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Thu Sep 08 21:29:10 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
O que fazer quando o fornecedor reajusta os preços?

Se o preço do produto no fornecedor variou, é preciso escolher qual será o método de apuração dos custos e do lucro. Veja o case de um restaurante.

· Atualizado em 08/09/2022
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Quando os preços unitários de compra e venda são uniformes, o controle dos estoques e a apuração dos custos são razoavelmente simples. Porém, quando há alterações nos preços de compra e venda, a complexidade da operação de controle aumenta.

Imagine, por exemplo, que um restaurante tenha comprado uma caixa de uísque por R$ 200,00. Uma semana depois, comprou outra caixa, exatamente igual a anterior, por R$ 300,00. Posteriormente, vendeu as garrafas de uma caixa por R$ 400, ao todo. Qual teria sido o lucro do lojista nesta operação?

Se empregasse o primeiro custo, o seu resultado seria

R$ 400,00 – R$ 200,00 = R$ 200,00.

Pelo custo da segunda compra, o resultado seria

R$ 400,00 – R$ 300,00 = R$ 100,00.

Assim, a apuração dos custos e resultados dependerá substancialmente do critério empregado na apuração e controle de estoques.

Dois métodos podem ser usados no restaurante.

Da frente para trás

Também chamado de método PEPS, iniciais de primeiro a entrar, primeiro a sair. São baixados, em primeiro lugar, os insumos adquiridos há mais tempo e, depois, os mais novos, nesta ordem.

Convém destacar que toda a movimentação de insumos ou matérias-primas que fazemos no restaurante deve sempre seguir o método PVPS para minimizar riscos de estouro do prazo de validade dos produtos perecíveis, que merecem cuidados especiais de manipulação. Para evitar o vencimento ou deterioração de itens no estoque, devemos movimentá-lo sempre, segundo o método que diz que o primeiro a entrar deve ser o primeiro a sair.

O critério PVPS sempre deverá ser usado na movimentação física dos estoques. Já o nosso acompanhamento financeiro pode ser feito por uma média dos valores, conforme apresenta o custo médio descrito a seguir.

O custo médio estabelece que o custo a ser contabilizado representa uma média dos custos de aquisição.

Conheça algumas das vantagens e desvantagens de cada método.

Custo médio

Por este método os lucros reais e o imposto de renda seriam menores, pois o lucro do restaurante seria menor pelo aumento do custo médio da mercadoria, que aumentou entre as duas compras realizadas.

Conte com o Sebrae para te ajudar no controle dos seus estoques. Acesse a página dos nossos modelos de planilhas, onde tem uma especifica para esse tema e, se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos canais de atendimento.


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