfrentar os impactos financeiros causados pela pandemia da Covid-19. No entanto, desde o começo da crise, 60% dos donos de pequenos negócios tiveram o pedido de crédito negado nos bancos. A maior parte dessas negativas é por falta de garantias. Ter um histórico positivo e um bom relacionamento nas instituições financeiras são alguns dos fatores que facilitam a aprovação de empréstimos e financiamentos. Para auxiliar o empreendedor que pretende solicitar crédito bancário, listamos alguns dos principais critérios analisados pelas instituições financeiras. Veja abaixo: Capacidade de pagamento Os bancos verificam os fluxos e as projeções de caixa, para analisar se a empresa tem capacidade de honrar os compromissos assumidos. Apresente demonstrações financeiras detalhadas, pois registros contábeis de faturamento incompleto prejudicam a análise de capacidade de pagamento. Capital As instituições financeiras analisam os índices de liquidez, lucratividade e rentabilidade da empresa e verificam se elas têm reservas suficientes para arcar com o pagamento do crédito. Por isso, demonstrativos contábeis que não refletem com fidelidade a estrutura de capital do empreendimento diminuem a chance de aprovação. Caráter Nesse ponto é analisado o histórico do cliente como tomador de crédito: o proponente foi pontual no pagamento de suas dívidas no passado? O Sistema de Informações do Banco Central é consultado sobre ocorrências registradas em órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, Cadin) e cartórios contra empresa, sócios e avalistas. Garantias O banco analisa as garantias oferecidas na hora do empréstimo. Assim, quanto maior for a quantidade e a qualidade das garantias disponibilizadas, o risco de a instituição recobrar os recursos emprestados aumenta, caso o solicitante não honre suas obrigações. As garantias podem ser pessoais e/ou reais. Verifique as condições no banco onde solicitar crédito. O Sebrae tem um fundo de aval para complementar garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios. Em parceria com a Caixa, o Fampe está facilitando o acesso dos donos de pequenos negócios ao financiamento de capital de giro. Saiba mais do acordo e veja como se beneficiar. Coletivo Empresas que atuam junto com outras do mesmo setor, mas em etapas diferentes da cadeia de produção, podem se tornar fornecedoras nesse meio, e por isso têm um menor diferencial de risco. Nesses casos, as instituições financeiras têm alterado seus parâmetros de avaliação, reduzindo as exigências, simplificando processo e, consequentemente, os custos diretos e indiretos de acesso a crédito. Veja também Sebrae e Caixa ampliam o acesso de pequenos negócios a crédito Como aderir ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda 6 Soluções de finanças para ajudar a sua empresa a sair da crise