Programa do Banco do Brasil tem duas linhas de crédito e é o mecanismo oficial de apoio às exportações brasileiras na etapa de comercialização.
O Programa de Financiamento às Exportações (Proex), gerido pelo Banco do Brasil (BB), é o mecanismo oficial do Governo Federal de apoio às exportações brasileiras, em sua fase de comercialização (pós-embarque).
Com custos compatíveis com os praticados no mercado internacional, o Proex tem duas modalidades de crédito: financiamento e equalização. A primeira linha está voltada para micro, pequenas e médias empresas e é o financiamento direto ao exportador brasileiro ou importador, com recursos financeiros obtidos junto ao Tesouro Nacional.
Já na segunda modalidade, a exportação brasileira é financiada pelas instituições financeiras estabelecidas no País ou no exterior e o Proex arca com parte dos encargos financeiros incidentes.
Financiamento direto ao exportador brasileiro ou importador, com recursos financeiros obtidos junto ao Tesouro Nacional. Essa modalidade de apoio está voltada fundamentalmente para o atendimento às micro, pequenas e médias empresas.
Características:
- Prazo de 60 dias a dez anos. Os prazos são definidos de acordo com o valor da mercadoria ou a complexidade do serviço prestado.
- Parcela financiada: até 100% do valor da exportação para os financiamentos com prazo de até dois anos, e até 85% do valor da exportação nos demais casos.
- Taxas de juros de mercado internacional.
- Pagamento em parcelas semestrais, iguais e consecutivas.
- Garantias: aval, fiança, carta de crédito de instituição financeira de primeira linha ou seguro de crédito à exportação.
A quem se destina:
Empresas brasileiras exportadoras de bens e serviços com faturamento bruto anual de até R$ 600 milhões.
A exportação brasileira é financiada pelas instituições financeiras estabelecidas no País ou no exterior e o PROEX arca com parte dos encargos financeiros incidentes, de forma a tornar as taxas de juros equivalentes às praticadas internacionalmente.
Características:
- As características do financiamento (prazo e percentual financiável, taxa de juros e garantias) podem ser livremente pactuadas entre as partes, e não necessariamente devem coincidir com as condições de equalização.
- Prazo de equalização: de 60 dias a dez anos, definidos de acordo com o valor agregado da mercadoria ou a complexidade dos serviços prestados.
- Percentual equalizável: até 85% do valor da exportação.
- Beneficiário da equalização: a instituição financiadora da exportação brasileira.
- Forma de pagamento: a equalização é paga ao financiador por intermédio da emissão de Notas do Tesouro Nacional, da Série I (NTN-I).
A quem se destina:
Empresas brasileiras de qualquer porte, exportadoras de bens e serviços, tendo como beneficiário da equalização as instituições financeiras financiadoras.
Mais informações no site do Banco do Brasil.
Foi um prazer te ajudar :)