this is an h1

this is an h2

Mon May 22 21:42:07 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Meu MEI é um sucesso - Gabriel Barbeiro

Gabriel de 22 anos é barbeiro. Ele é o personagem deste artigo da série "Meu MEI é um Sucesso". Vamos conhecer um pouco da sua história.

· Atualizado em 22/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado da beleza masculina se expandiu muito nos últimos anos. As barbearias se espalharam por todo o país, seguindo uma tendência mundial de resgatar um ambiente retrô e cheio de estilo.

O jovem Gabriel decidiu seguir essa tendência. Mais do que cortar o cabelo e fazer a barba, ele resolveu trazer um diferencial. Ele oferece uma experiência divertida para fidelizar os seus clientes.

Vamos acompanhar como o próprio Gabriel fala um pouco da sua trajetória.

"É uma barbearia pequena, mas grande como coração de mãe; sempre cabe mais um. Situado em um bairro num ponto meio escondido, o jeito foi trazer muito conforto e qualidade para os clientes. Fazer o diferente, toalha quente para a barba, fazer trança, platinar, algo novo para o cliente. Então, a partir dali comecei a trabalhar, estudar e fazer cursos.

Não sabia que ia tomar proporção que tá tomando, graças a Deus. Então acho que o amor que eu peguei pela profissão, pelo empreendedorismo, comecei ali a saber da valorização, o reconhecimento do pessoal, aumentar a autoestima dos clientes. E acho que o ser humano, todo mundo gosta de estar bonito, gosta de estar apresentável, acho que nesse século o pessoal tá gostando muito, muito mais disso, então comecei a aperfeiçoar isso, eu tenho clientes desde a época do curso que me deram força pra caramba, que até hoje dão.

Então, mesmo sendo de longe, mesmo sendo de tudo que é canto, acho que todo cliente para mim agora tá me dando uma força, tanto com palavras, tanto com gesto, tanto com atitudes, que seja uma pessoa falando; 'Pô ficou bacana; pô me sinto em casa; pô eu gostei do meu cabelo diferente; eu tava sem ideia, pô tava triste e isso aumentou minha autoestima'.

Eu acho que esse reconhecimento não tem preço, então, você vê a pessoa bem, não tem igual, é muito bacana. Porque é difícil é, mas não é impossível, é erro atrás de erro. O principal é você suportar, você tem que errar, se tiver que errar 100 vezes, é 100 vezes, é você aguentar a crítica de cada cliente, seguir em frente, é você não desistir.

Meu pai, como vendedor, ele sempre falou, vendedor é a profissão que todo mundo precisava conhecer, todo mundo tinha que saber pelo menos um pouco sobre vender, isso me ajudou a conquistar clientes, me ajudou a entender o empreendedorismo, entender os erros, os acertos, onde eu posso comprar, onde eu posso confiar, onde eu não posso, onde eu devo ir, onde eu não devo, até onde eu posso ir, onde eu não devo. 

Fui pai muito novo, com 18 para 19 anos, e eu acho que foi isso que me deu o gás para amadurecer tanto como pessoa. De um moleque com 19 anos, 18 anos, começando a fazer um pouco da fase adulta e profissional, eu saber que eu ia ter uma boca para sustentar, é uma pessoa, uma vida que depende de mim também, e foi isso que me deu o gás para começar a pensar no futuro. Eu quero uma escola da hora para minha filha, eu quero uma vida da hora para minha filha, eu quero uma vida da hora para minha família, eu quero viajar bacana com minha filha, então não posso, não tenho que ficar nessa mesmice, ficar aqui acomodado, então foi isso que fez eu tomar a atitude de pegar, reformar o salão, que era de 2 metros por 2 metros, a um salão que tá agora com 10 metros por 4 de largura, se eu não tivesse minha filha realmente eu não teria lutado tanto para conseguir tudo isso.

São 4 anos de aprendizado, todo dia ela me ensina a evoluir como pessoa, como pai, como filho, como tudo hoje em dia, eu tenho uma visão que minha mãe me falou, só quando você for pai você vai entender, então isso me fez amadurecer, ela, mesmo sendo pequena, mesmo tendo 4 anos, tendo uma vida nova, uma vida inteira pela frente, ela me ensina muito todo dia.

É isso que faz a gente seguir em frente. Faz a gente priorizar cada atendimento. Fazer um atendimento legal, para a pessoa ficar bem, fazer ela ficar super à vontade, pegar, relaxar, falar da vida, falar da esposa, falar do serviço, falar que seja, de tudo que seja, desabafar, algum problema. Do mesmo jeito que as mulheres vão ao salão para fofocar, para conversar, no salão aqui nós, homens, não fazemos diferente. 

A gente segue bastante coisa gringa, muita coisa dos Estados Unidos, muita coisa da Inglaterra, muita coisa de tudo que é canto para pegar e agregar para cá. Será que dá para trazer para o nosso mundo esse experimento? Precisa disso, desse outro, daquilo... Não tem? Vamos ver o que tem, vamos usar as armas que temos. Vamos cativar o pessoal, temos uma promoção até, que lançamos há pouco tempo, que é: 'queremos te ver de novo e você, finalizando o seu corte, você, remarcando o seu próximo corte, ganha uma máscara preta', um detalhe que ganha a pessoa e você vai estar presente com a pessoa, é isso que a gente quer. Outra é o nosso cartãozinho de fidelidade: a cada 10, a cada 5 cortes, ganha um corte ou ganha uma pomada, vai do pessoal escolher um corte na faixa, com barba, ou uma pomada para levar para casa, então são tudo coisas que vemos e copiamos e aperfeiçoamos para o nosso mundo, a nossa realidade, até onde a gente pode. 

O investimento inicial já foi pago e já foi reinvestido. Separava o dinheiro das contas a serem pagas e ia separando para trazer mais recursos para cá. Uma TV nova, colocamos mais variedades de bebidas, salgadinhos, trazemos mais pomadas diferentes, pomadas que se usa na pele, que usa na barba, para cabelo... então, todo esse dinheiro que a gente investiu não foi de lucro para nós, foi tudo reinvestido para o salão, para não pegar e ficar parado. É a disciplina e a confiança... é passar confiança para o cliente. Falar pro cliente: 'pô, você viu não viu como é que a gente era? Tá vendo como é que tá ficando isso aqui?'

Isso aqui não é metade do nosso sonho. Ele pode ter certeza que não vamos parar até conquistar a chave mesmo, acertar o alvo mesmo. É acertar, é igual, aí sempre pega e fala, a gente tenta, tenta,  tenta, a gente acerta na trave um monte de vezes. Só que a bola volta no nosso pé, aí é tentar de novo. Só nós mesmos sabemos o nosso sonho, só nós mesmos conhecemos o nosso potencial. Seja qualquer outra pessoa, não entenderia. Somente você, como você mesmo se entende e acredita, é não desistir, é seguir mesmo o sonho, acredita na loucura, acredita numa loucura, que ela dá certo".

O que podemos aprender com o Gabriel?

O Gabriel resolveu investir em mais serviços para oferecer aos seus clientes.  Nós vimos que a vaidade masculina está em alta, em especial nos últimos anos, com os homens se importando mais com a beleza.

Este setor tradicionalmente sempre gerou muita renda para o brasileiro. Na pandemia, o segmento foi bastante atingido, talvez um dos que mais sofreu com as restrições de locomoção, de contato, com a necessidade do distanciamento.

O poder da resiliência, o poder de perseverar com essa paixão que o Gabriel demonstrou na reportagem também. Não é o quanto você quer fazer. Mas o quanto você está disposto a fazer e aguentar a pressão, e ser resiliente, persistente, porque você tem um sonho, você tem um propósito, você tem uma paixão.

O Gabriel nos mostra um cara que busca conhecimento, que busca inovação, que está buscando sempre se manter conectado com o mercado através de pesquisas, cursos etc. Que, além de fazer o operacional e necessário, o empreendedor deve fazer a gestão do seu negócio com planejamento.

A gestão é aquele olhar para fazer o controle das entradas e saídas, controle do fluxo de caixa, bem organizado. Ele tinha um olhar planejado para o negócio e conseguiu se sair melhor, porque ele foi se adaptando naquele momento de pandemia e se reorganizando, para que ele conseguisse se manter no mercado.

Com esse planejamento, por exemplo, em momentos de crise, se consegue vislumbrar soluções. E saber onde está e onde se quer chegar para que seus sonhos se concretizem. 

Manter-se sempre bem informado, adquirindo novos conhecimentos sobre o setor que você atua e sobre como gerenciar o negócio de maneira geral é muito importante para o sucesso. E o Sebrae oferece cursos das mais variadas áreas, para que qualquer empreendedor possa manter-se à frente de sua concorrência e prosperar.

O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.

O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br

Para saber mais:

Portal do Sebrae:  Cursos gratuitos on-line

O que você precisa saber antes de virar MEI

Portal do Empreendedor: Verifique se você atende às condições para ser MEI

Fonte: Vida de MEI - Gabriel Barbeiro

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?