this is an h1

this is an h2

Sat Feb 11 01:20:19 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
O que é a bioeconomia circular

Confira algumas oportunidades que a indústria de base tecnológica pode aproveitar para desenvolver a bioeconomia circular.

· Atualizado em 11/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A indústria de base tecnológica tem a oportunidade única de alavancar seus negócios, inovando com a implementação da bioeconomia circular. Substituição de energia fóssil por energia renovável, uso dos recursos naturais dos biomas para produzir bens e substituição de materiais sintéticos são alternativas que estão sendo aproveitadas pelas empresas. 

Toda essa mudança de paradigmas representa uma oportunidade de tornar as IBTs mais circulares. A bioeconomia circular é um conceito econômico que integra as sinergias da economia circular e da bioeconomia. Seu objetivo é utilizar matérias-primas de origem natural em ciclos fechados. 

Uma bioeconomia circular propõe a transformação e o gerenciamento das produções (de bens e serviços) e dos processos industriais para alcançar uma produção sustentável em harmonia com a natureza. A bioeconomia circular entra em um contexto econômico que tem gerado desigualdade social e perda de recursos naturais. 

Algumas iniciativas de bioeconomia circular já estão sendo desenvolvidas. Uma delas é a transformação de madeira em nanocelulose, um material cinco vezes mais forte que o aço, porém, outras cinco vezes mais leve. Ele já foi utilizado no Japão para construir um automóvel.

Outro exemplo é a geração de tecidos têxteis sustentáveis e circulares à base de madeira com uma quantidade de carbono cinco vezes menor que fibras plásticas, como o poliéster. A produção de fibras de madeira e de resíduos agrícolas para tecidos tornou-se uma nova área de interesse para os fabricantes de celulose. E, na construção, já foi produzida a Madeira Laminada Cruzada, igual ao concreto em resistência, mas com menos impacto ambiental.

Como implementar uma bioeconomia circular

Os recursos biológicos, mesmo os renováveis, não são ilimitados. Por isso, todos os elos da cadeia produtiva devem estabelecer a circularidade dos seus processos. 

É preciso desenvolver modelos de negócios e projetar produtos e serviços sustentáveis que possam ser facilmente reutilizados e reciclados, minimizando o desperdício e maximizando seu valor ao longo de seu ciclo de vida. Outra mudança necessária é a criação de uma cultura de sustentabilidade na empresa e uma administração e governança social e sustentável, conceito atual da Agenda ESG (environmental, social and governance).

Para isso, criatividade e inovação são fundamentais, desde a etapa de planejamento dos processos até a execução, bem como a redução e reutilização dos materiais necessários. Por exemplo, algumas empresas farmacêuticas, após extrair ativos de folhas secas, trituram-nas na forma de um pó fino e reutilizam esse material como excipiente de encapsulação, reduzindo seu desperdício a zero. 

Mas, quais são os desafios para a implementação de uma bioeconomia circular nas IBTs? Enfrentar as desigualdades e garantir a prosperidade inclusiva são alguns dos desafios para criar uma bioeconomia circular. Além disso, criar infraestruturas em áreas rurais deprimidas, formas de distribuição, mobilização, transporte e processamentos são dificuldades que podem se transformar em oportunidades potenciais para as IBTs. 

Na dificuldade está a maior força: redistribuir riqueza, empregos e infraestruturas para garantir um capital humano pronto para cuidar da maior riqueza do Brasil, a sua biodiversidade.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Bioeconomia - inovação e sustentabilidade em cadeias produtivas

CSS - Centro Sebrae de Sustentabilidade 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?