this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 01:51:00 BRT 2023
Finanças | ATIVIDADE FINANCEIRA
Saiba como antecipar recebíveis para manter o giro do negócio

Apesar de ser um benefício para o empreendedor, é preciso ter cautela para não tornar a antecipação de recebíveis um problema para o fluxo de caixa da empresa.

· 03/03/2023 · Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Manter-se no mercado requer do empreendedor múltiplas habilidades, tanto para gerenciar sua empresa quanto para fidelizar seus clientes. Uma das táticas que contribuem para a conquista da clientela é oferecer diversas formas de pagamento. E é comum o consumidor optar pelos pagamentos a prazo. Mas, como antecipar os recebíveis para manter o giro do negócio?

Cartões de crédito, cheques e duplicatas são algumas das formas mais comuns de pagamento a prazo. Muitas vezes, o empresário precisa de dinheiro antes da data de recebimento destes valores e não sabe como antecipá-los. Neste artigo, o Sebrae ensina os cinco principais cuidados que o empreendedor deve ter ao realizar a antecipação de recebíveis.

Mas, o que é antecipação de recebíveis? De forma simplificada, é quando você possui um dinheiro para receber no futuro, mas precisa dele no presente. São títulos que você possui para receber por meio das compras a prazo.

O ideal é que a gestão financeira e o controle do fluxo de caixa da empresa sejam muito bem-executados, para que o empresário evite acionar este recurso. Isso significa que a saúde das finanças está positiva e o capital de giro atende as necessidades do negócio.

Como a antecipação de recebíveis pode ser feita?

Geralmente, o empresário pode adiantar valores a prazo de duas maneiras: acionado o banco ou a operadora do cartão de crédito.

Quando a antecipação é feita pela operadora, o empreendedor entra em contato direto com a operadora, informa o valor líquido de que ele necessita e recebe o cálculo do valor bruto. Neste caso, é preciso se informar sobre a taxa efetiva e prazo médio, além de buscar pela redução das taxas.

Já quando a antecipação é feita pelo banco, o empresário possui algumas facilidades como solicitar o procedimento por telefone - em contato com o gerente da conta - ou pelo aplicativo, via internet banking. Verifique, antes, se todas as informações da operação estão à disposição.

Entre as vantagens da antecipação de recebíveis, estão as menores taxas, redução de riscos, mais liquidez, finanças estruturadas e aceleração da empresa. Já as desvantagens são dependência dos recursos e falta de recursos no futuro. Por isso, antes de optar por essa ação, avalie bem o momento do seu negócio.

Qualquer empresa, de qualquer segmento, pode realizar a antecipação de recebíveis, desde valores mínimos como R$ 100 até valores altos na casa de R$ 1 milhão. Isso depende da análise de crédito, do prazo empenhado e da capacidade de pagamento de quem está antecipando.

O empresário também pode embutir os valores da taxa de antecipação diretamente na compra dos clientes. De início, deixa-se a venda já com a tarifa média aplicada, para poder oferecer um desconto, em caso de pagamento à vista. Isso proporciona opções para o cliente e deixa o empresário mais competitivo no mercado. Além disso, o caixa fica alinhado aos recebimentos imediatos, pois o empresário vai receber imediatamente, vendendo a prazo e antecipando, ou ao receber o valor à vista.

Se você se interessou pelo artigo, confira também o e-book completo do Sebrae sobre Gestão Financeira, que traz uma série de instruções para garantir o sucesso dos seus negócios.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?