Com o cálculo do ROI, você pode avaliar melhor o resultado de investimentos em marketing e em outras áreas do negócio.

ROI é a sigla, em inglês, de return on investments, retorno sobre investimentos. Trata-se de um indicador importante, utilizado principalmente na área de marketing e que permite avaliar o resultado financeiro sobre investimentos feitos pela empresa. Dessa forma, é possível comparar resultados e definir rapidamente os investimentos que valem a pena e aqueles que devem ser repensados ou abandonados.
Como calcular
Você deve partir de dois dados: o custo total da ação a ser avaliada e a receita obtida a partir desse investimento. Então, basta deduzir os custos da receita e dividir o resultado pelos gastos. E para transformar esse dado em porcentagem, multiplique o número obtido por 100. Siga a fórmula:
Lembre-se de que os custos envolvem todos os gastos da empresa para desenvolver a ação em análise, incluindo recursos financeiros, tecnológicos e humanos. A receita, por sua vez, é a soma de todos os valores obtidos a partir dessa ação específica.
Vamos calcular o ROI na prática?
Pense em uma loja virtual que investiu R$ 20 mil em uma campanha de Google Ads para a Black Friday. Se a campanha gerar vendas de R$ 50 mil, o cálculo do ROI deve ser: (50.000 - 20.000) / 20.000 x 100 = 150%).
A loja obteve, então, um retorno financeiro de 150% sobre o valor aplicado na campanha.
Como analisar
A conclusão de nosso cálculo é que a loja virtual fez um bom negócio com a campanha, não é mesmo? Mas, é possível tirar outras conclusões que permitirão a você melhorar ainda mais a gestão do negócio.
Você pode, por exemplo, comparar ações diferentes já realizadas no lançamento de produtos ou em de marketing digital para entender o que determinou os resultados positivos e negativos de cada uma. E, claro, repetir aquilo que deu certo.
Mas, é preciso tomar alguns cuidados na análise porque o ROI tem limites. Um deles é não considerar fatores importantes como o tempo de duração do investimento, as sazonalidades e a variação da inflação. Assim, quando você observa que uma campanha publicitária, por exemplo, registrou um ROI de 10%, só poderá concluir se o resultado foi mesmo bom se souber se o retorno sobre o investimento levou um mês ou um ano (com impacto inflacionário).
A ideia, então, é cruzar o cálculo do ROI com outros dados, para poder tirar conclusões que permitam iniciativas mais assertivas.
Vantagens de calcular o ROI
O cálculo do ROI coloca à sua disposição dados mais realistas sobre o que vem ou não dando certo em seu negócio, de forma a manter o rumo ou fazer correções de curso. E isso, muitas vezes, pode ser feito em tempo real. Durante uma campanha de? Facebook Ads, por exemplo, você pode acompanhar o ROI de perto para otimizar elementos dos anúncios, como texto e imagens, ou ainda alterar a segmentação do público. Assim, calcular o ROI permite que você otimize recursos investidos e possa optar pelas ações que gerem maior lucro para o negócio. E, por extensão, consiga aperfeiçoar seu planejamento estratégico.
Vamos lá, então, aproveitar tudo o que essa ferramenta pode contribuir para o seu negócio?
Este material do Sebrae pode dar a você outras dicas: Como verificar o retorno ideal de um investimento - Sebrae
Foi um prazer te ajudar :)