this is an h1

this is an h2

Thu Aug 25 18:44:48 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Inovação como estratégia competitiva para os pequenos negócios

Entenda qual a importância da inovação para a sua empresa e como ela pode aumentar a sua competitividade.

· Atualizado em 25/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inovação e competitividade caminham juntas. Pequenas empresas que não inovam acabam perdendo espaço para a concorrência, por isso é preciso utilizar a inovação como um diferencial e uma estratégia competitiva. Práticas de inovação resultam em otimização de práticas e processos e em um melhor posicionamento no mercado.

Mas não basta ter boas e novas ideias: é preciso capacitação e estímulo de uma cultura de inovação - e isso pode ser feito com as seguintes ações:

  • Estabelecimento de uma estratégia de inovação.
  • Ativação de uma rede de parceiros.
  • Qualificação dos seus colaboradores.
  • Operacionalização de processos e práticas que estimulem um ambiente de inovações.

Estratégia competitiva

A inovação é estratégica para a competitividade, já que ela é uma das maneiras mais eficientes de superar a concorrência e agregar valor aos seus produtos e serviços. Uma empresa é competitiva quando supera os concorrentes, mesmo com seus limites tecnológicos, gerenciais, financeiros e comerciais. A capacidade competitiva, portanto, vai além de olhar para fora, para o mercado. Ela também busca olhar para dentro, definindo como gerenciar seus recursos e qualificações para promover inovações. 

Assim, nem toda invenção ou melhoria pode ser considerada inovação. Isso porque a inovação é a implementação, com sucesso, de uma ideia que gera algum valor para o negócio. Às vezes, pequenos ajustes em processos já influenciam na competitividade da empresa. 

As possibilidades de inovar são muitas, indo desde o desenvolvimento ou alterações nos produtos até melhorias nos processos operacionais, de gestão e marketing, exploração de novos mercados e reestruturação do modelo de negócio. É importante ressaltar que a inovação deve ser constante e não apenas pontual.

Apesar das inúmeras possibilidades de inovar, as empresas dispõem de recursos e talentos limitados para fazer frente a tantas demandas, por isso esse assunto tem sido recorrente em reuniões de planejamento. Os pequenos negócios já entendem que adotar a inovação como estratégia pode fazer toda a diferença.

Inovação como estratégia 

A inovação é o combustível da competitividade: empresas que conseguem inovar sistematicamente se destacam da concorrência. Além disso, os pequenos negócios devem adotar a inovação como estratégia competitiva para:

  • Alcançar o pioneirismo, garantindo uma condição de monopólio, mesmo que por um tempo determinado.
  • Manter a visão no longo prazo, pois sem inovação contínua é improvável que uma empresa mantenha a competitividade. 
  • Tornar suas prioridades claras. A estratégia descreve os objetivos das atividades de inovação e ajuda a concentrar os esforços para atingi-los.
  • Promover o direcionamento do trabalho e do plano de ação.

Portanto, para se manter competitivo, o pequeno negócio precisa estabelecer um processo contínuo de inovação, compreendendo que, atualmente, ela é um diferencial e uma estratégia. 

Aproveite os cursos do Sebrae:

Inovação pós-pandemia

Inovação e possibilidades de crescimento


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?