this is an h1

this is an h2

Thu Sep 22 14:54:39 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
O Planejamento Tributário e a Elisão Fiscal

No cenário atual dos mercados, com tanta concorrência, a forma que se tem para melhorar os lucros é reduzindo os custos.

· Atualizado em 22/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um dos maiores custos das empresas no Brasil são os impostos, que, a cada ano, exigem mais dos empresários e são obrigatórios para todos, caso não se queira incorrer em evasão fiscal ou até sonegação.

No entanto, existe uma forma legal de otimizar esse fator, que é através da Elisão Fiscal. Apesar do nome diferente, é fácil entender o que é. Significa a readequação da empresa ao melhor regime tributário disponível para sua situação, já que no Brasil existem vários e com tributações diferentes.

  • Como fazer a Elisão Fiscal?

É fundamental o apoio de um contador experiente ou um planejador financeiro profissional, pois envolverá o planejamento da empresa por pelo menos 1 ano.

A Elisão Fiscal envolve também uma avaliação de diversas características da empresa, como quantidade de funcionários, área de atuação, município em que se encontra, volume de faturamento, entre muitas outras.

Ademais, existe uma falsa crença de que pequenas e microempresas não podem se beneficiar da Elisão Fiscal. Ao contrário, como existem regimes como o Microempreendedor Individual (MEI), o Simples Nacional e o Lucro Presumido, é importante simular todos os cenários possíveis para que o empresário, junto com o profissional escolhido, opte pelo que se adeque melhor.

  • Quais as vantagens?

Outra oportunidade ao se analisar a Elisão são os Incentivos Fiscais, que são oferecidos pela administração pública a muitos setores da economia, e em alguns casos são direcionados a apensar empresas optantes por um regime específico.

Da mesma forma que os incentivos, existem linhas de crédito vantajosas vinculadas a mercados específicos com certos regimes tributários. Essas oportunidades podem fazer toda diferença na decisão sobre a Elisão.

  • Planejamento Tributário

O fato de empresários abrirem empresas sem antes se organizarem e planejarem acaba fazendo com que gastem mais do que deveriam ou invistam em pontos que não seriam tão necessários, causando o iminente fechamento de portas em alguns anos.

Portanto, o Planejamento Tributário se trata de junções de processos legais, com a meta de reduzir tributos para empresas.

  • Planejamento Financeiro

Esse planejamento empresarial permite uma vislumbrada no seu fluxo de caixa futuro, facilitando em momentos de decisões estratégicas e para saber onde investir e onde não investir capital, por exemplo.

Para concluir, é importante que o empreendedor realize os dois tipos de planejamento juntos para precificar de forma mais competitiva com o mercado e concluir investimentos maiores.

Caso precise de mais informações sobre esse assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento: 0800 570 0800.

Continue lendo:

E-BOOKS Pagando muitos impostos? Conhecendo Planejamento Tributário!

E-BOOKS – Planejamento tributário para pequenas empresas


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?