this is an h1

this is an h2

Fri Mar 03 18:52:43 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Inovação na construção civil: conheça o bambu engenheirado industrial

Matéria-prima ecológica e de baixíssimo custo, o bambu engenheirado industrial pode contribuir para o surgimento de uma engenharia civil sustentável

· Atualizado em 03/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inovações tecnológicas surgem a cada dia nos diversos segmentos de nossa sociedade.

Na construção civil não é diferente. Técnicas modernas e o uso de materiais ecológicos vêm contribuindo para baixar os custos da obra, ao mesmo tempo em que colaboram na redução no descarte de resíduos altamente poluentes ao meio ambiente, como os provenientes da alvenaria tradicional.

E o material mais inovador em uso no momento, em vários países, é o bambu engenheirado estrutural. Você já conhece? Não? Realmente, no Brasil, ele ainda é pouco conhecido. Então, vamos explicar quais as vantagens desse bambu e onde ele pode usado.

Antes, é preciso lembrar que a Construção Civil é responsável por mais da metade das emissões de carbono do mundo.

Por isso, é imperioso buscarmos maneiras de substituir o emprego de materiais como o aço e o cimento. E o bambu é um dos mais promissores, exatamente por suas inúmeras vantagens: cresce rapidamente, é encontrado facilmente no Brasil e no mundo, e em sua estrutura, possui uma seção transversal altamente eficiente, oferecendo uma resistência à cargas impressionante.

Para uso na construção civil, temos o bambu engenheirado industrial, formado a partir dos colmos brutos de bambu, que por meio de um sistema de pressão e calor, conforma um composto laminado que é, então, colado para formar as peças estruturais.

As principais aplicações do bambu engenheirado são: em sistemas estruturais (pilares e vigas) e sistemas de vidro estruturais para edifícios - para entradas, coberturas e fachada -, além de ser usado como paredes cortina e esquadrias de chão a teto.

Além do uso estrutural em seu formato bruto, o bambu permite ainda um alto nível de processamento e pode ser laminado para ser utilizado em pisos e utensílios.

O bambu é um material tão especial que possibilita o uso de diferentes formas e em conjunto com variados materiais como bambu e terra, bambu e cimento e bambu e vidro.

Quando bambu é utilizado em estruturas - de Structural Engineered Bamboo (SEB) -, se parece com madeira estruturada (ou engenheirada). No entanto, o bambu supera a madeira engenheirada em vários aspectos.

Aço verde

Em primeiro lugar, o bambu é mais leve que a madeira e tão resistente quanto o aço – recebe o slogan de aço verde. O SEB também é muito mais forte do que qualquer exemplar de madeira engenheirada no mercado.

Além disso, a maior densidade do SEB é ideal para uso em conexões, já que a fibra de madeira esmaga nos parafusos, enquanto o bambu engenheirado mantém sua forma sob maior compressão.

Outra vantagem do bambu engenheirado em relação à madeira engenheirada, é quanto à segurança das construções.  As estruturas de bambu têm muito melhor desempenho em casos de incêndio, já que a sua taxa de carbonização é bem mais lenta do que a da madeira.

O bambu também é muito mais estável nas mudanças de umidade e temperatura, sendo o seu uso ideal para sistemas estruturais e suportes de vidro.

Em relação ao meio ambiente, as vantagens também são imensas. Uma plantação de bambu produz 37% mais oxigênio do que as florestas tradicionais, já que o bambu não apenas sequestra carbono, mas também produz oxigênio à medida que cresce, em até 37% mais do que as árvores.

Sendo assim, a construção que utiliza a madeira, considerada sustentável quando comparada à construção em concreto e aço, não chega nem perto do exemplo de sustentabilidade do bambu, principalmente se levarmos em conta o quanto a extração de madeira é responsável pelo desmatamento em florestas naturais.

Otimização de recurso e sustentabilidade

Outro fator que chama atenção é a relação custo-benefício. A utilização do bambu em qualquer segmento da construção civil, seja na substituição de um material tradicional ou quando aplicado isoladamente, é capaz de reduzir significativamente o custo final da obra.

Por tudo isso, o uso do bambu engenheirado industrial na construção civil é bastante promissor. Até agora, a madeira engenheirada tem sido aclamada como a solução para o notório problema da sustentabilidade, mas como vimos, o bambu engenheirado tem tudo para tomar esse lugar.

Além de ser uma alternativa ecológica importante para fazer frente ao aquecimento global, pode baratear ainda mais o custo da construção de casas e edifícios, especialmente em projetos de residências e conjuntos populares.

Mas é preciso saber usar corretamente esse material, como alerta o engenheiro civil Vitor Hugo Silva Marçal, da Associação Brasileira de Produtores de Bambu (ABPB). “O bambu tem características muito parecidas com o aço. Sua resistência às forças de compressão e tração é muito alta. No entanto, deve haver cautela quanto ao número de pavimentos na construção. Pode ser utilizado em estrutura de mais de dois pavimentos sem maiores problemas. Porém, os sistemas conectivos e os sistemas construtivos devem ser bem projetados. Em edifícios de múltiplos pavimentos, o indicado é que o bambu seja empregado em conjunto com outros materiais, como o aço e o concreto. Mas nada impede que possa ser desenvolvida uma estrutura de vários pisos somente em bambu, desde que todas as normas de projeto e garantia da qualidade do produto e mão de obra de execução sejam seguidas”, explica.

Como vimos, engenheiros e arquitetos têm buscado opções para fugir da dependência do aço e concreto. Você, empreendedor do ramo da construção civil, já pensou em considerar o bambu engenheirado industrial em seus projetos e investimentos?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?