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Fri Mar 10 20:00:24 BRT 2023
Inovação | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
O que é internacionalização e quais as vantagens para sua empresa

Com a internacionalização, empresas se aliam para obter vantagens logísticas, diluir custos, desenvolver tecnologias, capacitar pessoas e distribuir produtos.

· Atualizado em 10/03/2023
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Cada vez mais a flexibilização das fronteiras comerciais entre os países conecta uma diversidade de mercados. E o uso constante da tecnologia nos processos permite que a produção de mercadorias e a entrega de serviços sejam realizadas de maneira interdependente, de modo que a cooperação supera a concorrência entre empresas do mundo todo. Neste contexto, a internacionalização das operações é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.  

Assim, é possível se aliar à concorrência para obter vantagens logísticas, diluir custos, comprar de maneira coletiva etc. Concorre-se no mercado, mas coopera-se para desenvolver tecnologias, capacitar pessoas, distribuir produtos, entre outras ações. 

Ainda que haja períodos de maior ou menor protecionismo econômico, principalmente em momentos de crise e ciclos econômicos, a abertura comercial tende a se consolidar como tendência de mercado, exigindo das empresas novos enfoques e diferenciais competitivos. 

Enquanto a globalização em nível mundial significa a crescente interdependência entre países, que se reflete no crescimento dos fluxos internacionais de bens, produtos e serviços, a globalização em nível de país reflete a extensão das inter-relações das economias nacional e mundial, do aumento do comércio internacional, dos investimentos diretos entre os países, entre outros indicadores de integração entre as economias.  

O que é internacionalização? 

Internacionalizar significa expandir a atuação da empresa para o mercado internacional, incluindo desde a importação e exportação de produtos, até a produção de produtos e serviços em outros países. É um processo crescente e contínuo de envolvimento de uma empresa em operações com mercados de fora da sua base de origem. 

O processo de internacionalização requer preparação, definição de estratégia embasada em estudos adequados e ações comerciais assertivas para uma inserção internacional sustentável no longo prazo. É essencial que as micro e pequenas empresas conheçam os processos formais de exportação e os mecanismos simplificados existentes para suas operações. 

Vencer as barreiras do mercado interno também faz parte do desafio de internacionalizar. Entre os principais entraves ao comércio exterior brasileiro estão os custos tarifários, os custos com transportes, a dificuldade em oferecer preço competitivo, a burocracia, a complexidade da legislação e a dificuldade em definir o mercado alvo para a inserção internacional. 

A empresa tem que estar atenta às mudanças ambientais - sejam elas socioeconômicas, tecnológicas, demográficas, políticas - que possam impactar o negócio e ao movimento dos atuais concorrentes e de novos negócios que desbravam seu mercado.  

A concorrência estrangeira já é uma realidade para empresas brasileiras de diferentes setores. Entender isso é fundamental para desenvolver estratégias e manter o crescimento do negócio. A internacionalização é uma dessas estratégias. 

Importância de internacionalizar em um ambiente globalizado 

Existem muitas razões para as empresas se engajarem no processo de internacionalização. Uma delas é a diminuição ou até o desaparecimento de barreiras comerciais no mercado estrangeiro, oferecendo oportunidades de conquistar o exterior. 

Outro motivo para se tornar global é a vontade de diversificar o risco: internacionalizando as atividades, as empresas evitam "colocar todos os ovos na mesma cesta". Ao fazer isso, tornam-se menos suscetíveis a mudanças nas tendências de consumo dos diferentes mercados e são menos afetadas por fatores externos que influenciam o comportamento do consumidor, como o clima, por exemplo. 

Mais uma razão para a internacionalização são os mercados saturados, que podem, de forma indireta, pressionar as empresas a buscarem o exterior por conta do baixo potencial de compra do mercado doméstico. Comercializando em ambientes estrangeiros, as empresas conseguem prolongar a vida útil de seus produtos.  

A fim de promover a inserção e a consolidação das empresas no comércio exterior, uma série de políticas de apoio foram criadas para fortalecer a competitividade de empresas e governos.  Para as empresas de micro, pequeno e médio porte, destaca-se a atuação do Sebrae que se firmou como grande parceiro nesta jornada. Saiba como clicando aqui. 

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