this is an h1

this is an h2

Thu Feb 16 22:37:39 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Planejamento, o caminho para a saúde financeira

Entenda a importância de realizar um planejamento financeiro detalhado, com objetivos, cronogramas e métricas para garantir a produtividade da sua empresa.

· Atualizado em 16/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Antes de começar uma empresa, é importante ter um planejamento financeiro. O planejamento é o pilar de organização do que será a sua empresa. Nele, você irá traçar objetivos, metas, estratégias, soluções, além de prever os seus desafios e possíveis contratempos. 

Começar, sem uma ideia trivial ou uma informação adequada sobre o ramo empresarial que deseja trabalhar, pode colocar em risco o seu investimento, o seu tempo e até mesmo a consolidação da sua futura empresa. Para evitar situações como essa, o Sebrae possui uma série de materiais de apoio ao empreendedor, entre eles, o curso gratuito de Educação Financeira Empresarial, que certamente ajudará o empresário que vai iniciar o seu próprio negócio.

Acompanhe abaixo as dicas do Sebrae e saiba o passo a passo de um planejamento financeiro eficaz e produtivo, seja para você que quer começar a empreender ou você que já está há anos no mercado. Vamos lá?

1. Comece pelo simples 

A primeira questão a ser respondida é: qual será a sua área de atuação? Caso você não tenha uma ideia pré-estabelecida sobre com o que vai empreender, isso não é um problema. Você pode fazer uma pesquisa de mercado aplicada, que informe o que está em alta no empreendedorismo e, a partir disso, escolher o seu segmento. É importante que a escolha seja associada a alguma habilidade própria, gosto, ou a fatores como conhecimento de campo ou contatos de fornecedores. Quando você já tem uma certa familiaridade com o assunto, trabalhar no desenvolvimento da sua ideia torna-se mais fácil. Conheça o portal de ideias de negócios do Sebrae

2. Conheça a análise SWOT

Já ouviu falar de análise SWOT? A sigla é referente às palavras em inglês “strengths” (forças), “weaknesses” (fraquezas), “opportunities” (oportunidades) e “threats” (ameaças). Em português, a sigla é conhecida como matriz FOFA e trata-se de pontos de importante observação antes da abertura de uma empresa. Vamos conhecer melhor cada ponto:

No primeiro caso, o capital de giro é próprio e não tem vínculo com uma instituição financeira. Na segunda situação, sua empresa terá um compromisso mensal com o empréstimo realizado para o capital de giro.Percebe que há lacunas a serem preenchidas? Situações como essas representam os pontos fracos da sua empreitada, e conhecê-los é extremamente necessário para trabalhar estratégias com habilidade.

3. Saiba a diferença entre objetivos e metas

Os objetivos são aquilo que você espera alcançar com a sua empresa, podem ser pessoais e profissionais. O que você espera construir ao longo dos anos? Faça uma lista. O que você espera alcançar no mercado de trabalho? Qual o lucro desejado para um determinado periodo? Qual tipo de reconhecimento sua loja irá alcançar? Os objetivos são as respostas destas perguntas.

Já as metas, são basicamente a descrição de como alcançar seus objetivos. Dividir os objetivos para a realização em curto, médio e longo prazo ajuda na definição de metas específicas para alcançá-las. Por exemplo, suponha que um dos objetivos da sua loja seja abrir uma filial. Qual é o recurso necessário para abrir essa filial? Em quanto tempo dá para levantar esse recurso? Quantas vendas por mês devem ser efetuadas para alcançar o recurso? Os caminhos que levarão à construção da filial são as metas.

4. Trabalhe com métricas

Ter o processo de metas documentado, planejado e organizado em planilhas, auxilia a entender qual é a produtividade e o alcance da empresa em períodos pré-estabelecidos. O que foi conquistado em 15 dias? O que foi conquistado em um mês? Quais são as dificuldades? Quais são os aspectos colaborativos?

A operação de métricas otimiza o trabalho em tempo e produtividade. Uma dica: tenha métricas não só para a análise de resultados, mas também para personalizar o setor de atendimento, a performance corporativa, o número de vendas e o alcance do seu negócio.

5. Tenha um cronograma

Finalmente, depois desse verdadeiro raio-x, chegou a hora de colocar cada conhecimento em prática. E nada melhor que um cronograma para testar a eficácia do processo, certo? Estabeleça datas, tenha metas detalhadas, estratégias explicativas para cada ponto da sua empresa.

Se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato com o Sebrae pela central de atendimento (0800 570 0800) ou então acesse o portal do Sebrae e confira conteúdos como o e-book de Gestão Financeira e o curso on-line de Controle da movimentação financeira. O melhor caminho para o crescimento é a informação.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?