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Inovação | SUSTENTABILIDADE
Pequenas empresas contra o aquecimento global

Conhecer a pegada de carbono e o GHG Protocol é importante para ajudar a diminuir a emissão de gases de efeito estufa e o consequente aquecimento global.

· 06/03/2023 · Atualizado em 12/04/2023
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Você sabia que as pequenas empresas podem adotar práticas sustentáveis, contribuindo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEEs), que é a grande vilã do aumento do aquecimento global? 

Toda atividade econômica gera dióxido de carbono (CO2), um dos principais GEEs. Para medir e reduzir essa produção de poluentes, existe um método chamado “pegada de carbono”.  

Surgida na década de 1990, a pegada de carbono (carbon footprint, em inglês) é uma metodologia que mede as emissões de GEEs. Essas emissões são geradas pelas atividades de pessoas, indústrias, empresas, governos e cidades. Elas incluem, entre outras, a queima de combustíveis fósseis, a criação de pastagem para gado, o desmatamento e as queimadas, entre outras. 

A importância da “descarbonização” 

Segundo o relatório Mudanças Climáticas 2022: Impactos, Adaptações e Vulnerabilidade, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU) , as emissões de GEEs continuam aumentando, e os planos para combater as mudanças climáticas não são suficientes para limitar o aumento de temperatura do planeta em 1,5º C, o que poderia evitar impactos ainda mais catastróficos. 

Para se ter uma ideia, em 2015, foi estabelecida a meta de reduzir as emissões de carbono em 7,7% ao ano até 2030. Só que, na última década, nós só conseguimos reduzir a produção desse poluente na indústria e na queima de combustíveis fósseis em apenas 0,3% ao ano. Diante desse cenário sombrio, ninguém pode cruzar os braços. 

A boa notícia é que os brasileiros já estão sensibilizados com o tema. De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA pelas agências Union & Webster, nada menos que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, 70% dos pesquisados dizem não se importar em ter que pagar mais caro por isso.  

Segundo os dados do Sebrae, as MPEs representam 99% das empresas brasileiras, e elas são um grande catalisador econômico e social. 

O GHG Protocol e o cálculo da pegada de carbono  

Criado em 1998, o Greenhouse Gas Protocol (GHG) Iniciative é uma parceria entre governos, empresas, ONGs e outras entidades reunidas pela World Resources Institute (WRI), uma ONGs ambiental sediada nos EUA, e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), uma coligação de 170 empresas sediada em Genebra (Suíça).  

O objetivo da iniciativa é desenvolver normas internacionalmente aceitas de monitoramento e comunicação das emissões de GHG (em português, GEE). O GHG Protocol é o método mais utilizado globalmente para este fim. O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método original ao contexto do país.  

Como alcançar a neutralidade de emissão de carbono na sua empresa 

A neutralidade de carbono ocorre quando não se adiciona nenhum equivalente de CO2 à atmosfera. Isso envolve tanto à eliminação de emissões quanto à sua compensação ou uma combinação de ambos.   

Evidentemente, alcançar emissões líquidas zero é mais difícil, pois envolve a eliminação de emissões indiretas de toda a cadeia de valor, incluindo fornecedores e clientes. Antes de iniciar seu processo de monitoramento e neutralização de GEEs, é necessário planejar e engajar sua equipe. 

Passo a passo para a descarbonização 

  • Priorizar como estratégia da empresa a redução de emissão de GEE;  
  • Envolver todos os colaboradores e familiares neste processo; 
  • Estabelecer um programa de transição para tornar-se uma empresa carbono neutro;  
  • Mensurar e divulgar as emissões; 
  • Fazer investimentos financeiros para reduzir, mitigar e zerar as emissões; 
  • Comunicar suas estratégias a toda sua cadeia de valor; 
  • Buscar conhecimento em fontes confiáveis; 
  • Usar a tecnologia para descobrir qual é a sua pegada de carbono; 
  • Olhar para dentro do negócio e para os seus hábitos pessoais para saber o que pode ser feito para reduzir as emissões de carbono; 
  • É inútil comprar créditos para neutralizar a emissão sem mudar a cultura para as práticas sustentáveis; 
  • Engaje-se! Lideranças empresariais devem estar convencidas e envolvidas na mudança de postura rumo à descarbonização; 
  • Compense o que for inevitável. Use o mercado de carbono para neutralizar o que não foi possível evitar em emissões e apoie projetos que ajudem a zerar o desmatamento; 
  • Utilize as redes sociais para divulgar as iniciativas, além de cadastro de estabelecimentos em sites como Google Meu Negócio. 

Deter o aquecimento global é tarefa de todos – indivíduos, sociedade, empresas, governo –, pois, como é sabido, “não existe planeta B”.  

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