this is an h1

this is an h2

Mon Feb 27 18:17:14 BRT 2023
Finanças | ACESSO A SERVICOS FINANCEIROS
Pedir empréstimo para empreender?

Empreender é uma opção de carreira

· Atualizado em 27/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você resolveu montar o seu próprio negócio, virar empreendedor.  Será que vale a pena largar a tranquilidade, um salário, uma vida tranquila, tudo planejado, as contas em dia? A previsibilidade de emprego? Vale a pena se endividar para começar um negócio próprio?

E temos a seguinte pergunta: Ao pensar em abrir um negócio que tem uma rentabilidade imediata, é interessante pensar em pedir um empréstimo

Sair de um emprego convencional e ficar à frente de um negócio, quais os prazos e dicas podem ser consideradas, considerando que já tenha uma pequena reserva financeira e aplicações de renda fixa, que não serão usadas para o negócio.

Respondendo a pergunta sobre se é interessante pensar em pedir um empréstimo, a resposta é primeiro estruture um plano de negócio, que em inglês se chama Business Plan, e que é um plano que você faz um estudo do mercado em que você quer atuar, entendo quem são os concorrentes diretos e indiretos, quanto você cobraria pelo seu produto, se o consumidor está disposto a pagar ou não, as eventuais barreiras para você conseguir ter sucesso neste negócio e todo um planejamento financeiro do quanto vai se investir, do quanto vai se faturar, dentro de um cenário favorável ou desfavorável, um cenário mais previsível, quanto vai ter de custos, despesas, e quanto haverá de lucro, e também quanto desse lucro será reinvestido no negócio.  

E quando se pensa em rentabilidade imediata, pode ter um grau de incerteza.  Quando se corre atrás de um crédito? Se você decide montar um negócio, o ideal é que você injete um recurso seu, de um sócio, de alguém que esteja capitalizando esse negócio, que você não assume custos certos diante de receitas incertas, esse é o primeiro ponto fundamental.  O ideal é que você só assuma custos quando tiver uma boa perspectiva das receitas.

Quando você começa o seu negócio modesto, pode ser uma pequena empresa de transporte, uma pequena cozinha pseudo-industrial, uma produção de roupas, algo artesanal, você terá uma escala limitada pela falta de investimento, entretanto você vai procurar dar o máximo de qualidade ao produto, de modo a poder divulgar a sua capacidade para uma negociação maior, por exemplo, se você faz brigadeiros para vender na escola, daqui a pouco esses brigadeiros poderão ser vendidos em grande quantidade para supermercado, só que você não vai conseguir atender a nova demanda, pois você tem uma estrutura que permite apenas vender brigadeiros em pequenas escala, nesse momento em que você tem uma negociação avançando e assinando contratos de comprometimento, é somente neste momento que você vai atrás de um financiamento para comprar um equipamento que possa produzir em larga escala, ou seja você faz a dívida quando tem a receita prevista. Deve fazer a dívida somente para atender um contrato, não fazer a dívida para tentar convencer o mercado a comprar aquilo que eu tenho. 

Outro ponto importante, é que quando se pensa em ser empreendedor, deve se pensar em uma transição de carreira, pois sair de uma situação de tranquilidade empregados, abrir mão de uma estabilidade para investir em um negócio próprio, significa abrir mão de parte da renda, assim tem que se fazer um exercício de finanças pessoais ou seja, abrir mão de uma parte dos ganhos para poder trabalhar em um negócio, reduzir o estilo de vida, de modo a tirar recursos deste negócio.  Na medida do possível, o ideal é sobrepor atividades, ou seja, um dos sócios manter o emprego e outro iniciar o negócio, de modo a garantir uma renda, e no momento que o negócio decolar, com a renda bem organizada, será um passo importante para ter um negócio sensacional no futuro.

Alguns cuidados devem ser tomados como reinvestimento no negócio, como também todo o cuidado com o planejamento para evitar que concorrentes cresçam no mesmo ritmo de vocês. 

Recomendação de equilíbrio, não investir quando não se tem receitas certas, ousando, mas com cuidado financeiro para não fazer dos passos mais ousados uma grande bobagem e não lhe colocar em uma situação de dificuldade financeira, que não precisa ter.   

Saiba Mais:

Quer pedir um empréstimo? Descubra a melhor solução para o seu negócio


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?