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Sat Mar 25 15:26:03 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Pet friendly x estabelecimentos de alimentos e bebidas

Saiba como os pets dos seus clientes devem ser recebidos no seu estabelecimento.

· Atualizado em 25/03/2023
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O Brasil tem hoje, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abnpet), cerca de 144,3 milhões de animais. Se compararmos com o número da população brasileira, estimada em cerca de 213 milhões segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de pets corresponde a cerca de 67% da população, o que permite afirmar que metade da população possui pelo menos um animal.

Uma pesquisa divulgada pela Radar Pet 2021 e divulgada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) revelou que o número de animais em lares brasileiros aumentou 30% durante a pandemia da covid-19. Desse percentual, 22% de cães e 37% de gatos foram adotados ou comprados durante a pandemia, e pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos são os perfis que mais adotaram ou compraram animais durante a pandemia.

Na esteira disso, a indústria pet tem visto seus resultados aumentarem, e novos estabelecimentos voltados para esse mercado surgem: pet foods, pet vets e pet cares movimentaram mais de R$ 27 bilhões em 2020 no Brasil.

Os números não param de crescer e seguem uma tendência mundial, em que muitos animais são considerados membros das famílias, portanto são dados que os donos de estabelecimentos de alimentos e bebidas precisam conhecer. Tem sido comum sair para comer fora de casa, principalmente em época de férias, e levar o pet junto, então é importante entender como os animaizinhos dos seus clientes devem ser recebidos.

Tendência de mercado: pet friendly

A expressão em inglês pet friendly (em tradução livre “amigo dos pets”) demonstra uma tendência que acontece em nível internacional, a de mostrar que naquele estabelecimento o pet é bem-vindo, não somente para entrar, mas para ficar.

Quer ser um pet friendly? Existe legislação para isso? Por enquanto, o que existe é o Projeto de Lei 4331/21, que assegura a qualquer pessoa o direito de ingressar e de permanecer com animal doméstico em estabelecimento aberto ao público e de uso coletivo. O texto ainda está em análise na Câmara dos Deputados, mas, enquanto não vira lei, vale a pena seguir algumas regras básicas para receber os pets:

  • é necessário que os responsáveis dos espaços autorizem e afixem a informação em local visível;
  • a legislação não especifica as espécies que poderão, ou não, entrar nos restaurantes (desde que acompanhados pelos tutores);
  • consulte a Vigilância Sanitária da sua cidade e também a legislação municipal, independentemente da atuação da Vigilância. A maioria das prefeituras hoje possui legislação própria nesse sentido, disponibilizada em seus portais. 

Atenção!

Algumas regras são federais, ou seja, valem em todo o território nacional. Assim, para que você possa dizer que seu restaurante é amigo dos animais, listamos algumas dicas:

  • ter uma área externa, para que eles possam permanecer sem atrapalhar outros clientes e para garantir que os animais não estarão em contato com quem manipula os alimentos do local;
  • disponibilizar funcionário exclusivo para limpeza do ambiente, para que, nos mesmos moldes do tópico acima, haja respeito pelas regras de segurança alimentar. Ou seja: a pessoa que providencia a limpeza não pode manipular alimentos;
  • providenciar saquinhos de lixo, para que seu cliente possa recolher os resíduos dos seus animais;
  • disponibilizar, também, sinalizações específicas na área dos bichinhos, pano de limpeza e produtos desinfetantes;
  • ter uma lixeira especial para descarte exclusivo de resíduos e material orgânico dos pets é indispensável.

Diferenciais

Um estabelecimento pet friendly pode se destacar indo além do que a maioria costuma fazer. Veja nossas dicas:

  • que tal disponibilizar água, potes, coleiras e caminhas para descanso: isso não é item obrigatório, mas vai proporcionar uma experiência inesquecível para o seu cliente;
  • mantenha à mostra uma tabela de higienização dos itens, tais como as caminhas/almofadas, para que o seu cliente perceba que os pets também estão seguros em comparação aos outros animais frequentadores dos espaços;
  • você pode pensar também em oferecer um cardápio pet. O que acha da ideia?

Algum animal pode ser recusado?

Sim. Um animal com falta de higiene ou comportamento perigoso pode não ser aceito no estabelecimento, ainda que a entrada de animais seja permitida pelo espaço.

Gostou das informações? Consulte o Sebrae para ajudar o seu estabelecimento a se tornar um pet friendly! Saiba mais sobre o assunto acessando os nossos links a seguir.

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