this is an h1

this is an h2

Tue Oct 04 22:04:32 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
O que é sustentabilidade rural?

Veja como é possível e necessário aliar produção agrícola com tecnologias sustentáveis.

· 23/09/2022 · Atualizado em 04/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Toda empresa rural, incluindo as pequenas e médias, deve estar atenta à aplicação de tecnologias sustentáveis no ambiente agrícola, sem, com isso, comprometer a sua produtividade.

A sustentabilidade pode ser uma aliada na produção agrícola, tornando-a mais competitiva. Em um mercado exigente e que solicita produtos e serviços que agregam práticas sustentáveis e que diminuam a emissão de gases de efeito estufa e impactos ao ambiente, torna-se necessário aderir a práticas de sustentabilidade rural.

Sustentabilidade rural ou desenvolvimento rural sustentável (DRS) é o conjunto de práticas, ações e tecnologias aplicadas no dia a dia das atividades agrícolas, aliando o uso dos recursos do meio rural com os critérios de desenvolvimento sustentável. 

Para a prática de uma agricultura sustentável, alguns objetivos são fundamentais como produção e ambiente saudável, equidade social, rentabilidade econômica e conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Uma das estratégias atuais e discutidas que visa a sustentabilidade, também no meio rural, é a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).

Como promover uma cultura de sustentabilidade em uma propriedade rural?

Muitas ações podem ser aplicadas na propriedade rural visando a instituir uma agenda de sustentabilidade e ESG. Estar atento à legislação trabalhista e às diretrizes do Código Florestal Brasileiro e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma das primeiras providências. 

Implantar processos de certificação da propriedade rural conforme as práticas ESG também deve ser uma tarefa prioritária. Além disso, a propriedade rural pode realizar as seguintes ações:

  • Promover a inclusão social, de gênero e a diversidade;
  • Apoiar o desenvolvimento da comunidade do entorno da propriedade rural, com vistas a diminuir a desigualdade social, o combate à fome e a miséria;
  • Utilizar fontes de energia renovável, como eólica, solar, biogás, entre outras;
  • Reduzir o uso de adubos químicos, utilizando práticas de adubação verde, por exemplo;
  • Implementar tecnologias sustentáveis de integração da lavoura, pecuária e floresta;
  • Instalar sistemas de captação de água das chuvas para uso na irrigação;
  • Parar de utilizar pesticidas ou usar de maneira racional. Lembre-se de nunca utilizar pesticidas ilegais que causam danos à saúde humana e ambiental;
  • Não desmatar florestas e realizar queimadas para ampliação de áreas agrícolas. Aplicar técnicas de reflorestamento em áreas degradadas e encostas;
  • Realizar a correta destinação de resíduos e poluentes da atividade rural. Também, gerir e descartar de forma correta embalagens e defensivos agrícolas.

Por que praticar a sustentabilidade na propriedade rural?

As vantagens e benefícios são inúmeros para a adoção de uma agricultura sustentável em uma propriedade rural. Confira.

Diminuição de custos de produção

A utilização de insumos naturais com menor custo e diminuição significativa de pesticidas, por exemplo, ajuda a diminuir custos de produção.

Produtividade e biodiversidade da propriedade rural

Percebe-se a necessidade de criar mecanismos sustentáveis na agricultura moderna, a fim de atender os altos níveis de produção, mas sem provocar desequilíbrio ecológico e aumento das áreas agrícolas.

Valorização de produtos sustentáveis no mercado

Com um mercado cada vez mais exigente, consumidores estão de olho nas práticas sustentáveis aplicadas, também, à produção rural. A produção de alimentos livres de agrotóxicos e que não provocam o desmatamento é um exemplo do que os consumidores estão buscando. 

Abertura de novos mercados

Muitas propriedades rurais adotam práticas sustentáveis com o objetivo de atingir mercados mais exigentes e rentáveis. Além disso, um plano de sustentabilidade é fundamental para que possa iniciar ou continuar o fornecimento de produtos ou insumos para grandes empresas.

Maior satisfação e empenho dos funcionários

Uma política de sustentabilidade da empresa rural, que valoriza as pessoas e o bem-estar social no ambiente de negócios, tem ganhos em comprometimento, produtividade e na retenção de talentos.

Garantia de crédito e financiamentos

É crescente a definição de critérios de sustentabilidade aplicáveis à concessão de crédito rural. A ideia é que um empreendimento rural, quando classificado como operação sustentável, possa receber condições mais favoráveis. Do contrário, poderão receber uma sinalização de operação com risco socioambiental ou não serem elegíveis para o recebimento de crédito rural.

A sustentabilidade deve ser pensada e aplicada em qualquer modelo de negócios. No setor agrícola, não é diferente. As práticas sustentáveis são indicadores vantajosos e necessários para manter a rentabilidade e a produtividade, independente do porte da empresa rural.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! 

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?