this is an h1

this is an h2

Tue Dec 13 00:07:32 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Reduza os gastos com energia e aumente seus lucros

Pequenos negócios devem investir em gestão energética como forma de diminuir despesas com a conta de luz.

· 06/10/2022 · Atualizado em 13/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os gastos com energia podem ter impactos diferentes nos diversos tipos negócios. O consumo energético de uma loja de sapatos é distinto de uma padaria. Equipamentos defasados tendem, para determinados empreendimentos, afetar os gastos com a conta de luz no final do mês, com efeitos diretos nos seus lucros. 

A administração de custos é um passo importante para o empreendedor analisar as suas finanças e ter um controle adequado do dinheiro da empresa. E a gestão de energia é um dos cuidados essenciais para os negócios, que pode ser vista a partir de três etapas: custo, consumo e geração. 

Investigar

O primeiro passo para uma boa gestão energética começa com uma análise detalhada dos equipamentos do seu negócio. Uma geladeira antiga pode estar consumindo muita energia. É necessário estudar a possibilidade de troca do equipamento por um modelo mais eficiente e avaliar se o investimento necessário trará os impactos esperados na redução desse gasto. 

A próxima fase é analisar o consumo geral do seu negócio. Hoje, os empreendedores contam com ferramentas de gestão para acompanhamento do consumo de energia por meio de planilhas ou softwares, ajudando na compreensão do perfil de uso de energia da sua empresa. 

Uma análise ao longo do ano trará um panorama de cada mês e pode identificar variações em cada período. Isso ajuda a mostrar os impactos de alguns equipamentos, que têm maior uso em determinada estação do ano. Em lojas de cidades litorâneas, por exemplo, o consumo do ar-condicionado pode ser maior no verão para deixar o ambiente mais agradável para o cliente. 

Por isso, o uso da tecnologia já permite ter dados de forma automática, de forma simplificada e com baixo custo de aquisição. Com esses dados, o empreendedor terá um diagnóstico de eficiência energética em tempo real e por meio de sensores medidos. Para alguns negócios, uma avaliação do consumo mensal na fatura de energia elétrica já é uma importante contribuição para a gestão. 

A geração de energia é outro critério a ser analisado, mas é opcional para a maioria das empresas. O mercado já traz soluções para gerar a própria energia com equipamentos com custos mais acessíveis. Além de ser uma fonte renovável de energia, o empreendimento pode usufruir de sua iniciativa sustentável como um diferencial no mercado. 

Munido de informações colhidas nas etapas anteriores, o empreendedor precisa analisar o investimento inicial e os custos de manutenção periódica para definir se o investimento deve ser feito. Outro aspecto analisado é o espaço físico requerido para o equipamento, bem como ficar atento para o fato de que a fatura da energia sempre trará um custo mínimo das taxas de distribuição e iluminação pública. 

Para alguns empreendimentos, um sistema de captação de energia solar, além de ser uma fonte renovável e sustentável, pode ser um investimento pago em um período adequado para o negócio com um bom retorno. 

Inovações 

Um outro importante aspecto para a redução do consumo de energia é dispor de uma edificação construída a partir de conceitos sustentáveis. A engenharia dispõe de ferramentas capazes de oferecer construções que permitem a redução do consumo de materiais e energia. 

Tenha certeza! Fazer a adequada gestão de eficiência energética vai contribuir para aumentar seus lucros e fazer seu negócio ter papel sustentável no mercado. O Sebrae pode ajudar você nesse importante passo. Aproveite essa oportunidade! 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?