O e-commerce na essência pouco mudou – o cliente entra na loja virtual, compra, paga e recebe o produto.
A ideia continua valendo, mas ao mesmo tempo já não é bem assim. Para garantir a competitividade e ter sucesso, é importante se inteirar de novas particularidades.
- Chat online e estratégia omnichannel: essas ferramentas visam ajudar a comunicação com o consumidor e a integrar todos os canais de comunicação da empresa, dando uma experiência positiva para o cliente e fortalecendo sua marca.
- Forte presença do celular durante a compra: invista em processos seguros para o cliente, além da melhoria na versão mobile do seu e-commerce, trazendo uma facilidade para o cliente realizar a compra.
- Social media shopping e ampliação da função das redes sociais: não é segredo que as redes sociais vêm tornando os negócios mais rentáveis. Com essa visão, o diferencial para o seu comércio será trazido por meio das funcionalidades de compra e venda.
- Programas de economia por recorrência: nesse modelo, o cliente recebe produtos escolhidos com periodicidade preestabelecida. Ao optar por esse serviço, o consumidor demonstra confiança.
- Segurança nos meios de pagamento: uma das etapas mais importantes é a de cobrança e pagamento, e para isso o consumidor deve ter meios de pagamentos seguros para finalizar o seu pedido sem medo de fraudes.
A essência não mudou mas os detalhes e requisitos exigem cada vez mais tecnologia e melhora na experiência.
Oferecer facilidade para o consumidor é a chave para manter um alto nível de aprovação e fidelização do cliente. O empresário deve investir em funções que melhorem a experiência do seu cliente ao máximo, tornando a jornada de compra simples, amigável e rápida, como anúncios pagos, chatbots, aplicativos e otimização das páginas para celular.
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