As penalidades financeiras (multas e juros) devem ser estabelecidas juntamente com outras diretrizes, para garantir a saúde financeira da empresa.
Mesmo tomando todas as precauções, fazendo um cadastro completo dos clientes e adotando uma política de crédito adequada para as vendas a prazo, alguns clientes acabam atrasando o pagamento de suas prestações. Quando isso ocorre, o empresário se vê diante da temível inadimplência, que pode comprometer o equilíbrio financeiro da sua empresa.
O empreendedor que decide efetuar vendas a prazo deve definir os procedimentos de cobrança que deverão ser adotados tão logo ocorra a inadimplência. Para combater esse mal, o principal remédio é agir com rapidez, ou seja, iniciar prontamente o processo de cobrança, para receber os recursos financeiros em atraso, a fim de preservar a saúde financeira da empresa.
Os procedimentos são rotinas e tarefas a serem executadas, as quais devem ser baseadas nos critérios e diretrizes definidos pela empresa.
Fique de olho
Veja as sugestões de alguns procedimentos de cobrança:
- Sistema de controle das contas a receber;
- Penalidades financeiras (multas e juros);
- Atraso máximo permitido, a partir do qual as ações de cobrança serão iniciadas;
- Critérios e parâmetros para a renegociação da dívida;
- Contatos a serem feitos e seus respectivos prazos;
- Registro do cliente inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito;
- Prazo e forma de comunicação ao(s) fiador(es) ou avalista(s);
- Medidas extrajudiciais e judiciais a serem tomadas;
- Respeito ao Código de Defesa do Consumidor no que se refere à cobrança de dívidas.
Exemplo
Apesar de o Sr. João ter tomado todas as medidas necessárias para melhorar o perfil de sua carteira de crédito, o que reduziu significativamente a taxa de inadimplência da loja Passo Firme, ainda assim, alguns clientes continuam atrasando seus pagamentos.
Contudo, o empresário não se intimida, pois sabe que a solução para esse problema passa pela organização e pela tempestividade das ações de cobrança. O Sr. João aproveita os controles das contas a receber, que já tinha implantado quando organizou o setor de cadastro de clientes, para analisar o atual perfil dos seus créditos vencidos.
Após analisar os dados e estudar a melhor forma de cobrar dos seus clientes em atraso, definiu, entre outros, os seguintes procedimentos:
- Organização do setor de cobrança, com dois funcionários, devidamente treinados e com suas funções claramente definidas;
- Controle manual para acompanhamento dos créditos em atraso;
- Agendamento de ações de cobrança e seus respectivos prazos, que vão aumentando de intensidade, na medida em que o atraso também aumente;
- Penalidades financeiras que representem 3% ao mês, a título de multa e juros de mora;
- Adoção de critérios e parâmetros para renegociação com os devedores;
- Tomada de medidas extrajudiciais e judiciais para a cobrança das dívidas.
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