this is an h1

this is an h2

Fri Jul 08 23:51:25 BRT 2022
Mercado e Vendas | MERCADO DE FRANQUIA
Mercado internacional continua uma boa opção para franquias em turismo

Variação do câmbio e bom momento da economia impulsionam um nicho promissor entre as franquias.

· Atualizado em 08/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O crescimento acima das expectativas do setor de franquias revela um nicho que, aos poucos, tem chamado atenção dos empreendedores que desejam entrar no ramo: o turismo internacional. 

Mesmo afetado pelas consequências da pandemia da covid-19, o mercado de franquias se mostrou resiliente.  Pesquisas mostram que, no segundo trimestre de 2021, o setor teve um crescimento de 48,4%, atingindo um faturamento de R$ 41,1 bilhões. Ainda que o valor seja 4,6% menor que o mesmo período em 2019, na pré-pandemia, ele ainda mostra fortes indícios de um futuro de melhora.

Abaixo, pode-se conferir os números completos do faturamento na franchising, por segmento, entre o segundo trimestre de 2020 até o segundo trimestre de 2021.

SEGMENTO 2TRI 2020 2TRI 2021 % VAR
Unidades
% VAR
12M ACUMULADOS
Alimentação – comércio e distribuição 10.742 13,6% 3,8%
Alimentação – foodservice 32.613 5,6% -2,2%
Casa e construção 14.159 7,6% 33,0%
Comunicação, informática e eletrônicos 6.152 -28,7% 2,6%
Entretenimento e lazer  2.131 -0,7% 1,3%
Hotelaria e turismo 6.968 -7,4% -32,7%
Limpeza e conservação 1.483 1,1% 9,6%
Moda 21.416 4,8% 2,9%
Saúde, beleza e bem-Estar  37.927 6,9% 11,8%
Serviços automotivos 6.381 10,5% 4,7%
Serviços e outros negócios 28.346 12,1% 9,7%
Serviços educacionais  11.337 1,9% -0,2%
TOTAL 178.950 5,8% 4,4%
FAVORITAR
Botão favoritar
Tipos de franquias
  • Franquia home office

O modelo home office de uma franquia, também chamado de home based, é desejado por muitos empreendedores. Afinal de contas, a opção se destaca pela comodidade e economia de recursos. Nesse modelo, o franqueado precisa contar apenas com uma estrutura mínima. Normalmente, ela se resume a um computador com acesso à internet e a uma impressora para impressão de documentos e contratos, quando necessário. Quem trabalha em home office pode atuar com praticamente todos os segmentos de turismo, seja comercializando pacotes fechados, criando roteiros ou vendendo passagens.

  • Franquia em loja física

Esse formato pode operar com todo tipo de demanda: intercâmbio, viagens turísticas, pacotes, venda de passagens aéreas e rodoviárias. Investir em uma loja física demanda valores maiores do que no home office. Isso já que, além do aluguel ou compra do ponto comercial, é preciso investir na estrutura, com computadores e mobiliário. Além da necessidade de um quadro de funcionários.

  • Franquias de intercâmbio

As empresas que se especializaram em pacotes de intercâmbio cuidam de todo o trâmite para que estudantes brasileiros possam passar semanas ou meses em outro país. Normalmente, o foco dessas viagens é possibilitar uma imersão cultural em outro local. Os pacotes de cursos de idiomas, high school, mochilão, voluntariado, trabalho e faculdade no exterior são alguns dos mais comercializados pelas franquias desse tipo.

  • Franquias de turismo ecológico, cultural e de aventura

Em geral, as marcas que trabalham com o ecoturismo focam em locais paradisíacos, com pouco ou nenhum contato com recursos do “mundo moderno”. Elas fortalecem a ideia de conservação ambiental e sustentabilidade. Essas franquias também podem comercializar pacotes com roteiros completos, incluindo visitas a comunidades locais e reservas indígenas, passeios, praias pouco populares, restaurantes de culinária local e muito mais.

  • Franquias de pacotes de viagens

Essas empresas vendem apenas pacotes de viagem completos com, pelo menos, a estadia e as passagens aéreas ou rodoviárias incluídas. O que atrai o consumidor para esse tipo de empresa é a possibilidade de não se preocupar com nada. Afinal, tudo que é necessário para a viagem já estará incluso no pacote contratado.

  • Franquias de comercialização de milhas de viagens

O mercado de milhas de viagem para compra de passagens aéreas começou a ser explorado há poucos anos no Brasil, mas já tem muitos fãs espalhados pelo país. As empresas deste segmento podem atuar de dois modos. Primeiro, intermediando a compra das passagens com as milhas do usuário, e a outra opção é oferecer sua estrutura como plataforma para que o interessado em viajar, e quem tem milhas sobrando, consigam se comunicar. O “comércio” das milhas entre usuários é bastante comum.

  • Franquias de lua de mel

Essas franquias costumam trabalhar com destinos mais românticos, que agradam a todos os gostos. Porém, também existem opções personalizadas, para os casais que gostam de aventuras, que são apaixonados por gastronomia, por moda, música, esportes radicais e mais.

A tabela abaixo mostra cinco franquias de sucesso, juntamente com a taxa de franquia e o retorno do investimento.

Top 5 Franquias de turismo

Nome Segmento Investimento Retorno do Investimento Taxa da Franquia
S7 INTERCÂMBIO Hotelaria e Turismo R$ 5.000 2 a 24 meses R$ 10.000
TRAVEL AND FUN Hotelaria e Turismo R$ 20.000 6 meses R$ 8.000
INFORMATION PLANET Hotelaria e Turismo R$ 5.000 12 a 36 meses R$ 25.000
TZ VIAGENS Hotelaria e Turismo R$ 13.600 1 a 24 meses R$ 4.900
TRUST INTERCÂMBIO CULTURAL Hotelaria e Turismo R$ 15.000 3 a 48 meses R$ 3.500
FAVORITAR
Botão favoritar
Oportunidades

No entanto, é preciso ter cautela. Embora uma franquia em turismo seja um negócio promissor, a Associação Brasileira de Agência de Viagem (ABAV) recomenda que o empreendedor deva procurar ter experiência na área, pois muitos empreendimentos relacionados ao turismo abrem e fecham as portas todos os anos.

Ainda de acordo com a ABAV, uma agência de turismo pode atuar em mais de um segmento ou optar pelo turismo simples, executivo, ecoturismo ou intercâmbio.

Entre agências de viagens, algumas das opções mais conhecidas são a SBTUR Viagens, CVC, Flytour (viagens de negócios), Saks Viagens e Turismo, Clube Turismo (comercializa cinco modalidades de franquia) e várias outras que podem estar disponíveis na sua região.

Há, ainda, a possibilidade de o empreendedor aliar-se a uma rede internacional e fazer um trabalho casado, como turismo e entretenimento. Por exemplo, diante do vantajoso cenário que se desenha no Brasil nos últimos anos, o grupo controlador da Disney tem procurado cada vez mais parceiros no país para a marca Fantasia, especializada na venda de brinquedos, eletrônicos e até mesmo utilidades domésticas, com apoio da Disney Company Brasil.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?