Logística reversa garante uma prática sustentável empresarial e abre oportunidades para pequenas e médias empresas.

A logística reversa é a preocupação com a destinação correta dos resíduos e produtos, após a venda ou consumo. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é responsabilidade de todas as pessoas físicas e jurídicas, produtoras e comerciantes.
A legislação define a logística reversa como uma série de ações e procedimentos que tem como objetivo viabilizar uma coleta segura dos resíduos sólidos, seja para reaproveitamento ou destinação apropriada.
É uma responsabilidade compartilhada entre a sociedade, as indústrias e os comerciantes em geral. O objetivo é reduzir a quantidade de lixo no meio ambiente, preocupando-se com a relação da empresa e dos consumidores com o meio ambiente e o consumo sustentável.
Para entender melhor o que é logística reversa, podemos citar os pontos de coleta de materiais e produtos utilizados nos supermercados e nas lojas eletrônicas e os pontos de coleta de pilhas e baterias usadas. Outros exemplos de logística reversa são as empresas de bebidas e refrigerantes que utilizam garrafas PET recicladas ou reutilizam garrafas de vidro que retornam ao ciclo produtivo.
Mas, a logística reversa é apenas para as grandes empresas? A resposta é não. Todos os segmentos e empresas, incluindo as médias e pequenas, devem se preocupar com a coleta, tratamento e descarte adequado de seus resíduos. Além de evitar a contaminação da água, solo e meio ambiente, a logística reversa garante uma prática sustentável empresarial e abre oportunidades para todas as empresas.
Você deve estar se perguntando: qual a importância e vantagem de praticar a logística reversa? Vamos destacar alguns pontos:
Mudança de hábitos dos consumidores
Os consumidores estão mais exigentes quanto às questões ambientais praticadas por todas as empresas, sendo uma tendência adquirir produtos e serviços que se preocupam com a sustentabilidade e com a destinação correta dos materiais e produtos consumidos.
Valorização da marca e imagem
Empresas que possuem ações de logística reversa acrescentam um maior valor para sua imagem perante a sociedade. É uma maneira de otimizar ganhos de marketing e de vendas com seus produtos e serviços. Isso porque as empresas que adotam práticas ESG e de logística reversa passam a ter um diferencial no mercado.
Redução de custos
Retirar adequadamente ou reintegrar os resíduos ao ciclo produtivo garante uma redução de custos com matéria-prima e insumos. Além disso, demonstra a preocupação da organização com uma sociedade mais sustentável.
Oportunidades de negócio
A logística reversa propicia novas oportunidades de negócio. Também aumentam as possibilidades de emprego e geração de renda. Isso porque ela contribui com novas parcerias, oportunizando novos projetos e fazendo um encadeamento produtivo com negócios de reciclagem e empresas de maior porte.
Lembre-se que para o estabelecimento de parcerias com organizações maiores, em muitos casos, as pequenas e médias empresas necessitam estabelecer processos e medidas de destinação e reutilização correta dos resíduos sólidos.
Agenda ESG
A logística reversa é um dos pontos mais trabalhados em uma agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) e pode ser uma das ações iniciais para estabelecer uma agenda ESG no seu negócio. Grande parte das empresas que possuem uma agenda ESG desenvolvem a logística reversa, além de ser uma das ações inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Lembre-se que a sustentabilidade é a agenda do nosso século. A logística reversa e as práticas ESG são ações fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta, da economia e para a relação da empresa com seus clientes.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!
ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores
Foi um prazer te ajudar :)