Variação do câmbio e bom momento da economia impulsionam um nicho promissor entre as franquias.

O crescimento acima das expectativas do setor de franquias revela um nicho que, aos poucos, tem chamado atenção dos empreendedores que desejam entrar no ramo: o turismo internacional.
Mesmo afetado pelas consequências da pandemia da covid-19, o mercado de franquias se mostrou resiliente. Pesquisas mostram que, no segundo trimestre de 2021, o setor teve um crescimento de 48,4%, atingindo um faturamento de R$ 41,1 bilhões. Ainda que o valor seja 4,6% menor que o mesmo período em 2019, na pré-pandemia, ele ainda mostra fortes indícios de um futuro de melhora.
Abaixo, pode-se conferir os números completos do faturamento na franchising, por segmento, entre o segundo trimestre de 2020 até o segundo trimestre de 2021.
-
Franquia home office
O modelo home office de uma franquia, também chamado de home based, é desejado por muitos empreendedores. Afinal de contas, a opção se destaca pela comodidade e economia de recursos. Nesse modelo, o franqueado precisa contar apenas com uma estrutura mínima. Normalmente, ela se resume a um computador com acesso à internet e a uma impressora para impressão de documentos e contratos, quando necessário. Quem trabalha em home office pode atuar com praticamente todos os segmentos de turismo, seja comercializando pacotes fechados, criando roteiros ou vendendo passagens.
-
Franquia em loja física
Esse formato pode operar com todo tipo de demanda: intercâmbio, viagens turísticas, pacotes, venda de passagens aéreas e rodoviárias. Investir em uma loja física demanda valores maiores do que no home office. Isso já que, além do aluguel ou compra do ponto comercial, é preciso investir na estrutura, com computadores e mobiliário. Além da necessidade de um quadro de funcionários.
-
Franquias de intercâmbio
As empresas que se especializaram em pacotes de intercâmbio cuidam de todo o trâmite para que estudantes brasileiros possam passar semanas ou meses em outro país. Normalmente, o foco dessas viagens é possibilitar uma imersão cultural em outro local. Os pacotes de cursos de idiomas, high school, mochilão, voluntariado, trabalho e faculdade no exterior são alguns dos mais comercializados pelas franquias desse tipo.
-
Franquias de turismo ecológico, cultural e de aventura
Em geral, as marcas que trabalham com o ecoturismo focam em locais paradisíacos, com pouco ou nenhum contato com recursos do “mundo moderno”. Elas fortalecem a ideia de conservação ambiental e sustentabilidade. Essas franquias também podem comercializar pacotes com roteiros completos, incluindo visitas a comunidades locais e reservas indígenas, passeios, praias pouco populares, restaurantes de culinária local e muito mais.
-
Franquias de pacotes de viagens
Essas empresas vendem apenas pacotes de viagem completos com, pelo menos, a estadia e as passagens aéreas ou rodoviárias incluídas. O que atrai o consumidor para esse tipo de empresa é a possibilidade de não se preocupar com nada. Afinal, tudo que é necessário para a viagem já estará incluso no pacote contratado.
-
Franquias de comercialização de milhas de viagens
O mercado de milhas de viagem para compra de passagens aéreas começou a ser explorado há poucos anos no Brasil, mas já tem muitos fãs espalhados pelo país. As empresas deste segmento podem atuar de dois modos. Primeiro, intermediando a compra das passagens com as milhas do usuário, e a outra opção é oferecer sua estrutura como plataforma para que o interessado em viajar, e quem tem milhas sobrando, consigam se comunicar. O “comércio” das milhas entre usuários é bastante comum.
-
Franquias de lua de mel
Essas franquias costumam trabalhar com destinos mais românticos, que agradam a todos os gostos. Porém, também existem opções personalizadas, para os casais que gostam de aventuras, que são apaixonados por gastronomia, por moda, música, esportes radicais e mais.
A tabela abaixo mostra cinco franquias de sucesso, juntamente com a taxa de franquia e o retorno do investimento.
Top 5 Franquias de turismo
No entanto, é preciso ter cautela. Embora uma franquia em turismo seja um negócio promissor, a Associação Brasileira de Agência de Viagem (ABAV) recomenda que o empreendedor deva procurar ter experiência na área, pois muitos empreendimentos relacionados ao turismo abrem e fecham as portas todos os anos.
Ainda de acordo com a ABAV, uma agência de turismo pode atuar em mais de um segmento ou optar pelo turismo simples, executivo, ecoturismo ou intercâmbio.
Entre agências de viagens, algumas das opções mais conhecidas são a SBTUR Viagens, CVC, Flytour (viagens de negócios), Saks Viagens e Turismo, Clube Turismo (comercializa cinco modalidades de franquia) e várias outras que podem estar disponíveis na sua região.
Há, ainda, a possibilidade de o empreendedor aliar-se a uma rede internacional e fazer um trabalho casado, como turismo e entretenimento. Por exemplo, diante do vantajoso cenário que se desenha no Brasil nos últimos anos, o grupo controlador da Disney tem procurado cada vez mais parceiros no país para a marca Fantasia, especializada na venda de brinquedos, eletrônicos e até mesmo utilidades domésticas, com apoio da Disney Company Brasil.
Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.
Confira abaixo os canais já existentes no Telegram:
Sebrae Turismo
Foi um prazer te ajudar :)