this is an h1

this is an h2

Wed Jan 13 08:45:24 BRST 2016
Finanças | CRÉDITO
Projeto contribui para a inclusão financeira de pequenos negócios

Estratégia promove educação financeira e contribui para o fortalecimento da cidadania.

· Atualizado em 13/01/2016
FAVORITAR
Botão favoritar

A distribuição de renda no Brasil sofre mudanças constantes e por isso a educação financeira é tão importante. O usuário tem hoje mais facilidade no acesso ao crédito e as decisões tornam-se difíceis devido à variedade de produtos que, muitas vezes, têm características semelhantes, mas rentabilidade, custos, prazos e riscos distintos.

Nesse sentido, foi desenvolvida a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária, e de contribuir para o fortalecimento da cidadania.

O Banco Central do Brasil (BCB) participou da formulação da Enef e atua para ampliar e melhorar o acesso da população a serviços financeiros por meio de três frentes:

  • Expansão e fortalecimento dos canais de acesso a serviços financeiros.
  • Criação de instrumentos para melhor adequação dos serviços aos segmentos de menor renda.
  • Garantia da qualidade na provisão de serviços financeiros.

O acesso ao crédito é feito através de cooperativas de crédito e de pontos de atendimento presentes em todos os municípios brasileiros. A inclusão ao crédito acontece por meio de ações que beneficiam as classes de baixa renda, como:

  • Contas especiais de depósitos à vista e de poupança, popularmente conhecidas como contas simplificadas. Isentas da cobrança de tarifas e possuem processo de abertura simplificado, com menor grau de exigência em termos de documentação.
  • Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
  • Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A qualidade dos serviços financeiros motivou vários aprimoramentos, entre eles o direito do consumidor de escolher a instituição financeira, tendo portabilidade gratuita do salário, dos dados cadastrais e do crédito.

Para facilitar a comunicação entre cliente e instituição financeira é obrigatória a existência de ouvidoria e maior transparência na prestação de serviços financeiros, permitindo à população acesso a informações mais objetivas e oportunas quanto aos custos dos serviços financeiros, oferecendo condições para comparação entre um provedor e outro.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?