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Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Ganhe dinheiro com lojas de moda e vestuário, veja nossas dicas

Nada de compras exageradas, reincidência de produtos ou problemas na comercialização. Aprenda a fazer gestão de estoque da sua loja de moda e vestuário.

· 23/09/2022 · Atualizado em 16/11/2022
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Se você é proprietário de uma loja de moda, provavelmente fazer compras deve ser uma função importante para a manutenção do seu estoque, certo? Justamente por isso, o Sebrae quer te oferecer dicas de como realizar uma gestão de estoque de forma eficiente para o seu crescimento e o desenvolvimento da sua empresa.

O controle de estoque tem relação direta com as compras varejistas, as vendas, os produtos sem saída e, inclusive, as contas de manutenção do seu negócio, pois, para adquirir ou complementar o seu estoque, você realiza um investimento em dinheiro.

Logo, este investimento tem que ser pensado a curto, médio e longo prazo de modo que seja rentável. Afinal de contas, não compensaria comprar mercadorias que não trouxessem um bom retorno.

Uma previsão de vendas é necessária quando:

  1. Definir o valor a ser vendido no período em que as compras deverão acontecer;
  2. Definir o preço médio unitário das peças, indicando o perfil de seus clientes e, também, demonstrando o tipo de peça que deverá ser comprada. Por exemplo, se o preço médio de calças é cem reais, calças com preço muito maior ou muito menor que isso, provavelmente terão pouca saída.

Confira algumas dicas importantes para o planejamento de compras do seu negócio:

  • Giro de estoque

Você conhece o giro de estoque do seu empreendimento? Giro de estoque é o termo que se refere à quantidade de tempo que é necessário para que haja a aquisição de novos produtos. Ou seja, com qual frequência você precisa comprar insumos para manter sua loja em funcionamento?

O planejamento de compras é o primeiro passo para definir uma estratégia de vendas. Suponha que você é um vendedor de calça jeans, ter essa noção vai te ajudar a saber, por exemplo, quantas calças jeans são necessárias ter em depósito para o suprimento de um mês de vendas. 

  • Relação de vendas

Para fazer um bom giro de estoque, a relação de vendas pode te ajudar! Ela é, nada mais que o controle de quantos e quais produtos você comercializa mensalmente. Pode ser transcrita por meio de listas ou planilhas e torna-se indispensável para entender qual é o perfil dos seus clientes.

  • Preveja suas vendas

O giro de estoque e a relação de vendas são o suporte ideal para a previsão de vendas. Quando há um bom controle de entradas e saídas de mercadorias, é possível prever a quantidade de produtos que será comercializada em um mês. Mesmo que o mês seja atípico, com o lançamento de uma nova coleção ou um festival de ofertas, quando a organização da empresa é direcionada, o gestor tem dados suficientes para ter uma base do quanto pode investir.

Previsão de vendas trata-se de planejamento, organização e, como consequência, o microempreendedor obterá auxílio na tomada de algumas decisões. Como por exemplo, a quantidade de mercadorias a adquirir, o preço, o lucro, a rentabilidade, fatores de suma importância para a empresa.

  • Conheça o perfil do seu cliente

Os privilégios de entender o perfil de quem compra suas roupas são vários, a começar por definir o segmento de peças. Em seguida, o gosto comum dos seus clientes te induzirá também a saber uma faixa de preço comum das peças. Além do mais, essa compreensão sobre os compradores auxilia ao microempreendedor para saber até onde ele pode arriscar numa coleção nova, na quantidade de mercadorias, cores, modelos, entre outros. 

  • Como precificar minhas peças?

Depois de conhecer o seu público-alvo e de saber com exatidão os valores de custo da sua loja, chegou a hora de estabelecer os preços das suas roupas. Para isso, é necessário compreender que como empreendedor, você precisa ter a sua margem de lucro acima do valor de aquisição. Saiba o custo de sua produção para definir o custo de sua comercialização.

O ABC baseia-se em parte no Princípio de Pareto, que explica que 80% de suas vendas podem ser atribuídas a 20% de seus clientes. Esses clientes compram produtos da categoria A, responsáveis pela maior parte de sua receita. 

Portanto, é mais caro para seus resultados financeiros perder esses clientes do que perder clientes que compram produtos B e C.

O nome “ABC” dá-se porque cada letra condiz com uma variante, usada respectivamente para classificar informações de acordo com a importância e ajudar o gestor da loja na melhor organização do estoque. De forma prática:

- (A) Mercadorias mais caras, com baixa saída.

- (B) Mercadorias razoavelmente caras, com vendas moderadas.

- (C) Mercadorias baratas, com alta saída. 

A metodologia é importante para que seja realizada uma proporção de quantidade de mercadorias a adquirir, faturamento e demanda. É importante que o microempreendedor tenha esse panorama, pois ele auxiliará na tomada de decisões. Tem dúvidas de como realizar a gestão financeira? Acesse o conteúdo do e-book do Sebrae.

  • Preço médio

Após estabelecer a precificação das peças da sua loja, definir um preço médio é muito colaborativo na construção da identidade da sua marca. Por exemplo, suponha que você é dono de uma loja que vende vestidos, qual é a faixa de valor dos seus vestidos? Qual é o preço pago por seus clientes?

Essa definição ajuda a identificação do cliente com o produto, que será associado pela qualidade e também pelo valor, uma estratégia de marketing que liga o comprador com a peça. Além disso, é uma referência para o setor administrativo da empresa, visto que eles terão sempre uma faixa de valor para basear-se antes de definir as vendas. Ou seja, ao comprar uma remessa nova de mercadorias, os valores pré-definidos não podem ferir o preço médio da loja.

Passar do preço médio pode oferecer riscos como poucas vendas, acúmulo no estoque ou até mesmo mercadorias sem saída. É preciso atenção com esse item, responsável por atrair ou afastar sua clientela.

Para contribuir com o seu negócio, o Sebrae oferece instruções sobre como realizar controle de movimentação financeira, além de um curso aplicado de Gestão Financeira, não deixe de participar! O crescimento de micro e pequenas empresas é o nosso maior compromisso.


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