Conheça os principais meios eletrônicos de pagamentos e a importância para o seu negócio.

Meios eletrônicos de pagamentos são os instrumentos utilizados para o pagamento de uma compra presencial ou realizada pela internet. A liquidação financeira pela utilização dos meios eletrônicos de pagamento pode ser realizada de diversas formas. Conheça abaixo algumas delas.
Operações bancárias
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Transferência de crédito
Ordem de pagamento com a finalidade de creditar recursos para o beneficiário, transitando de um banco pagador (remetente) para o banco beneficiário (destinatário). É o sistema de pagamento mais utilizado no país, compreendendo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), Documento de Crédito (DOC) e Boleto de Cobrança.
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Pix
Apesar de tratar-se de uma transferência de crédito, o novo sistema de pagamento eletrônico desenvolvido pelo Banco Central difere-se por ser instantâneo, transferindo recursos entre contas em questão de poucos segundos. Além da velocidade, o PIX é uma ótima escolha pois também não envolve o pagamento de qualquer tipo de taxa.
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Débito Direto
Instrumento de pagamento em que o pagador autoriza previamente ao banco ou ao beneficiário um débito em sua conta corrente para o pagamento de contas recorrentes como aluguéis, seguros, contas de telefone etc.
Cartões de pagamento
Popularmente conhecido como “dinheiro de plástico”, os cartões de pagamento são amplamente adotados pela população brasileira. De acordo com balanço emitido pelo Banco Central, o Brasil fechou 2020 com 134 milhões de cartões de crédito ativos, 167 milhões de débito ativos e mais 23,7 milhões de cartões pré-pagos.
Conheça mais a respeito desses meios de pagamento a seguir:
Os cartões têm apresentado crescimento significativo como instrumento de liquidação financeira, especialmente nas transações comerciais. Estão subdivididos nas seguintes categorias:
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Cartão de débito
Realiza o pagamento de bens e serviços por meio do débito, no ato da compra, em conta bancária do seu portador que esteja vinculada ao cartão, exigindo assim a existência de recursos financeiros no ato da transação.
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Cartão de crédito
Permite ao seu portador adquirir bens e serviços nos estabelecimentos credenciados, bem como possibilita a realização de saques nos caixas eletrônicos da rede conveniada.
O portador dispõe de um limite de crédito para cobrir despesas de compras e saques em espécie, não exigindo que o seu titular disponha de recursos financeiros no ato da transação.
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Cartão private label
É um cartão de crédito vinculado a um estabelecimento comercial, podendo ser utilizado somente nas lojas da rede. Em geral, esses cartões são emitidos pelas grandes lojas de departamento e redes de supermercados.
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Cartão múltiplo
É um meio de pagamento que contém as funções de débito e crédito, habilitando o portador a ter acesso aos serviços disponibilizados pela rede de estabelecimentos credenciados. O cartão múltiplo e o cartão de débito também possibilitam ao portador acessar as operações bancárias disponibilizadas pelo emissor.
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Co-branded
Cartão voltado ao atendimento de nichos de mercado. Agrega valor para o usuário por meio de esforços conjuntos do emissor e da organização parceira, que tem sua marca no cartão junto à marca do emissor.
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E-money
É um cartão com valor armazenado eletronicamente, que é debitado à medida que o seu portador o utiliza para pagamentos de compras ou serviços. A diferença em relação aos demais cartões de pagamento é que não requer autorização on-line ou débito na conta bancária do consumidor no momento da transação, além de não ter utilização específica, como no caso dos cartões pré-pagos.
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Cartão pré-pago
É destinado à compra de produtos e de serviços específicos, com uma carga de crédito pré-definida. Os cartões telefônicos, de refeição, de alimentação, de combustível, de transporte e de pedágio estão nessa categoria.
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Mobile banking e payment
Utilizando um celular que contenha um aplicativo de mobile banking é possível fazer operações bancárias ou executar pagamentos.
O mobile payment é o termo utilizado para todo tipo de operação financeira que envolva um dispositivo móvel para iniciar, ativar ou confirmar um pagamento decorrente de compra e venda de mercadorias e serviços, inclusive produtos do banco em que o cliente possui conta.
Os pagamentos com celular podem ser realizados de forma remota ou por proximidade.
No pagamento remoto, o usuário pode estar em qualquer local no momento da compra e as transações são efetuadas a partir de aplicativos instalados no aparelho, que permite o envio de mensagens de texto ou a interação de voz com uma central telefônica.
Para o pagamento por proximidade, também conhecido como contactless payment, é necessário que o usuário tenha um celular com um chip e antena Near Field Communication (NFC), que armazena as informações da conta do usuário e realiza a comunicação com um leitor Ponto de Venda (PDV), de propriedade do estabelecimento, ou seja, não é necessária a presença de um vendedor.
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Planilha Excel de controle de Fluxo de Caixa e simulação de crédito
Fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira com a finalidade de apurar o saldo disponível em seu negócio para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação, investimentos ou eventuais gastos. Com a utilização constante dessa ferramenta, você empresário poderá ter uma visão de curto, médio e até longo prazo da situação financeira da sua empresa. Para facilitar, disponibilizamos uma planilha detalhada para controle do fluxo de caixa. É importantíssimo que os dados sejam preenchidos com o maior nível de detalhe possível. Quanto mais dados, mais correta estará a planilha e, consequentemente, suas decisões. Atenção aos itens: Preciso reduzir minhas despesas urgentemente? e Indicativo de problema? Esses itens demonstram se você precisa tomar alguma atitude em relação às finanças da sua empresa a curto prazo. Precisar reduzir despesas urgentemente significa que suas despesas estão maiores que sua receita, mesmo quando o caixa ainda esteja positivo. Quanto o indicativo de problema estiver indicando SIM em algum mês específico, significa que seu caixa é negativo e você precisa de recursos na sua empresa. A primeira ação SEMPRE deve ser a de redução das despesas, elas precisam ser avaliadas com frequência, principalmente em momentos de crise onde o aumento de receitas é ainda mais difícil. Negocie com fornecedores, corte custos em despesas possíveis como água, energia, telecomunicações, etc. Verifique a possibilidade de pagar uma dívida que possui altas taxas de juros, substituindo por uma com taxa de juros menores, se for o caso. Todos os itens em cinza não podem ser alterados e em branco ou vermelho precisam ser preenchidos por você. Atenção ao item de Saldo anterior, ao final da planilha Fluxo de caixa, logo no primeiro mês. Esse é o valor que existe no caixa da sua empresa antes de você começar a controlar o fluxo de caixa, ou o valor que representa o fechamento do ano ou período anterior. Atenção: todos os valores da linha “Necessidade de capital de giro” são estimativas. Essa é a forma mais simples de calcular necessidade de capital de giro. O Sebrae informa que há várias outras para empresas que possuem balanços controlados com mais detalhe e por contadores. Qualquer decisão deve ser validada com o contador. Nessa planilha você também vai encontrar nosso simulador de parcela de empréstimo, com ela você saberá quanto vai custar a prestação do crédito a partir de alguns dados: Valor do empréstimo Taxa de juros Carência Prazo A partir desses dados, a planilha calculará quanto vai custar cada parcela do empréstimo e, com isso, você poderá projetar o cenário de despesas da sua empresa (na planilha de fluxo de caixa) e saber se esses custos podem ser absorvidos no curto, médio e longo prazo.Baixe a planilha:
May, 2025
Controle as finanças e tenha mais dinheiro
Gerir as finanças corretamente traz tranquilidade para pensar em novos investimentos em diversas áreas, como inovação, produtos e melhorias estruturais. Os controles financeiros são úteis para as decisões empresariais. Fazer esse acompanhamento é fundamental para o dia a dia do seu negócio. Pode-se dizer que as informações geradas com esses controles representam o primeiro estágio para a gestão do capital de giro. Quando se consegue administrar o capital de giro de maneira eficiente, resolve-se basicamente a maioria dos problemas de natureza financeira. Conheça quais são os controles financeiros mais básicos. Controle diário de caixa Registra todas as entradas e saídas de dinheiro, além de apurar o saldo existente no caixa. A sua principal finalidade é verificar se não existem erros de registro ou desvio de recursos. O caixa é conferido diariamente, e as diferenças porventura existentes têm de ser apuradas no mesmo dia. Quando a diferença ocorrer por erro de registro, corrigem-se os erros e a diferença está zerada. Na hipótese de a diferença ocorrer por desvio de recursos, resta ao empresário tomar imediatamente uma decisão drástica: demitir a(s) pessoa(s) responsável(eis) pelo problema e acionar a justiça. Além disso, o controle de caixa fornece informações para: Controle bancário É o registro diário de toda a movimentação bancária e do controle de saldos existentes, ou seja, os depósitos e créditos na conta da empresa, bem como todos os pagamentos feitos por meios bancários e demais valores debitados em conta (tarifas bancárias, juros sobre saldo devedor, contas de energia, água e telefone). O controle bancário tem duas finalidades: a primeira consiste em confrontar os registros da empresa e os lançamentos gerados pelo banco, além de apurar as diferenças nos registros se isso ocorrer; a segunda é gerar informações sobre os saldos bancários existentes, inclusive se são suficientes para pagar os compromissos do dia. Controle diário de vendas Sua principal finalidade é acompanhar as vendas diárias e o total das vendas acumuladas durante o mês, possibilitando ao empresário tomar providências para que as metas sejam alcançadas. Pode ser organizado para fornecer as seguintes informações: Controlar o total das vendas diárias e os respectivos prazos de recebimentos: à vista ou com 7, 15, 30, 45 ou 60 dias. Totalizar as vendas mensais pelos prazos de recebimento. Fornecer dados para conferência de caixa (para se certificar de que os valores das vendas à vista foram registrados no caixa). Controlar os registros dos valores das vendas a prazo em contas a receber. Dar informações para compras e fluxo de caixa. Controle de contas a receber Tem como finalidade controlar os valores a receber, provenientes das vendas a prazo, e deve ser organizado para: Fornecer informações sobre o total dos valores a receber de clientes. Estimar os valores a receber que entrarão no caixa da empresa, por período de vencimento. Por exemplo: 3, 5, 7, 15, 30, 45 e 60 dias. Conhecer o montante das contas já vencidas e os respectivos períodos de atraso, bem como tomar providências para a cobrança e o recebimento dos valores pendentes. Fornecer informações sobre os clientes que pagam em dia. Fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa. Controle de contas a pagar Chegou a hora de honrar os compromissos financeiros. Organize os totais a pagar, obedecendo aos seus períodos de vencimento: dia, semana, quinzena etc. Mantendo as contas em dia, você evita estresse e ainda adquire uma série de vantagens: Controle mensal de despesas Serve para registrar o valor de cada despesa, acompanhando sua evolução. Algumas delas necessitam de um controle mais rigoroso ou até de providências urgentes, como cortar gastos que podem ser eliminados. Controle de estoque Controlando o estoque, você evita desvios, fornece informações para reposição dos produtos vendidos e ainda facilita as providências para redução dos insumos parados. O controle de estoque deve ser organizado para fornecer as seguintes informações: O montante financeiro do estoque e o valor por linha de produto; As quantidades em cada item de estoque; A quantidade e o custo das mercadorias vendidas; Os estoques sem movimentação; A necessidade de compras/reposição do estoque. Com o conhecimento adquirido nesse conteúdo, agora é hora de colocar em prática! O Sebrae disponibiliza diversas ferramentas de controle financeiro que podem te auxiliar na hora de fechar as contas! Para saber mais clique aqui!
May, 2025
Novo Emissor de NF-e Sebrae
Atenção! Você sabe a diferença entre Nota Fiscal Eletrônica de venda de produtos/mercadorias (NF-e) e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)? Entenda a diferença entre as Notas Fiscais. Então, se você é prestador de serviço e precisa emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) clique aqui ou entre em contato com a sua Prefeitura. O Sebrae disponibiliza o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e o Emissor de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) gratuitos para todo o país, totalmente acessível em nuvem. Vantagens Pode ser acessado em qualquer computador, celular ou tablet; Não precisa ser instalado, o acesso é feito via navegador web; Atualização automática; Armazenamento e backups gratuitos. Como acessar? Disponível no portal do Sebrae: Versão de Homologação: https://emissornfe-homologacao.sebrae.com.br Versão de Produção: https://emissornfe.sebrae.com.br Para ter acesso ao emissor o usuário deverá estar logado no portal do Sebrae por meio do autenticador de acesso AMEI. Se você ainda não possui cadastro clique aqui e cadastre-se. Como será feita a migração? O Sebrae/SP atualmente disponibiliza o emissor de NFe gratuito na versão 4.0.1 e a versão 3.0 do emissor de CTe, porém, ambos precisam ser instalados no computador. O sistema foi aprimorado e agora será oferecido na versão web, facilitando o acesso e utilização. Para quem ainda usa o sistema instalado, a migração para o sistema web continua ocorrendo até que as atualizações do sistema instalado sejam suspensas. Ao acessar o sistema instalado, você verá um pop-up para iniciar a migração de NFes ou CTes, basta clicar no botão "Veja como iniciar sua migração agora" para acessar esta página. Importante Para cadastrar a empresa no emissor, será necessário ter em mãos um certificado digital (A1 ou A3). Tem dúvidas de qual certificado escolher e onde adquirir? Clique aqui e saiba mais. O preenchimento da NFe e CTe deve ser apoiado pelo seu contador ou profissional da área de sua confiança. O Sebrae não fornece serviços contábeis. Acesse o manual e saiba como preparar o sistema para a correta utilização. Canais de Apoio Portal Nacional da NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx Portal Nacional do CTe: http://www.cte.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx No emissor web o usuário poderá criar um chamado e acompanhar o andamento do mesmo. Central de Atendimento Sebrae: 0800 570 0800 ou através do nosso Atendimento Online, clicando aqui.
May, 2025
Conheça as linhas de crédito disponíveis para MEI
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
May, 2025
Planilha em Excel para auxiliar na construção do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa. Quando a entrada de recursos é maior do que a saída, o saldo é positivo, caracterizando uma situação superavitária. Por outro lado, quando a saída de recursos é maior do que a entrada,é deficitária. O fluxo de caixa tem uma característica temporal, pode ser diário, semanal, mensal ou anual, e traz componentes de projeção ou estimativa. É importante considerar os saldos de ciclos anteriores para compor as disponibilidades (ou indisponibilidades) nos ciclos posteriores. O fluxo de caixa é uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira de uma empresa. Visa demonstrar e também projetar, em períodos futuros, o resultado de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros em regime de caixa (e não contábil). Ele permite ao empresário lançar suas contas a pagar e seus direitos a receber, além de estimativas de receitas e despesas, apurando assim o saldo disponível ou mesmo indisponível, permitindo medidas antecipadas de gestão. É um poderoso instrumento gerencial na antecipação de problemas de liquidez e endividamento, sintomático de rentabilidade, lucratividade e eficácia empresarial. Quanto maior for a proximidade entre a projeção do fluxo de caixa e o efetivamente realizado, maior será o conhecimento do empresário sobre seu negócio. O fluxo de caixa deve ser utilizado como controle e, principalmente, instrumento na tomada de decisões. O empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações, é possível elaborar a estrutura gerencial de resultados e a análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade e a lucratividade, entre outros pontos. Manter as contas em dia é muito importante para a saúde do negócio e para poder planejar uma gestão empresarial eficiente. Use a planilha que o Sebrae preparou para ajudar a organizar as contas do seu negócio. Entenda como fazer o fluxo de caixa Baixe a planilha do fluxo de caixa
May, 2025
Como conseguir crédito sem cair em armadilhas
Seja para expandir o negócio, investir em novos equipamentos, cobrir despesas inesperadas ou simplesmente para manter o fluxo de caixa saudável, o acesso a recursos financeiros adicionais pode ser crucial para o MEI. Na busca por crédito, não é incomum se deparar com juros altos e propostas enganosas, ou mesmo acabar contraindo dívidas sem um planejamento adequado. Para facilitar a sua jornada, reunimos aqui as informações que você precisa para conseguir crédito com segurança, seguindo caminhos confiáveis e evitando os erros mais frequentes. Preciso mesmo de crédito agora? A decisão de buscar crédito não deve ser tomada por impulso. Antes de iniciar a procura por um empréstimo, é fundamental que o MEI realize uma autoavaliação criteriosa do seu negócio e da real necessidade do recurso financeiro. Muitas vezes, um ajuste no fluxo de caixa, uma renegociação com fornecedores ou um corte de despesas supérfluas podem ser suficientes para contornar a situação sem a necessidade de endividamento. Avaliar a saúde financeira da empresa é o primeiro passo: organize as contas, mapeie todas as receitas e despesas para entender claramente a situação atual do seu negócio. Outro ponto crucial é definir com clareza o objetivo do crédito. O dinheiro será utilizado para capital de giro, para cobrir despesas operacionais do dia a dia? Ou será destinado a um investimento específico, como a compra de novas máquinas, a reforma do estabelecimento ou a contratação de uma pessoa? Talvez seja para uma emergência, um imprevisto que desequilibrou as contas. Ter essa finalidade bem definida não só facilita a escolha da linha de crédito mais adequada, como também ajuda a dimensionar o valor realmente necessário, evitando pegar mais do que o necessário e, consequentemente, pagar mais juros. Um bom plano de negócios, que detalhe os objetivos e as etapas para alcançá-los, é uma ferramenta poderosa nesse momento, pois ajuda a registrar as prioridades e a diminuir riscos e incertezas antes mesmo de abordar as instituições financeiras. Conheça o PNBox, a ferramenta do Sebrae para criação de Plano de Negócios. Conheças as linhas de crédito disponíveis para MEI Pronampe O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é uma das linhas de crédito do governo federal mais conhecidas para pequenos negócios. Criado como medida emergencial durante a pandemia de Covid-19, tornou-se uma política pública de crédito permanente, estendendo-se também aos MEIs a partir de julho de 2022. Esse programa oferece condições facilitadas, como taxas de juros menores (Selic + 6% ao ano, por exemplo) e prazos de pagamento mais longos (até 48 meses, com carência de até 11 meses). E os recursos podem ser utilizados tanto para investimentos quanto para capital de giro. Uma grande vantagem é que, em geral, não exige garantias reais como imóveis ou veículos, podendo utilizar o Fundo Garantidor de Operações (FGO) ou a fiança do próprio empresário. Para solicitar, o MEI precisa autorizar o compartilhamento de seus dados de faturamento da Receita Federal (via Portal e-CAC) com a instituição financeira desejada. FAMPE O Sebrae, através do FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), oferece uma importante ferramenta de garantia. O FAMPE não é uma linha de crédito em si, mas um fundo que complementa as garantias exigidas pelas instituições financeiras, facilitando o acesso ao crédito para MPEs, incluindo MEIs, que não possuem todas as garantias reais (como imóveis ou veículos) solicitadas pelos bancos. O FAMPE pode garantir até 80% do valor da operação, dentro dos limites do programa, e geralmente resulta em taxas de juros menores. Para se beneficiar, o MEI deve verificar se a instituição financeira onde busca o crédito é conveniada ao Sebrae para oferecer o FAMPE. CRED+ Essa plataforma também é do governo federal e faz parte do Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios, que tem por objetivo facilitar o acesso a soluções financeiras. O MEI faz uma solicitação de crédito ou outro serviço (aquisição de máquina de cartão, por exemplo), e ela é enviada a diversas instituições, que irão retornar para o empreendedor com uma proposta. Bancos públicos Os bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, tradicionalmente oferecem linhas de crédito específicas para microempreendedores. A Caixa, por exemplo, possui opções que podem ser solicitadas até mesmo pelo aplicativo Caixa Tem, com valores que variam (para MEI, geralmente entre R$ 1,5 mil a R$ 3 mil) e prazos de pagamento que podem ultrapassar 12 meses. Costuma ser necessário comprovar no mínimo 12 meses de atividade como MEI para acessar essas linhas. Cooperativas As cooperativas de crédito surgem como uma alternativa interessante, muitas vezes com taxas mais competitivas e um relacionamento mais próximo com o cooperado. Vale a pena pesquisar as cooperativas que atuam na sua região e verificar as condições oferecidas para MEIs. Fintechs São empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros de forma digital, ágil e menos burocrática. Algumas que disponibilizam empréstimos online para MEIs são: BNDES (com o Cartão BNDES), Banco Inter, Provu, Biz Capital, Iouu e Creditas, com taxas de juro que podem variar de 0,9% a 1,99%a o mês + IPCA até, dependendo da instituição e do perfil do cliente e prazos de parcelamento que podem ir de poucos meses até 240 meses em alguns casos. Ao optar por uma fintech, é crucial verificar sua reputação, se está autorizada a operar pelo Banco Central e comparar atentamente as condições contratuais. 3 passos para evitar armadilhas na hora de conseguir crédito 1. Desconfie de promessas fáceis Primeiramente, desconfie de promessas fáceis e condições milagrosas. Crédito rápido, sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito, ou com taxas de juros muito abaixo da média do mercado, geralmente escondem custos embutidos ou, pior, podem ser indicativos de golpes. É fundamental pesquisar a reputação da instituição financeira antes de fornecer qualquer dado pessoal ou empresarial. Verifique se ela é autorizada a operar pelo Banco Central do Brasil. 2. Nunca pague taxa antecipada para liberação de crédito Instituições financeiras sérias não cobram valores adiantados para analisar ou aprovar um empréstimo. Essa prática é um forte indício de fraude. Qualquer solicitação de depósito prévio para "liberar o dinheiro" deve acender um sinal vermelho imediato. 3. Compare o CET (Custo Efetivo Total), não só a taxa de juros Ao comparar propostas de diferentes instituições, não se atenha apenas à taxa de juros nominal divulgada. O mais importante é analisar o Custo Efetivo Total (CET) da operação. O CET engloba todas as taxas, impostos, seguros e outras despesas envolvidas no empréstimo, oferecendo uma visão real do quanto você pagará ao final. Muitas vezes, uma taxa de juros aparentemente baixa pode vir acompanhada de outras tarifas que encarecem significativamente o crédito. Solicite sempre a planilha do CET antes de assinar qualquer contrato. Quer saber mais sobre tipos de crédito, como aumentar a pontuação do seu negócio e identificar qual é a melhor opção para as necessidades da sua empresa? Baixe o e-book gratuito - Crédito sem ciladas!
May, 2025
Controle seu caixa em 15 minutos por dia
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira para controlar as entradas e saídas de dinheiro de um negócio em um determinado período. Não importa o tamanho da sua empresa: esse controle é fundamental para diferenciar o que é lucro do que é apenas movimentação, calcular quanto capital de giro será necessário e garantir que você terá recursos para pagar seus compromissos nas datas certas. Com dados organizados, fica mais fácil saber se você pode comprar mais insumos, fazer uma promoção, pedir um empréstimo ou ajustar preços. Por que controlar o caixa todos os dias? O caixa é o coração do seu negócio. Acompanhar diariamente as entradas e saídas de dinheiro ajuda a identificar gastos desnecessários, prever momentos de aperto e planejar o crescimento. Esse controle diário simples pode evitar problemas lá na frente. Quais ferramentas usar? O Sebrae disponibiliza uma planilha e uma ferramenta online para ajudar a gerenciar as finanças da sua empresa, além de funcionalidades no App Sebrae. Estas ferramentas podem otimizar esse processo com registro automático de transações, geração de relatórios e conciliação bancária. Veja aqui outras plataformas para digitalizar seu financeiro. O que fazer nesses 15 minutos? Registre as movimentações do dia Anote tudo o que entrou e saiu — vendas, pagamentos, retiradas. Seja em uma planilha ou aplicativo, o importante é que as informações fiquem claras e organizadas. Categorize os lançamentos Separe por tipo: vendas, compras, despesas fixas (como aluguel e contas) e variáveis (como frete e matérias-primas). Isso ajuda a entender para onde o dinheiro está indo. Veja se o saldo bate Compare o valor registrado com o dinheiro no caixa, na conta ou no aplicativo. Se não bater, tente entender por quê. Pequenos erros podem virar grandes confusões se não forem corrigidos logo. Analise rapidamente Você vendeu mais do que gastou hoje? A conta de luz aumentou? Alguma despesa pode ser evitada amanhã? Esse tipo de observação, mesmo rápida, já ajuda a tomar melhores decisões. Se você não tem uma movimentação diária, a atualização pode ser semanal ou quinzenal, mas lembre-se que estar em dia com ela é essencial para o futuro da sua empresa. Outra coisa indispensável: separe a conta pessoal da empresarial. Misturar as finanças é um erro comum entre empreendedores que pode dificultar o controle do fluxo de caixa e levar a complicações na contabilidade. Mantendo as despesas separadas, você terá mais clareza sobre os resultados reais da sua empresa. Para se aprofundar no tema e melhorar a administração do seu negócio, conheça nosso curso online Fluxo de Caixa para o MEI e aprenda a: estruturar o movimento de caixa, controlar entradas e contas a receber, controlar saídas e contas a pagar, fluxo e projeção de caixa. Selecionamos outros conteúdos que também podem te interessar: Curso Online: Finanças para Empreendedores – Como controlar o fluxo de caixa Curso por WhatsApp: Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio E-book: Fluxo de Caixa para Pessoa Jurídica
May, 2025
Empréstimo para MEI e Pequenas Empresas: compare taxas e bancos
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) ou possui uma pequena empresa, sabe que, muitas vezes, é necessário buscar recursos financeiros para alavancar o seu negócio. Mas como conseguir um empréstimo de forma eficiente? O primeiro passo é pesquisar, comparar taxas, juros e serviços ofertados pelos bancos e estudar as opções disponíveis para que você possa tomar uma decisão com mais clareza e segurança. Vamos te explicar isso tudo agora!
May, 2025
Dicas para cuidar das finanças pessoais e da empresa
A gestão eficiente de uma empresa começa pela educação financeira do empreendedor, que deve entender a importância da disciplina e do controle de suas finanças pessoais. Gerir seu próprio dinheiro é algo de extrema relevância, uma vez que as atitudes tomadas no negócio, invariavelmente, são fruto daquelas que o empreendedor utiliza para gerir suas finanças pessoais. O primeiro passo é a compreensão dos conceitos e produtos financeiros e, assim, o desenvolvimento de habilidades e competências que tornam o empreendedor mais consciente das decisões que visam ao seu bem-estar. Quanto à origem da renda, todos os profissionais se enquadram em alguma das seguintes categorias: empregado, autônomo, dono de empresa ou investidor. O empregado recebe salário; O autônomo recebe honorário; O dono de empresa recebe pró-labore; O investidor recebe juros de aplicações financeiras, aluguéis de imóveis e dividendos de ações. Administrar os recursos provenientes dessas origens é o grande desafio para empreendedores de sucesso, em especial nos dias de hoje. Veja algumas dicas de como planejar financeiramente sua vida pessoal e quais atitudes levar para o dia a dia da gestão financeira de seus negócios. Uma vez que tenha aprendido o comportamento adequado para administrar suas próprias finanças, é chegada a hora de levar o conhecimento para a gestão de seu próprio negócio. Acompanhe algumas dicas de como fazer: Separar as despesas da pessoa física da pessoa jurídica: misturar as finanças pode ser extremamente prejudicial para a sua empresa e é um erro bastante comum. Fazer um planejamento financeiro e de crescimento da empresa anualmente: é essencial organizar as suas contas para entender como está sendo distribuído cada valor recebido e aonde a empresa pretende chegar. Se atualizar sobre o mercado: quando há inovação por parte da empresa, ela começa a dar mais valor a seus produtos e serviços, conseguindo obter uma margem de lucro melhor. Colaboradores engajados: são eles que movem uma empresa para a frente. Já o contrário, colaboradores desmotivados e distantes da realidade da empresa, podem trazer prejuízos. Implantar ferramentas de gestão financeira: instrumentos que possibilitam o gerenciamento das finanças de uma empresa, podendo ser softwares, planilhas e aplicativos, são aliados valiosos. Comece agora mesmo a utilizar boas ferramentas de gestão. As principais delas estão disponíveis para você. Basta acessar, baixar e iniciar seus lançamentos: Planilha de controle de vendas Planilha de controle de estoque Planilha de controle das entradas e saídas de caixa (Fluxo de Caixa) Planilha de apuração do lucro ou prejuízo Organizar as finanças pessoais é o primeiro passo para que você possa iniciar ou retomar o controle da sua vida financeira e, por tabela, da sua empresa. Não importa quanto dinheiro você tenha ou quanto ganhe, se não se educar financeiramente terá problemas mais cedo ou mais tarde. Saiba mais: Saiba como a gestão financeira pode melhorar seu empreendimento Curso online de gestão financeira Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800.
May, 2025
Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio
À medida que um pequeno negócio cresce, naturalmente aumenta a complexidade de sua administração. O empresário, que antes fazia tudo praticamente sozinho, começa a sentir a necessidade de dividir tarefas, contratar mais pessoas e até mesmo ter outros sócios. Nesse universo de atividades, uma tarefa requer especial atenção: a gestão financeira.
May, 2025
5 ferramentas para digitalizar seu financeiro
Você sabia que uma gestão financeira deficiente pode comprometer seu negócio de forma definitiva? Uma boa alternativa para driblar esse risco é implementar um software de gestão financeira; existem no mercado dezenas de opções, algumas com acesso gratuito como as do Sebrae. A digitalização traz várias vantagens. Para começar, reduz a possibilidade de erros e fraudes, e diminui custos com pessoal. Ao centralizar em uma só base todos os dados financeiros da empresa – entradas, saídas, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa etc. – permite que você planeje melhor e se concentre na estratégia do negócio. Confira cinco softwares de gestão financeira que podem ser muito úteis para o seu empreendimento. Planejadora Sebrae - É uma ferramenta gratuita e de fácil uso para você organizar seu fluxo de pagamentos e recebimentos e criar cenários financeiros com a finalidade de você descobrir sua necessidade de capital de giro. Essas informações são essenciais antes da obetenção de crédito junto às instituições financeiras. Meu Dinheiro - Sistema de gestão financeira para pequenas empresas, já utilizado por dezenas de milhares de negócios. Oferece, entre outras funcionalidades: controle de fluxo de caixa; contas a pagar e receber; movimentação bancária; cadastro de clientes e fornecedores; acompanhamento de metas de despesas, receitas e investimentos; emissão de recibos e integração contábil. O Meu Dinheiro é um dos softwares à disposição no mercado que disponibiliza um plano básico gratuito. 3. O SOMEI é um aplicativo gratuito de gestão empresarial, desenvolvido especialmente para microempreendedores individuais e autônomos. Sua principal característica é a facilidade de uso. Mas, ele também é bastante básico, com menos recursos do que outros softwares de gestão financeira. Entre as funcionalidades à disposição do usuário, estão: cadastro de clientes; registro de pedidos; controle de fiado; controle financeiro; controle de estoque; cadastro de produtos; recibo digital; cadastro de categorias; lista de melhores clientes e aviso de estoque mínimo. PNBOX – O PNBOX também é uma solução gratuita do Sebrae e oferece diversas opções para planejar o seu negócio e dentre essas opções você pode organizar a vida financeira de sua empresa na categoria finanças. Cashtrack – A Cashtrack automatiza sua gestão financeira, reduzindo erros e facilitando o controle do fluxo de caixa. Com uma interface intuitiva, qualquer empreendedor pode acompanhar receitas e despesas em tempo real, sem precisar de conhecimentos em finanças. Além disso, a plataforma gera relatórios inteligentes e alertas estratégicos que ajudam na tomada de decisão. Agora que você já conhece melhor diversos softwares de gestão financeira, que tal ir a campo e escolher a alternativa que se encaixa melhor em seu negócio? Mas antes, dê uma olhadinha neste material do Sebrae - Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio -, desenvolvido especialmente para o micro e pequeno empreendedor. Dê uma olhada também no material do Sebrae Controles financeiros são essenciais para a gestão do capital de giro, que traz mais informações a respeito.
April, 2025
Como e por que digitalizar o setor financeiro da sua empresa?
Precisamos falar de digitalização nas empresas. Na série de artigos “Como Digitalizar”, vamos tratar da digitalização do setor financeiro. Seja qual for o tamanho do negócio, a gestão financeira é de fundamental importância para um empreendimento já consolidado ou mesmo para uma empresa em vias de ser aberta. Há quem considere a digitalização da gestão das finanças uma das primeiras estratégias para assegurar que a empresa fique protegida de contratempos. Como é um conjunto de ações para cuidar dos recursos financeiros, nada mais natural que a gestão financeira conte com a otimização dos processos, com a eliminação do trabalho manual repetitivo e com a maior eficiência traduzindo-se em maior produtividade e, por consequência, em mais lucros. Para qualquer tamanho de empresa, ser competitivo no mercado é ter os processos internos organizados. Para as micro e pequenas empresas, contar com a digitalização é ter um diferencial de competitividade em mãos e sair na frente de concorrentes ainda analógicos. Os benefícios da digitalização na gestão financeira? Agilidade e praticidade Aumento da produtividade Eliminação de erros manuais Mais competitividade Maior segurança na obtenção de dados corretos Redução de custos Lembrando que a digitalização na gestão financeira não espera substituir o trabalho humano e sim facilitar a execução de algumas tarefas. Digitalização em tempos de pandemia Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o primeiro ano da pandemia de Covid-19 no Brasil (2020) gerou recorde de demissões e fechamento de empresas comerciais. Mais de 400 mil empregos foram perdidos e mais de 100 mil empresas encerraram suas atividades. Em 2020, o País tinha um total de 1,3 milhão de empresas, uma redução de 7,4% em relação a 2019, totalizando 106,6 mil estabelecimentos a menos. Outro fator marcante da pandemia do Coronavírus é que ela acabou acelerando o processo de digitalização das empresas. Segundo membros da Emerging Multinationals Research Network (EMRN), rede internacional de pesquisadores, a pandemia acelerou a digitalização das empresas em 10 anos. Com as restrições de circulação, a concentração de serviços na internet, a transformação dos canais de venda presenciais em digitais e a necessidade do trabalho remoto no home office foram responsáveis por essa aceleração. Como digitalizar a gestão financeira O primeiro passo para digitalizar a gestão financeira da empresa é verificar quais processos dentro do setor financeiro realmente precisam ser automatizados. Também é preciso envolver toda a gestão para avaliar a integração de todos os processos. A padronização dos processos agiliza e facilita a implementação das ferramentas digitais. Com os outros setores envolvidos e integrados, tem-se a certeza de receber dados confiáveis. Antes de investir em softwares de gestão financeira, é preciso estar ciente de que as ferramentas digitais precisam se comunicar em toda a gestão; assim como a comunicação interna dos setores da empresa também deve estar sempre alinhada. Isso porque um software sozinho, por melhor que seja, não melhora a empresa. Todos os colaboradores e setores precisam estar envolvidos na transformação digital. Para saber mais com Sebrae Precisa de mais dicas sobre como cuidar da saúde financeira da sua empresa? O Sebrae disponibiliza gratuitamente um e-book sobre Gestão Financeira. Tem também as 6 estratégias para organizar o planejamento financeiro da sua empresa.