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Finanças | INVESTIMENTO
Patrocínios alavancam setor de música

É possível realizar seus projetos musicais com o apoio de leis de fomento a produções culturais ou a outras formas de incentivo público ou privado.

· 09/11/2015 · Atualizado em 21/12/2017
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O que é

Para quem deseja ter acesso a patrocínios ou pretende buscar apoio para o desenvolvimento de produções na área musical, saiba que os meios de financiamento de projetos culturais estão classificados em não-reembolsáveis e reembolsáveis.

Acompanhe a seguir a diferença entre eles e confira outras informações e orientações importantes para você ficar por dentro do assunto e aproveitar todos os incentivos para o setor.

  • Não-reembolsáveis: quando o investidor não espera retorno da verba disponibilizada. Costuma ser realizado pelo Estado em lugares de baixa renda, mantendo e promovendo instituições culturais, ou com o objetivo de estimular a participação do setor privado a investir em projetos culturais locais.

  • Reembolsáveis: são as linhas de crédito e microcrédito criadas para atender especialmente à área da cultura.

Incentivo à cultura

Como exemplo de meio de financiamento não reembolsável, existe a Lei Rouanet (Lei n° 8.313/1991), que prevê a captação de recursos para o artista ou produtor cultural. A empresa ou pessoa física que aceita investir recebe, em troca, abatimento fiscal.

Em caso de música erudita ou instrumental, todo o valor que o patrocinador investir poderá ser deduzido do Imposto de Renda. Já para outros projetos de música, a dedução é de 40% (doações) e 30% (patrocínios).

Com a Lei Rouanet, a captação de recursos é feita por meio de três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (Ficart) e por incentivo a projetos culturais (mecenato).

Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem aplicar parcelas do IR em doações (quando não há ação de marketing) ou patrocínio para projetos culturais. No entanto, esses incentivos só são concedidos a projetos culturais abertos ao público, sem distinção, ainda que pagante. Eventos privativos não podem ser contemplados.

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Convênios e editais

O Fundo Nacional de Cultura oferece convênios que cobrem até 80% do valor necessário para a realização do projeto, sendo que o restante deve ser financiado pelo próprio artista, produtor cultural ou idealizador do projeto.

Há, ainda, empresas que usam editais para selecionar os projetos ou artistas que irão patrocinar. Um exemplo é o “Apoio a artistas, grupos ou redes musicais”, realizado pelo Programa Petrobras Cultural, com foco em música brasileira.

No site do Ministério da Cultura, você localiza a lista de todos os editais abertos.

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) também possui programas próprios de patrocínio cultural, que podem beneficiar, inclusive, Microempreendedores Individuais (MEIs).

Cada estado pode ter suas próprias políticas culturais. Procure a Secretaria de Cultura de onde mora e informe-se sobre os incentivos para músicos, projetos e eventos musicais.

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Crowdfunding

O financiamento coletivo ou crowdfunding é uma das melhores formas de buscar subsídios para os seus projetos. Para isso, é importante investir no contato direto com o público, que acaba se tornando sua fonte de patrocínio.

Em troca do financiamento do seu projeto ou trabalho, o fã ou investidor recebe um brinde ou agradecimento especial de acordo com o valor doado.

Em primeiro lugar, determine o valor que será necessário para realizar seu projeto, contabilizando os itens de despesas, taxas e impostos.

Crie boa argumentação contando sua história, destacando seus diferenciais e mencionando por que o público deve dar a você esse aporte.

Escolha uma das diversas plataformas existentes para o crowdfunding, como Cartase, Kickante e o Queremos. A partir daí, é só esperar o resultado.

Como buscar

  • Liste as empresas que mais investem em projetos musicais e fique atento aos editais e ao período em que cada uma delas costuma receber propostas;

  • A internet é uma aliada, mas entre em contato direto com as empresas ou vá pessoalmente questionar como pode apresentar um projeto;

  • Visite lojas de instrumentos e escolas de músicas renomadas e apresente seu trabalho. Mesmo que elas não tenham como patrociná-lo diretamente, podem aproximá-lo de patrocinadores em potencial;

  • Procure conhecer a marca e identificar os pontos de seu projeto que tenham semelhança com a empresa. Pesquise quais outros artistas foram patrocinados pela empresa, para saber se o seu trabalho está de acordo com o segmento que ela busca.

  • Ao apresentar seu projeto, é fundamental que você cite de maneira objetiva, realista e convincente os benefícios que a empresa terá ao patrociná-lo.

Saiba mais

Consulte nossa publicação Música tocando negócios e fique por dentro das diversas profissões no setor musical.

Texto produzido pela Avante Brasil com informações de Rômulo Avelar, consultor do  Sebrae.

 


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