Para não ser surpreendida, toda empresa precisa conhecer os tributos que devem ser obrigatoriamente pagos ao município, ao estado e à União.

Diante da carga tributária, a maioria das empresas conta com o auxílio de contabilistas e advogados tributaristas para quitar suas obrigações com o estado. Apesar disso, os empreendedores devem saber que existem:
- Diferentes fatores que influenciam na carga tributária;
- Há tributos municipais, estaduais e federais;
- Tributos que incidem sobre o lucro do negócio e que podem incidir também sobre o lucro presumido ou o lucro real;
- Tributos que incidem sobre o faturamento mensal do negócio, ou seja, sobre as vendas mensais.
Outro fator que influencia no percentual dos tributos é o porte da empresa, que é estabelecido conforme o faturamento anual.
Na prática, todos os tributos representam custos para a empresa. Assim, na estipulação de preços de venda dos produtos e serviços, a empresa deve considerar os valores que serão repassados ao poder público em forma de impostos.
Portanto, não basta conhecer o preço (ou a faixa de preço) que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço. A empresa precisa conhecer os custos para avaliar o lucro que o negócio pode gerar.
A seguir, um exemplo do custo com a carga tributária:
Vamos supor que o empreendimento de Pedro vendeu R$ 15.800,00 em um determinado mês.
Assim sendo, o empreendimento se enquadra no regime do “Simples” e, como tal, paga um imposto único. A alíquota do tributo é de 3% sobre as vendas. Nesse caso, Pedro deverá pagar R$ 474,00 de tributos referentes às vendas do mês em questão.
Para saber como o custo afeta os preços dos produtos que comercializa, ele divide R$ 474,00 entre os diversos produtos da sua loja. Em seguida, ele calcula o lucro que cada produto vendido gera, considerando não só este, mas todos os outros custos do empreendimento.
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