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Wed Mar 16 15:04:34 BRT 2022
Finanças | SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
Moda circular: sustentabilidade em todas as etapas de produção

Aprenda o que é moda circular e como a sua empresa pode atuar nesse modelo de negócio

· 16/03/2022 · Atualizado em 16/03/2022
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Se você deseja atuar no setor da moda, saiba que a sustentabilidade é um conceito que chegou para ficar. Por muito tempo, o sistema de produção, distribuição e consumo de roupas e acessórios utilizado pelo setor tem sido linear. Ou seja, foca a fabricação, a venda, o uso e o descarte das peças.

Contudo, existem diversas iniciativas às quais grandes e pequenas empresas de moda têm aderido para mudar essa realidade e produzir de maneira mais sustentável. Neste artigo você conhecerá uma delas: a moda circular.

O que é moda circular?

Buscando inverter a lógica dos sistemas lineares de produção de roupas, calçados e acessórios, a economia circular propõe que esses produtos não sejam descartados, mas sim reinseridos no processo produtivo após o uso.

A iniciativa substitui a dinâmica de consumo de recursos finitos, aumenta a vida útil dos materiais, reduz os resíduos da indústria e promove o desenvolvimento sustentável do setor. Na prática, as empresas que aderem à moda circular:

  • Utilizam menos materiais na confecção de artigos individuais;
  • Atuam para eliminar itens não recicláveis e poluentes da cadeia de suprimentos, captando novos fornecedores e insumos sustentáveis;
  • Recapturam tudo o que sai das fábricas, desde peças de vestuário a embalagens para reutilização;
  • Buscam reutilizar ao máximo os insumos, promovendo a coleta e renovação de materiais;
  • Descartam qualquer resíduo (lixo) inevitável com ampla segurança ambiental.

Quais os benefícios da moda circular para a sua empresa?

Ao aderir à economia circular, seu negócio usufrui de uma série de oportunidades e vantagens. Confira a lista abaixo com os três principais benefícios:

  1. Melhoria da imagem da sua marca

O estudo O Futuro do E-commerce de Moda, de 2021, realizado pela Dafiti Group, em parceria com a Worth Global Style Network (WGSN), apontou que a prioridade dos consumidores mudou. Agora eles buscam comprar de empresas comprometidas com ações que promovem mudanças na dinâmica socioambiental, como o minimalismo, a durabilidade e a transparência. Portanto, ao se colocar de forma proativa na contenção de desgastes ao meio ambiente, sua marca passa a ser reconhecida pelo consumidor e a ter uma melhor imagem pública.

  1. Economia de recursos

A moda circular promove um uso mais inteligente de recursos, como a água e a energia elétrica, além de reduzir o desperdício e incentivar o reaproveitamento de tecidos e insumos. Por consequência, as companhias que aderem ao modelo de negócio podem ter uma redução significativa nos seus custos de produção.

  1. Parcerias mais próximas

A economia circular busca fomentar negócios no comércio local, reduzindo a poluição e o uso de combustíveis fósseis, além de apoiar o desenvolvimento econômico local. Portanto, a sua empresa pode renovar sua base de fornecedores e parceiros, de modo a ficar geograficamente mais próxima deles e reduzir a dependência de matérias-primas importadas.

Ações para a sua empresa colocar a moda circular em prática

  1. Reduza estoques;
  2. Utilize menos embalagens;
  3. Aposte na comunicação digital;
  4. Realize parcerias com transportadoras.

Quer saber mais sobre a moda circular e a sustentabilidade? Acesse os links:

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