this is an h1

this is an h2

Fri Mar 31 00:16:52 BRT 2023
Cooperação | COOPERAÇÃO
OQS amplia participação e governança nas cooperativas

Instituir a organização do quadro social (OQS) amplia o engajamento dos associados e melhora a gestão das cooperativas.

· Atualizado em 31/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A organização do quadro social (OQS) é uma forma de ampliar a representatividade e o engajamento dos associados de cooperativas que vêm ganhando força no Brasil. Trata-se da organização de grupos de associados em torno de atividades ou objetivos específicos, o que estreita seu relacionamento com a entidade, ampliando a transparência e a governança na gestão da cooperativa. 

As cooperativas brasileiras são regidas pela Lei 5.764/7, conhecida como Lei do Cooperativismo, que estabelece, no parágrafo 1º do art. 47: “O estatuto social poderá criar outros órgãos necessários à administração”. Foi a partir dessa diretriz que a OQS surgiu, em meados da década de 1960, inicialmente nas cooperativas agropecuárias. E, devido ao êxito, espalhou-se por outros ramos do cooperativismo. Aliás, dê uma olhada neste material que o Sebrae preparou sobre a organização de cooperativas. O que são cooperativas - Sebrae 

O que é a OQS 

A OQS prevê a criação de uma ou mais instâncias consultivas (não deliberativas) para a participação dos cooperados, para além dos fóruns tradicionais da entidade: assembleia geral, diretoria, conselhos de administração e fiscal. O objetivo da OQS é atuar em quatro grandes diretrizes: investimento nas competências, gestão estratégica, tecnologia e inovação. 

A partir das prioridades de cada cooperativa, criam-se instâncias consultivas que permitem aumentar o engajamento dos associados e seus familiares no desenvolvimento e na gestão cotidiana da entidade. A OQS aproxima, então, os associados das instâncias deliberativas da cooperativa. 

É por meio da OQS que os associados levam de forma mais ágil seus problemas e demandas ao conhecimento do conselho de administração. Na mão oposta, o envolvimento de um número maior de cooperados permite à direção da entidade colher suas contribuições para a solução de problemas do cotidiano. 

A OQS funciona, assim, como uma estratégia de governança bastante sólida para aumentar a participação e o controle democrático na cooperativa. Ganham todos e, ao tornar-se mais eficiente, a cooperativa também ganha musculatura nos mercados em que atua. 

Um lembrete importante: para que a OQS funcione da melhor maneira, as novas instâncias criadas devem ser constantes nas atividades de promoção e capacitação, sempre prestando contas de suas iniciativas ao conjunto dos associados. 

Um roteiro para as OQS 

Apresentamos a você um questionário preparado para funcionar como roteiro para a implementação de OQS ou para aferir os resultados de sua ação na cooperativa. 

  1. A cooperativa tem em seu quadro social um profissional exclusivo para atuar na OQS? 
  2. É estimulada a participação dos colaboradores nas ações desenvolvidas na OQS? 
  3. Estimula-se a participação de associados como voluntários nas ações desenvolvidas na OQS? 
  4. A OQS apresenta, estimula e educa os novos associados na doutrina cooperativista (missão, visão, valores, princípios, gestão e governança, estrutura e negócios, entre outros aspectos)? 
  5. São realizadas ações visando à fidelização dos associados e seus familiares (sucessores) à cooperativa? 
  6. A cooperativa destina recursos financeiros internos e busca outros para a realização de ações de OQS? 
  7. A entidade conta com um processo formalizado de admissão de novos associados e colaboradores? 
  8. A cooperativa desenvolve ações voltadas para jovens, mulheres e famílias? 
  9. A entidade realiza ou participa de maneira organizada de ações sociais e sustentáveis na comunidade? 
  10. Há algum relatório sobre os alcances das ações desenvolvidas em OQS junto aos associados? 
  11. Existem diferenças entre os associados que participam da OQS e os demais integrantes da cooperativa? 
  12. Há divulgação de mensagens de conscientização sobre a importância da OQS nos meios de comunicação e nas assembleias e encontros da cooperativa? 

Avalie a criação ou dinamização da OQS em sua cooperativa com muito carinho porque as entidades que se preocupam com as questões indicadas acima tendem a aumentar seu nível de engajamento e investimento. Com resultados muito importantes em termos de presença de mercado e faturamento.  

O Sebrae tem muito a oferecer a você sobre a organização de cooperativas. Confira, por exemplo, esse material. Os princípios do cooperativismo - Sebrae 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?