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Wed Jan 11 13:27:57 BRT 2023
Inovação | INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Quais são as possibilidades do marketing no Metaverso?

Metaverso combina o real com o virtual e pode trazer oportunidades para o marketing on-line e para a jornada do cliente.

· Atualizado em 11/01/2023
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O marketing no Metaverso é o tema do nono artigo da série sobre os assuntos debatidos no Startup Summit, um dos eventos mais importantes para o ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiros. 

O Metaverso é o mundo real num espaço virtual. Seus utilizadores são representados por avatares e interagem entre si. O Metaverso inclui realidade virtual e realidade aumentada, além de ter características das redes sociais, dos jogos e das criptomoedas. A ideia do Metaverso é criar uma imersão com capacetes ou óculos inteligentes. 

Esse novo ambiente representa uma nova jornada e experiência do usuário na hora da compra. As empresas passam a ter oportunidades de aprimorar o relacionamento com o cliente e o processo de vendas. No marketing, surgem novas possibilidades e formatos no ambiente on-line, seja na linguagem, na identidade visual, entre outros.

Personalização

O marketing digital já utiliza a técnica da personalização, segmentando seu público, conhecendo o perfil do cliente e definindo personas. Com o Metaverso, é possível individualizar ainda mais a estratégia de marketing. As pessoas podem realizar atividades individualmente ou mesmo em grupo no Metaverso. 

A loja Renner, por exemplo, realizou uma ação de marketing em parceria com a empresa Housi, na qual clientes convidados tinham avatares para experimentar looks da coleção primavera-verão em um prédio num ambiente virtual. 

Comunicação

A comunicação no Metaverso também é direcionada e de acordo com a linguagem do ambiente virtual. Por se tratar de um meio interativo, o marketing pode aproveitar as ações para manter um bom relacionamento com o cliente. Um exemplo pode ser a promoção de eventos virtuais dentro de espaços como o Roblox.

Campanhas de marketing em jogos e eventos são ações que promovem uma experiência imersiva ao cliente. O que gera engajamento e atrai a atenção do cliente para o produto ou serviço. 

Experiência contínua

O Metaverso possibilita uma imersão no virtual e uma experiência sensorial ao cliente. Não se trata de uma ação isolada, mas de uma experiência contínua e conectada com o mundo real. Assim, a linha do tempo é sincronizada, tudo está ocorrendo nos dois ambientes ao mesmo tempo. 

A Nike, por exemplo, criou a Nikeland, uma plataforma de interatividade no jogo Roblox. O objetivo é fazer com que os clientes da marca se conectem e compartilhem experiências de maneira contínua nesse ambiente.

Diferentes formas de ativação

O Metaverso mistura e integra diferentes plataformas. É possível transitar em diferentes jogos on-line, por exemplo. Ou mesmo realizar shows em jogos, como no caso de artistas que se apresentam no jogo Fortnite. A cantora Ariana Grande fez um show da sua turnê da Fenda, no Capítulo 2, da Temporada 7, do Fortnite. Os jogadores podiam assistir o evento e comprar a skin da cantora.

Também é possível receber compradores em uma loja virtual e seguir com a compra no ambiente físico ou por uma rede social. Nesse caso, as pessoas podem visitar a loja do conforto da sua casa. 

Entender o seu cliente é a melhor maneira de iniciar uma estratégia de marketing no Metaverso. É uma experiência que pode ser uma oportunidade e um diferencial competitivo para os negócios. 

O Startup Summit é um evento relevante que traz discussões atuais e tendências de mercado. Fique atento às próximas edições!

Conheça o Sebrae Like a Boss, competição de inovação para startups em busca de capacitação e aceleração. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Entenda o que é o metaverso


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