this is an h1

this is an h2

Sat May 20 14:34:45 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Potencialidades do mercado independente de música

Tecnologias digitais reconfiguraram rotinas produtivas e de distribuição. Demandas do mercado fonográfico estão diversificadas.

· 20/05/2015 · Atualizado em 20/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há um mercado fonográfico em expansão no Brasil, caracterizado por novas dinâmicas produtivas e de distribuição. Para novos empreendedores e quem já está no setor, vale acompanhar as mudanças, mantendo-se sempre atualizados com novas tendências e potenciais na área.

Samba, axé, sertanejo, funk, forró, gospel, tecnobrega, eletrônica, MPB, rock, ritmos populares, entre mistos de ritmo que surgem e aumentam essa variedade. Esses são apenas alguns dos inúmeros gêneros que compõem o repertório musical brasileiro.

A influência de diversos povos possibilitou que o país desenvolvesse musicalidade própria, reconhecida mundialmente pela variedade e qualidade sonora.

Aliado a esse fértil terreno criativo, o mercado fonográfico passou nos últimos anos por uma revisão de suas formas produtivas, provocada principalmente pela consolidação dos meios digitais e a pandemia de covid-19.

Novas bandas e intérpretes surgiram, impulsionando o mercado de produtoras, gravadoras, estúdios e plataformas de streaming de todos os portes: dos pequenos aos grandes empreendimentos.

Streaming é tendência

O formato streaming está crescendo, desde que foi adotado no Brasil, e a tendência é continuar crescendo no mundo inteiro. De acordo com a Agência Brasil, as plataformas de streaming musical tiveram seu crescimento impulsionado pela pandemia e continuarão sendo o formato de consumo mais utilizado, tanto nas plataformas de streaming interativo, quanto nas plataformas on demand, cujo conteúdo fica disponível para ser reproduzido na hora que o usuário quiser.

As vendas físicas de CDs, vinil e DVDs representam cerca de 0,5% do faturamento do setor. O número de lojas especializadas em música reduziu drasticamente após anos de pirataria física, tornando-se um nicho de mercado de produtos em formato físico.

Cadeia fonográfica

O processo básico de produção fonográfica segue dinâmica linear. As etapas são desenvolvidas sequencialmente, gerando como resultado o produto final: um álbum (pode ser físico ou digital), bem como o gerenciamento de todo o processo de divulgação.

A cadeia fonográfica pode ser dividida em quatro etapas básicas:

  • Criação: fase na qual se dá o processo artístico e conceitual da obra. Está voltada, primeiramente, aos artistas e músicos. O papel da produtora, nessa etapa, é o de prospecção, por meio da avaliação do potencial de mercado do material que os artistas apresentam;
  • Produção: aqui começa especificamente o trabalho da produtora, que é responsável pela captação e edição do áudio que comporá o álbum final. O bom andamento desta etapa depende da qualidade dos equipamentos da gravadora e da capacidade técnica do pessoal envolvido no processo;
  • Divulgação: finalizado o álbum, é necessário torná-lo conhecido. Para isso, a produtora deve elaborar um cuidadoso plano de marketing, que envolve shows, material de divulgação impresso ou digital, kits promocionais e divulgação nas diversas mídias;
  • Distribuição: é a atividade final do processo, que gerencia o esquema de distribuição do álbum. No caso de um CD físico ou vinil, a gravadora elabora um esquema de circulação em lojas especializadas ou em eventos ligados ao setor. Já quando se trata de um álbum digital, a etapa de distribuição torna-se parte da divulgação, que pode ser feita nos mais diversos canais virtuais: desde plataformas de compartilhamento de arquivos até as redes virtuais de relacionamento.

Implementando um projeto

Como a produção digital introduziu novas demandas e diversificou o mercado da indústria fonográfica, o que impulsionou o surgimento de gravadoras independentes, agora não é mais necessário grande espaço para montar um estúdio de gravação.

É possível organizar um pequeno estúdio até mesmo em um cômodo da casa. Essa facilidade, no entanto, não é sinônimo de amadorismo, a exemplo dos shows transmitidos ao vivo, da própria residência dos artistas, durante o período de isolamento da pandemia. Para isso, capacitação e conhecimentos técnicos e de mercado são fundamentais para o sucesso do empreendimento.

Para que o projeto dê certo e possa expandir, é necessário desenvolver um Plano de Negócios, que traçará as estratégias a serem desenvolvidas. O Sebrae auxilia nesse processo de elaboração do plano, procure a unidade mais próxima.

Potencialidades do setor

A diversificação dos meios de produção e de distribuição são os principais atrativos para quem se interessa em montar ou expandir uma gravadora no mercado independente de música.

É possível trabalhar com um produto físico, como um CD ou até mesmo vinil, que voltou a ser produzido por muitas bandas ou com versões digitais, que tem ampla difusão entre o público.

A divulgação e a distribuição na internet também diminuem custos e possibilitam que o produto seja apresentado diretamente para os potenciais grupos de interesse. É preciso que o empreendedor esteja atualizado sobre as ferramentas de divulgação.

O Sebrae oferece bons meio para formar estratégias de atuação no mercado on-line, veja abaixo alguns dos cursos gratuitos oferecidos:

Marketing digital - módulo 1

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

Dica de ouro

Outra vantagem do setor é a possibilidade de trabalhos em parceria com outras empresas. Por exemplo, produtoras audiovisuais, agências publicitárias ou de design, que demandam a produção de spots ou jingles. Além do lançamento de selos musicais independentes.

Saiba mais

No Portal Estrombo, acesse conteúdos atualizados sobre empreendimentos independentes em música.

Para mais cursos do Sebrae, clique aqui.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?