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Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Identidade e turismo gastronômico em Minas Gerais

Admirada e reconhecida no Brasil e no mundo, a gastronomia mineira ganha destaque no turismo.

· 08/02/2023 · Atualizado em 17/03/2023
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A relação entre turismo e gastronomia está cada vez melhor e vem amadurecendo ao longo do tempo, tanto que passou a ser um forte segmento do turismo ganhando até mesmo um nome próprio: turismo gastronômico ou culinário.

No Brasil, essa modalidade de turismo é muito comum e bastante explorada devido à nossa enorme diversidade cultural, onde um prato típico ganha identidade própria. Contudo, é importante destacar que a principal referência do setor, com certeza, é o estado de Minas Gerais.

O que vem à cabeça quando você pensa em Minas Gerais? Se sua resposta foi comida, você não está sozinho! Itens como café coado na hora, queijo curado, broa de fubá, pão de queijo quentinho, angu, tutu de feijão, couve refogada na banha de porco, canjiquinha no fogão a lenha, entre tantas outras delicias, remetem, sem dúvida, a culinária mineira.

As diversas possibilidades da cozinha mineira conseguem representar, ao mesmo tempo, a rica história do estado e suas potencialidades no turismo através de sua identidade gastronômica. É importante destacar que esse segmento tem tudo a ver com turismo ao oferecer experiências marcantes aos visitantes.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), a gastronomia ocupa a terceira posição entre as principais motivações que levam turistas a viajar, ficando atrás de natureza (segundo lugar) e cultura (primeiro lugar).

Segundo a World Food Travel Association, o turismo gastronômico gera impacto econômico global de US$150 bilhões anualmente.

Nesse sentido, Minas está com a faca e o queijo na mão, pois 29% dos turistas que visitam o estado, de acordo com a Pesquisa de Demanda realizada pela Setur-MG, considera a gastronomia a imagem que melhor representa o estado, ou seja, seu melhor cartão de visitas.

Sabores e saberes da cozinha mineira

Admirada e reconhecida no Brasil e no mundo, a gastronomia mineira ganhou uma data representativa, o Dia da Gastronomia Mineira, comemorada todo dia 5 de julho.

Esta data não foi escolhida à toa, o Governo do Estado de Minas Gerais a escolheu em função do nascimento de Eduardo Frieiro, autor do primeiro livro de gastronomia dedicado aos sabores de Minas, lançado em 1966 - Ensaio sobre a comida dos mineiros.

Queijos, azeites, café, cachaça, pratos simples ou sofisticados, todos preparados com muita dedicação, talento e afeto, passam por ingredientes e tradições mantidos e considerados por todos os mineiros.

Além de ter um grande valor simbólico, a culinária mineira possui identidade e é considerada um fator de desenvolvimento econômico, social, turístico e cultural para o Estado. 

O mundo gastronômico em Minas é tão importante e valorizado que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) coordena, em conjunto com outras entidades vinculadas, instituições do terceiro setor e iniciativa privada, o Plano Estadual de Gastronomia Mineira (PEGM), cujo objetivo é fomentar, desenvolver e promover toda a cadeia produtiva do setor.

Entre as ações e estratégias do plano, estão a valorização dos produtos e produtores mineiros por meio da certificação, capacitação de profissionais de diversos segmentos da gastronomia, viabilização de oportunidades de comercialização de produtos e parcerias com o Ministério do Turismo.

Vale destacar que, segundo o Setur, a valorização dos saberes e sabores regionais inclui a agroindústria artesanal de alimentos. O segmento é estimado em 1.153 estabelecimentos em Minas Gerais, a maioria formada por agricultores familiares.

Destes, 37,2% processam leite, 24,6% cana de açúcar e outros 24% frutas e vegetais. 

O conceito de turismo gastronômico evoluiu para abranger atividades além do ato de alimentar-se, mas sim, explorar a culinária e os prazeres que ela oferece através dos momentos de lazer e viagens, criando a possibilidade das pessoas se aproximarem do alimento e de quem o produz, oferecendo, desta forma, experiências mais pessoais e autênticas ao turista.

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