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Finanças | LUCRO
O controle de custos e despesas sempre pode ser mais eficiente

Ter um controle de custos e despesas eficiente são medidas certas para a manutenção da saúde organizacional de uma empresa.

· 28/07/2022 · Atualizado em 23/09/2022
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O objetivo de todo empresário são bons resultados, e muitos focam apenas no produto ou serviço final. Mas, para prosperar, é preciso olhar para o controle de custos e despesas com a mesma paixão, pois eles impactam diretamente no resultado final de todas as empresas. Essa situação é ainda mais importante em micro e pequenas empresas, pois, normalmente seu capital é limitado, seu crédito é mais escasso, portanto, a margem para erros é menor.

Primeiramente, é preciso saber diferenciar bem o que é custo do que é despesa, porque, cada uma delas tem formas de se gerir.

CUSTOS - São os gastos que têm relação direta com o produto ou serviço final oferecido pela empresa, que são as matérias-primas, a mão de obra, a depreciação dos equipamentos e máquinas utilizadas na produção. Normalmente, os custos variam de acordo com a produção de cada mês. E quanto a eles, é preciso ter alguns cuidados para geri-los de forma eficiente, como:

  • Investir em parcerias com fornecedores, criando bons relacionamentos comerciais de forma a manter boas negociações de preços e prazos de pagamento, renegociando contratos sempre com vistas à redução dos custos e condições. Sem  esquecer de outros fornecedores do mesmo mercado, pois, entre eles, a concorrência também é acirrada e oportunidades melhores podem surgir. 
  • Estar atento aos custos de logística de entrega de produtos, porque, atualmente, há diversas formas de se entregar, como entregas próprias, parcerias ou por empresas terceirizadas. E, é importante que o empresário sempre reveja este fator devido à dinâmica existente nesse mercado.
  • Automatizar os controles financeiros, estoque, compras, vendas, dentre outros. Pois, dessa forma, é possível identificar e reduzir perdas, além de otimizar o tempo aplicado nesses procedimentos.
  • Aperfeiçoar os processos operacionais, buscando formas de desempenhar as mesmas funções com um custo e um tempo menor e maior eficiência. 

DESPESAS - São os gastos que são necessários para administrar um negócio. Em geral, são contas que a empresa precisa pagar todos os meses, como por exemplo, contas de consumo, salários, aluguel, materiais de escritório etc. As despesas, em geral, são fixas. Contas pagas todos os meses, mas que podem ter valores diferentes. Com relação às despesas, os principais cuidados a serem tomados são:

  • Procure não comprometer mais que 15 ou 20 por cento do faturamento com despesas de ocupação como aluguel, IPTU e condomínio entre outros. Existem tipos de negócios que por sua natureza têm estas despesas mais elevadas. Mas, mesmo assim, procure sempre as otimizar;
  • Despesas bancárias e com cartões de crédito. Mantenha conciliações bancárias e dos cartões de crédito rigorosamente em dia, economizando, assim, com tarifas indesejadas. Um dos mercados com maior concorrência atualmente é o bancário, logo, é interessante que, pelo menos anualmente, verifique-se em bancos diferentes os serviços bancários que a empresa utiliza, e se há condições melhores. Caso seja vantajoso, é possível a migração de banco sem qualquer prejuízo para a empresa.
  • Despesas administrativas, como salários, encargos, contador, advogado e materiais de uso rotineiro. Fazer planejamento mensal e anual, com especial atenção à adoção de políticas adequadas na seleção dos colaboradores, evitando gastos com demissões e substituições;
  • Recursos tecnológicos, eles são grandes aliados das empresas, e deve-se procurar explorá-los, pois, podem ajudar em diversos setores, reduzindo o tempo empregado em atividades, controlando o uso e reposição de materiais, ajudando o funcionário a ser mais eficiente e muito mais. Por isso, necessariamente, precisa-se estar atento a este fator.

Por fim, é fundamental cuidar para que qualquer mudança na empresa com vistas à redução de despesa e custo não impacte negativamente na qualidade do produto ou serviço. Por isso, antes de qualquer ação, é preciso de um bom planejamento que contemple todos os fatores e cenários que envolvam o negócio.

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Curso EaD: Estratégia financeira para o crescimento.


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