this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 17:18:38 BRT 2023
Finanças | CONTROLE FINANCEIRO
Planejamento financeiro e a importância para micro e pequenas empresas

Com o planejamento financeiro, as micro e pequenas empresas podem projetar as receitas e despesas e avaliar a saúde financeira dos negócios.

· 24/02/2023 · Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

No Brasil, as micro e pequenas empresas (MPEs) estão sendo fundamentais na retomada da economia após os conturbados tempos pandêmicos. As MPEs contribuem para a criação de novos postos de trabalho e para a aceleração do crescimento econômico.

Apenas em 2021, as micro e pequenas empresas criaram cerca de 1,2 milhão de novos postos de trabalhos. Mas é preciso lembrar e relembrar que para a própria sobrevivência, as MPES precisam de um planejamento financeiro consistente. 

Pode até parecer óbvio falar da importância do planejamento financeiro para as micro e pequenas empresas, mas é realmente algo que não pode sair da rotina do empresário e do empreendedor.

O planejamento das finanças é uma maneira de projetar as receitas e despesas da empresa e para que se avalie a saúde financeira dos negócios. Com ele, é possível organizar o quanto será necessário investir, gastar e até mesmo lucrar para ter um empreendimento de sucesso. 

Planejamento financeiro consiste em pensar na saúde financeira do negócio, a sua viabilidade e a sua perenidade. O planejamento financeiro fornece um mapa para a orientação, a coordenação e o controle dos passos que a empresa dará para atingir seus objetivos. 

Aqui, vale alertar para as diferenças entre planejamento financeiro e planejamento orçamentário. O planejamento financeiro envolve as entradas e saídas de dinheiro a curto prazo e tem como base o fluxo de caixa.

É pelo controle e gerenciamento dos gastos que a empresa pode prosperar. E no planejamento orçamentário, a perspectiva é considerada mais ampla, principalmente no tempo (longo prazo).  

Separe as finanças da empresa das finanças particulares 

Um dos erros mais frequentes que ocorrem no departamento financeiro de micro e pequenas empresas é não conseguir separar o dinheiro do negócio do particular. Aliás, esse é justamente um dos primeiros passos a se tomar para uma boa gestão:  separar as finanças do pequeno negócio das finanças particulares. 

Para se chegar ao equilíbrio financeiro, o micro e pequeno empresário o planejamento é fundamental para mitigar os problemas e reduzir os riscos inerentes do negócio. O planejamento financeiro auxilia o uso dos recursos financeiros disponíveis da melhor forma possível.  

Como estar em dia com aspectos importantes do controle financeiro: 

  • Cortar gastos desnecessários: use o planejamento de gastos de forma analítica, procure identificar os gastos de acordo com sua prioridade e real necessidade para o seu negócio. 
  • Conheça os prazos de pagamentos: um dos elementos principais de um planejamento financeiro é conhecer as obrigações, ou seja, quando fazer os pagamentos (salários, fornecedores, impostos, entre outros), para se organizar e garantir que a empresa siga com boa avaliação no mercado. 
  • Contar com uma boa equipe: seu time deve estar preparado para cumprir com as tarefas de análise, avaliação e geração de relatórios que o controle financeiro empresarial exige. 

Para saber mais, o Sebrae Conecta mostra que organizar as finanças dos negócios não precisa ser um bicho de sete cabeças. Aprenda também como fazer a gestão financeira do pequeno negócio. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?