Com o avanço da tecnologia, o setor da construção civil obtém cada vez mais ferramentas que colaboram com a redução do impacto ambiental. Você sabia, por exemplo, que o uso da impressão 3D pode produzir um tipo de concreto mais sustentável?
Para explorar melhor o assunto, o Sebrae preparou um artigo completo para que você, empreendedor do ramo, tenha alternativas tecnológicas e parceiras do meio ambiente.
Tecnologia brasileira
A descoberta de que a impressão 3D possibilita a produção de um tipo de concreto menos agressivo ao meio ambiente foi feita por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Apesar de recente, a revelação tende a transformar o mercado da construção civil.
O projeto do Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis para Construção (Gemasc), do Centro de Tecnologia (CT), aponta que, para que haja a impressão 3D em concreto, o material deve estar submetido a características específicas, como o “estado fresco”.
Como funciona o processo?
De acordo com Tuani Zat, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), o processo de impressão 3D em concreto acontece em quatro etapas: modelação 3D, segmentação 3D, produção do compósito cimentício e impressão.
Na fase da modelação, os estudantes estruturam o que será construído; na segmentação, é instituído o padrão de impressão de acordo com as características do material. Este, que pode ser concreto, pasta ou argamassa, passa por alguns testes antes de ser colocado na impressora, que, por sua vez, requer acompanhamento durante o processo de impressão.
O que é necessário para produzir esse tipo de concreto?
A princípio, como a tecnologia ainda está em fase de construção, estudo e testagem, a necessidade mais urgente é o investimento em infraestrutura. Isso porque o processo requer o uso de concreto, tecnologias e conhecimento sobre o funcionamento da impressora 3D.
Economia
Quanto à economia, os custos para o desenvolvimento da tecnologia ainda são altos. Ainda assim, o retorno financeiro e ambiental a longo prazo é muito positivo.
Como parte das vantagens em investir na impressão 3D, o empreendedor da construção civil contará com:
– Velocidade na construção.
– Menor emissão de resíduos nocivos ao meio ambiente.
– Redução de mão-de-obra.
– Maior sustentabilidade no processo de produção.
Importância ambiental
A construção civil é um ramo da indústria que acarreta alguns prejuízos ao meio ambiente. A extração de matéria-prima, o uso de energia elétrica, os entulhos e os resíduos resultantes das obras são alguns dos impactos nocivos que o setor produz.
Minimizar esses danos é extremamente importante para a manutenção do bem comum. É preciso, portanto, o desenvolvimento de uma consciência socioambiental e de alternativas que prezem pela sustentabilidade, reutilização e redução de energia.
A adesão a princípios que preservam o meio ambiente é benéfica também para empresas, que poderão contar com redução de gastos, incentivos fiscais, argumento de vendas e comercialização sustentável.
Saiba mais sobre o tema em https://www.ufsm.br/2022/06/02/grupo-de-pesquisa-da-ufsm-realiza-impressoes-3d-em-concreto/.