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Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Margem de contribuição: você sabe calcular?

Entenda como a margem de contribuição pode melhor a precificação dos seus produtos e geração de lucros na sua empresa.

· 11/10/2022 · Atualizado em 09/01/2023
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Administrar as finanças da sua empresa pode ser um desafio! Ainda mais no quesito vendas, onde o preço do seu produto precisa gerar lucro, pagar despesas (fixas e variáveis) e ainda atrair a atenção do público, em detrimento da concorrência.

Para gerenciar todas as tarefas sem sair no prejuízo, é preciso entender um conceito muito importante: margem de contribuição. Já ouviu falar desse termo? Pois acompanhe esse artigo que nós, do Sebrae, vamos te explicar tudo o que você precisa saber.

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição está relacionada com o quanto cada produto ou serviço oferecido contribui para pagar as despesas fixas de uma empresa. Então, para cada venda realizada, há de se descontar uma percentagem para impostos, comissão, custo do fornecedor, taxa do cartão (em casos de pagamento no crédito) que são custos variáveis.

Ao eliminar os custos variáveis do faturamento, o que sobra é a margem de contribuição. Ou seja, a margem de contribuição pode ser calculada pela relação entre as receitas menos os custos variáveis

A margem de contribuição é uma das principais bases para o cálculo do ponto de equilíbrio de uma empresa – que é o mínimo que uma empresa precisa faturar para não ter prejuízos.

Como saber se a minha empresa é lucrativa a partir da margem de contribuição?

Como pudemos compreender no tópico anterior, a margem de contribuição revela ao empreendedor se o valor que sobrou é suficiente para pagar as contas da empresa (aluguel, água, luz, internet) e ainda gerar lucro.

A melhor maneira para entender os lucros da sua empresa por meio da margem de contribuição é calcular a margem de contribuição de cada produto, e por consequência, descobrir qual foi o lucro gerado por cada produto. Veja o cálculo:

Com esse cálculo, a empresa pode se organizar financeiramente, para precificar corretamente os seus produtos e serviços, de modo a evitar erros de gestão. É possível realizar também um planejamento eficiente sobre meta de vendas e pagamento de contas. 

Vamos a um exemplo prático?

Compreendeu como calcular a margem de contribuição dos produtos da sua empresa? Se ainda tiver qualquer dúvida, o Sebrae disponibiliza um serviço de consultoria gratuita pela nossa central derRelacionamento, basta ligar no número 0800 570 0800. 

Aproveite para potencializar suas vendas com os materiais gratuitos sobre gestão e controle da movimentação financeira.


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