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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Marketing turístico: como vender seus destinos nos canais digitais

Usar a internet como meio de divulgar seu negócio é algo fácil e barato. Entenda como fazer para que o perfil do guia de turismo se destaque.

· 15/06/2022 · Atualizado em 22/06/2022
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Estamos em uma época em que o turista é muito mais conectado, informado, preparado, exigente e sofisticado. É o perfil que busca respostas rápidas e experiências que fiquem na memória. Existe uma tendência de empoderamento do consumidor, segundo a qual muitas coisas são resolvidas de maneira rápida e prática. O que o profissional de turismo pode fazer para acompanhar essas mudanças?

A boa notícia é que as opções de serviço são muitas, e esse profissional agora pode ir ao encontro do cliente e, com isso, se destacar no mercado, trazendo soluções rápidas com a ajuda de novas ferramentas.

Para a consultora e fundadora do blog Agente no Turismo, Marta Poggi, a ideia é não pensar nas redes sociais como “armas digitais” (meios de atingir o turista), mas, sim, usar o modelo de alma digital, que nada mais é que pensar em soluções e táticas especiais, já que muitas vezes o que funciona offline pode não funcionar online e vice-versa.

De acordo com Marta Poggi, o Instagram foi pontuado como a rede social perfeita para o turismo. Hoje em dia, 30 milhões de brasileiros usam a plataforma e muitos afirmam que escolhem seus destinos por fotos postadas nela.

Outra plataforma que deve ser observada é o Youtube. Segundo dados do Google Travel Brasil, hoje, 38% já iniciam o planejamento de viagem no youtube e 52% iniciam via busca no Google.

Por isso, a sugestão é montar uma estratégia de marketing digital para o seu negócio. Mas como fazer isso?

Quem é o seu público?

Busque informações para entender quem é o seu público

Segundo Poggi, montar essa estratégia pode ser bem simples, mas primeiro é preciso conhecer o seu público. Faça algumas perguntas: que conteúdo esse público anda consumindo? Quando ele consome? Que horas posso ter mais visualizações (sim, o horário de postagem também é importante)? São destinos para família? Casais? Aventureiros?

A conexão com o cliente se dá na pré-viagem, durante e no pós-viagem, mas no pré-viagem, o esforço tem que ser também com os parceiros que vão conectá-lo ao cliente, que podem ser os parceiros ou clientes antigos que recomendaram seu trabalho. Deixe claras as condições de comissionamento durante essas parcerias.

Construa relacionamentos

A partir das respostas, você pode criar o seu conteúdo e manter uma presença ativa no mercado baseado nas preferências do seu público-alvo, construindo bons relacionamentos não só com o cliente final, mas com os operadores locais, pontos turísticos, restaurantes, locadoras de autos. É sempre bom lembrar que a nova geração procura experiências antes de tudo, por isso a importância do apelo visual, ou seja, imagens bonitas e fotos atrativas aliadas a informações sobre o local são valiosas e podem fazer toda a diferença.

Seguem algumas dicas para melhorar o marketing digital do setor:

 

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