this is an h1

this is an h2

Thu Apr 20 12:58:03 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
O fracasso não existe!

Ao olharmos com olhos mais maduros para o fracasso, passamos a entendê-lo como ferramenta de crescimento para nós e nossos empreendimentos.

· Atualizado em 20/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Primeira frase e melhor coisa que você vai ouvir o dia todo:

Fracasso não existe!

Mas, se todo mundo já falhou alguma vez na vida, como é que o fracasso não existe? Bem, não conseguir executar alguma tarefa ou deixar de atingir alguma meta obviamente existe, mas você já parou para pensar que, na verdade, o fracasso em si não existe? 

Como é difícil falhar! Colocar nossa energia em algo com esperança, acordar todos os dias com a expectativa de que grandes coisas vão acontecer, apenas para ver seus planos ruírem frente à realidade dura de um negócio com poucos clientes, um produto que não vende ou um perfil sem seguidores. 

A frustração é inevitável, já que o investimento sempre é alto. E não apenas o investimento financeiro, mas todo o tempo, trabalho, suor, energia, expectativa, afetividade, pessoas, promessas e esperança. Tudo isso, quando não correspondido, gera enorme frustração.

Com frequência nossa frustração evolui para a derrota. Por mais que tentemos, fica difícil impedir o sentimento de derrota, o pensamento de que poderíamos ter feito melhor ou diferente para sermos mais bem-sucedidos. Mas, por mais que não consigamos modificar o que sentimos, podemos, sim, olhar para tudo o que aconteceu sob um ponto de vista diferente.

Você sabia que é esse o processo que se usa em algumas linhas de enfrentamento de trauma? As pessoas submetidas a experiências traumáticas vão, pouco a pouco, se aproximando da experiência e dando um novo significado a ela a partir de olhos mais maduros. Crianças que sofreram abuso, por exemplo, depois de um tempo de tratamento, conseguem aliviar sua culpa entendendo que eram crianças e não tinham poder ou recursos para lidar com aquela situação e, agora que são adultos, podem desenvolver estratégias mais saudáveis de conviver com os efeitos do trauma e ter uma vida proveitosa.

E, nesse sentido, também o dito fracasso pode ser revisto com olhos mais maduros.

Quando falhamos, fica implícito que algo ruim poderia ter sido evitado. Ou mesmo hoje, olhando para trás, nos culpamos por não ter agido de determinada forma naquela situação. Mas, errar é inevitável e natural do ser humano. Precisamos estar conscientes o tempo todo sobre a possibilidade de errar para que, quando acontecer, estejamos aptos a lidar com a situação sem grande sofrimento. Ressignificar o fracasso é descobrir o que podemos aprender com as experiências negativas, transformando o erro em oportunidade e, por que não, em mudança. 

Tudo é aprendizado. O fracasso nada mais é do que mais um degrau na construção do nosso futuro e não o final da jornada. Nossas competências se constroem no dia a dia, na rotina. Algumas vezes somos competentes o suficiente e outras vezes não. Então, como encarar o erro de frente e seguir empreendendo? 

Ao olharmos com olhos mais assertivos para o fracasso, passamos a entendê-lo como ferramenta de crescimento. Ele amplia nossas perspectivas, melhora nossos hábitos e ressignifica nossos objetivos, em qualquer aspecto da nossa vida, principalmente quando abrimos uma nova frente de negócio.

Aqui estão alguns exemplos de como o erro pode se transformar em aprendizado:

Fracasso te faz crescer: Somos forçados a entender por que erramos, como erramos e o que poderia ter sido feito para evitar o erro. Ao falharmos, alcançamos novos entendimentos e perspectivas sobre a vida, trabalho, relacionamentos e pessoas. Amadurecemos, crescemos e melhoramos em diversos aspectos da nossa vida.

Fracasso redefine prioridades: Ao nos fazer crescer, o erro nos oferece uma oportunidade de seguir em frente e redefinir prioridades. Podemos deixar tudo o que passou para trás e continuar, mas com novos propósitos. O fracasso ensina, transforma e mostra, de forma clara, o que realmente vale a pena na vida.

Fracasso não é o fim: Não precisamos encarar o fracasso como desistência. Devemos aprender a tirar o melhor proveito dele, aprender com os erros, redefinir prioridades e recomeçar. Ele pode ser uma boa pista de como fazer as coisas de maneira diferente. Errar possibilita uma nova oportunidade de acertar.

Fracasso mostra quem te apoia: Quando você erra, fica nítido quem está ao seu lado e quer ver o seu sucesso e quem torce pela sua falha. Funciona como um filtro para separar quem se importa com você, seus projetos e metas. Esse apoio externo te ajuda a recomeçar.

Fracasso revê objetivos: Quando o erro acontece e você sabe quem ficou do seu lado, é um bom momento para repensar sua estratégia e aprender, verdadeiramente, com o fracasso. Questione-se sobre seus sonhos e ações futuras e defina o que é melhor para você antes de partir para outra empreitada.

Fracassou? Não tem problema. A vida é feita de erros e acertos. Se assim não fosse, não seria tão emocionante viver. Por isso, abandone o medo de fracassar e recomece. Você sempre vai aprender algo bom. E lembre-se: só fracassa quem arrisca e avança frente ao desconhecido. Só fracassa quem tenta vencer!

Saiba mais:

Se quiser ler mais sobre empreendedorismo e como crescer depois do fracasso, o Sebrae traz dois artigos. No primeiro, você compreende que o erro faz parte do processo de empreender; no segundo, você aprende a lidar com o fracasso nos negócios.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?