this is an h1

this is an h2

Wed May 24 18:07:14 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
MEI sustentabilidade: o descarte reverso

É hora de pensar na destinação correta dos descartes dos restos de produtos e resíduos produzidos pela atividade do MEI.

· Atualizado em 24/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há novas formas de o Microempreendedor Individual (MEI) se conectar com o seu público e deixar um legado de consciência para as futuras gerações. Ações simples podem ajudar a operação comercial a ser mais enxuta e contribuir para o meio ambiente. Acompanhe a nossa série de artigos que vai trazer novas perspectivas do MEI com relação à sustentabilidade.

Se antes a preocupação era ter uma embalagem bonita ou um produto que passasse confiança e uma boa imagem para o consumidor, hoje esse não é o único aspecto em questão na entrega de um produto. Existe uma preocupação com o que as pessoas fazem depois que consomem o produto que compram. A logística reversa surge justamente para tratar da destinação correta dos descartes de restos de produtos e resíduos: a responsabilidade é tanto de quem vende como de quem compra.   

Embora as primeiras definições sobre logística reversa sejam da década de 1970, ainda é recente sua implementação na cultura das pequenas empresas, principalmente no setor de Serviços, mas ela é muito importante para os pequenos negócios (saiba por que clicando no link Por que a logística reversa é importante para os pequenos negócios?).

A logística reversa – também conhecida como logística inversa ou logística reversível – lida com o fluxo físico de produtos da empresa desde o ponto de consumo até ao local de origem.

Na hierarquia de processos de um empreendimento, a logística reversa pode ser considerada uma parte integrante da logística do negócio como um todo, abrangendo, por sua vez, a administração de todos os recursos materiais, financeiros e pessoais da empresa.

No dia a dia de uma empresa de serviços, podemos dividir a atuação da logística reversa da seguinte forma:

  • traçar campanhas de retorno ou a recuperação de produtos: garrafas pet para reciclagem, vasilhames, lixo reciclável, cartuchos remanufaturados;
  • encontrar técnicas de aprimoramento dos processos de fabricação de produtos ou entrega de serviços que visam à redução de insumos que possam gerar resíduos;
  • redução do consumo de matérias-primas: otimização dos recursos atuais para uma maior entrega de produtos e serviços com menos tempo de trabalho;
  • reciclagem, substituição e reutilização de materiais: economia em recursos financeiros e ambientais;
  • deposição de resíduos: cultivando o meio ambiente e promovendo um maior desenvolvimento social;
  • reparação e refabricação de produtos: redução de custos e maior margem de lucro.

Todos esses fatores dependem de uma boa logística reversa na empresa. É preciso realçar, contudo, que as operações de logística reversa exigem muita atenção nos procedimentos de suporte.

Faça o curso Crescimento planejado e orientado para resultados que o Sebrae preparou para você. Entenda como o planejamento de ações, feito de forma ordenada e articulada, contribui para a continuidade da atividade empreendedora desenvolvida. Nele, você vai aprender a utilizar ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho da sua empresa com o aumento da competitividade, de modo sustentável.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?