Veja abaixo ações importantes para manter o seu negócio funcionando e conheça algumas etapas para readequar seus gastos e manter o caixa no azul.
O surto causado pelo novo coronavírus trouxe uma crise que pegou todos de surpresa e exigiu adaptação de toda a comunidade. Os donos de pequenos negócios foram os mais afetados, pois ficaram de portas fechadas para cumprir as medidas de isolamento social. Muitos sucumbiram por não terem uma boa gestão financeira e uma reserva de emergência estruturada.
Apesar das enormes perdas vivenciadas, muitos foram os aprendizados provenientes dessa adversidade. Assim, criamos um passo a passo para que você, além de reorganizar as finanças da sua empresa para avançar com mínimos impactos possíveis diante uma nova crise, também planeje o seu futuro com segurança.
Anote todos os gastos
O primeiro passo é organizar o seu fluxo de caixa, anotando todos os gastos mensais para visualizar um cenário completo. Nesse momento, você precisa saber o quanto, efetivamente, tem em caixa. Liste os ganhos, as despesas fixas e essenciais do mês, bem como os gastos variáveis. Se não souber como fazê-lo, confira nosso curso on-line e gratuito sobre o assunto.
Liste as dívidas e negocie prazos
Identifique todas as dívidas que estão consumindo parte do seu orçamento, listando os empréstimos, os parcelamentos, as negociações, os boletos atrasados, as mensalidades, as faturas do cartão, o cheque especial etc.
Feita a lista, renegocie as suas dívidas mais urgentes e organize as demais. E lembre-se: dívidas urgentes são aquelas que vão desestabilizar a vida do negócio. Atente especialmente para as dívidas de curto prazo, pois elas costumam pesar em consequência das taxas de juros cobradas.
Em seguida, você pode tentar negociar os valores, os prazos e as entregas para que o seu negócio não pare de funcionar. O diálogo é a melhor forma de encontrar um equilíbrio para todos.
Estabeleça metas
Definir prioridades é uma maneira de manter o foco, e isso motiva todos a reduzir gastos e a controlar o consumo em nome de um objetivo maior. Por isso, estabeleça suas metas de curto, médio e longo prazo de forma clara e objetiva, com o período e o valor planejado.
Tenha um reserva de emergência e comece a investir
Com todas as finanças organizadas, é hora de começar a sua reserva de emergência. Alguns especialistas defendem de três a seis meses reservados, mas o mais importante é que você comece.
Com a reserva criada, você também pode começar a investir ou a escolher produtos com um pouco mais de risco e/ou vencimento mais distante, em nome de maior rentabilidade.
Você sabia que a principal dificuldade dos donos de pequenos negócios é conseguir deixar os pagamentos em dia? Nós criamos um conteúdo especial sobre o assunto, com dicas para os empreendedores não contraírem dívidas desnecessárias.
Está precisando de ajuda para reduzir custos e aumentar receitas? Nós selecionamos seis serviços financeiros para organizar as finanças.
Foi um prazer te ajudar :)