this is an h1

this is an h2

Tue Dec 13 11:39:30 BRT 2022
Finanças | PAGAMENTO
Negócios de beleza se beneficiam oferecendo várias formas de pagamento

Veja como adotar diversas formas de pagamento pode contribuir com o sucesso do seu negócio.

· 12/12/2022 · Atualizado em 13/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Foi-se o tempo em que as pessoas temiam fazer operações bancárias e pagamentos on-line ou por cartão. Aliás, nos dias de hoje, é bem raro alguém ter dinheiro no bolso ou na bolsa para pagar uma conta. Especialmente depois do lançamento do Pix, que eliminou as taxas pelas operações realizadas, essa tendência se solidificou em todas as classes sociais e setores, inclusive na beleza.

Por isso, oferecer ao cliente uma grande variedade de alternativas de pagamento pode ser um grande diferencial para salões, barbearias e esmalterias - mas é preciso estar sempre atento aos golpes, que estão se tornando cada vez mais sofisticados.

Confira sete alternativas de pagamento, com suas vantagens e desvantagens.

Sete caminhos

Dinheiro: o pagamento à vista, em dinheiro, ainda é utilizado por alguns brasileiros. As grandes vantagens para o negócio são a liquidez e a ausência de taxas. Mas há um inconveniente: a segurança. Isso porque dinheiro vivo atrai ladrões que estão em busca de um golpe rápido.

Cartões de crédito e débito: a alternativa de não tocar em dinheiro na transação é ótima para o cliente e o dono do negócio. O cliente ainda tem duas outras vantagens: a possibilidade de parcelar os valores e o acúmulo de milhas ou de outros benefícios. Embora o estabelecimento tenha a desvantagem de pagar uma taxa, não aceitar cartões nos dias atuais praticamente tira você do mercado.

Boleto bancário: muitos clientes preferem pagar suas contas em casa, com tranquilidade, e a emissão de boleto garante isso. Apesar de ser um diferencial competitivo que envolve taxas e demanda o treinamento da equipe para a sua emissão, ele permite um controle maior das contas da empresa.

DOC e TED: são outras alternativas que evitam mexer em dinheiro. No caso do DOC, se o pagamento for feito até às 17h, o crédito cai no mesmo dia. Já a TED demanda um dia útil para ser creditada. Não há nenhuma taxa para o estabelecimento que recebe, mas o cliente paga pela emissão ou tem uma taxa mensal que permite usar TEDs e DOCs sem limite. DOCs e TEDs, assim como o boleto bancário, têm a desvantagem de não permitirem o parcelamento dos valores.

Pix: meio de pagamento recente que vem fazendo muito sucesso por conta da sua praticidade - é só cadastrar o CPF, o CNPJ ou outra chave que a transferência é imediata. As taxas são menores do que as praticadas em outras transações bancárias. Recentemente, foi introduzido também o parcelamento de valores pelo Pix. Como desvantagem, por conta da rapidez desse método, o número de golpes está aumentando, incluindo sequestros-relâmpago para fazer a pessoa realizar transferências.

QR Code: outro meio de pagamento digital recente e muito prático que consiste no pagamento por um código de barras que o cliente fotografa pelo celular. O único problema, fácil de resolver, é treinar seu pessoal para a emissão do código.

WhatsApp: mais um meio de pagamento virtual que evita mexer em dinheiro. Por ser bastante prático, ele ajuda você a fidelizar a clientela. Pode ser feito por diversos aplicativos, que têm taxas diferentes para o cliente ou o estabelecimento, dependendo do caso.

Como você viu, toda forma de pagamento tem vantagens e problemas. Mas quanto mais alternativas você apresentar ao cliente, maior será sua chance de agradar e se diferenciar da concorrência. 

Saiba mais sobre o assunto acessando os materiais do Sebrae.      

E-book: Dicas de gestão financeira – pagamento digital

Curso: Controle da movimentação financeira


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?