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Wed Aug 17 01:37:46 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Saiba como aumentar os rendimentos de sua empresa automotiva

Planejamento e estratégia: descubra quais são os aspectos mais importantes para ter sucesso no ramo automotivo.

· Atualizado em 17/08/2022
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O setor automotivo é uma das áreas com alto grau de demanda no Brasil. Ele não se restringe unicamente à fabricação de veículos, mas envolve também todos os segmentos que estão envolvidos nesse processo, como criação de peças, autopeças e outros serviços relacionados.

Para gerar maiores lucros e rendimentos em uma empresa automotiva, é importante atentar-se às técnicas de gestão eficiente. Se você é microempreendedor e atua nesse ramo, o e-book sobre Gestão Financeira pode ser um complemento deste artigo, com algumas dicas do Sebrae para melhorar o seu desempenho e, consequentemente, os resultados da sua empresa.

Você conhece o seu fluxo de caixa?

Para ter controle da quantidade de serviços prestados e produtos comercializados mensalmente em sua empresa, o ideal é que haja o controle do fluxo de caixa. O fluxo de caixa é responsável por controlar tudo que sai e tudo que entra no caixa de uma empresa, seja por dinheiro em espécie ou transferências bancárias.

O fluxo de caixa é muito importante, visto que ajuda a manter a organização financeira adequada, além de gerar informações pertinentes para cálculos como: lucro, margem de lucro, rendimentos, custos e despesas. Afinal de contas, não tem como gastar mais do que se ganha, concorda?

Nesse sentido, ao considerar que em empresas automotivas podem ocorrer situações como troca de serviços entre empresas amigas ou parceiras, ou até mesmo com fornecedores, todo esse procedimento deve ser documentado.

Experiência do atendimento

Por ser um setor de grande demanda, um dos pontos que serão o seu diferencial é justamente o atendimento personalizado. Geralmente, os usuários costumam seguir um critério-base para a escolha do serviço, que é a confiança na empresa ou no profissional que a opera.

Logo, facilitar o acesso do cliente à informação, perguntar a opinião dele, disponibilizar uma tabela de valores, oferecer qualidade no trato com o consumidor e no serviço prestado são fatores que fazem a diferença. Quanto melhor a comunicação entre cliente e empresa, melhor será o fluxo do atendimento, visto que nesse ramo é comum a captação de clientes por meio das indicações.

Prazos

Por falar em atendimento, uma das vertentes que fazem o diferencial é o prazo estabelecido pelo prestador de serviços. Por exemplo, se uma pessoa descobre algum problema no seu carro – que é o seu meio de transporte principal, ela espera resolver a situação no menor prazo de tempo possível.

Ou seja, atendimentos demorados e prazos que não são cumpridos por parte da empresa acabam por gerar situações desconfortáveis. A empresa também tem a sua visibilidade reduzida, ao considerar que a insatisfação de um cliente é compartilhada com outro.

Para que as datas sejam seguidas à risca, é importante que a equipe receba uma orientação e um número de demandas diárias que consiga atender com excelência. A sobrecarga de funcionários e a falta de ordem entre começar trabalhos sem finalizar outros pode gerar um desequilíbrio na sua produção.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é medida, principalmente, pela qualidade dos serviços, sejam eles quais forem. Uma das estratégias para gerar conexão entre o seu empreendimento e o seu público-alvo é a criação de programas de fidelidade. Os programas de fidelidade objetivam valorizar o cliente a cada vez que ele compra ou contrata um serviço com você.

Suponha que você é dono de uma retífica de motores, que trabalha unicamente com motores de carro. Como esse segmento é bem específico, é válido oferecer aos seus clientes uma cartela fidelidade, algo como um benefício quando ele optar por um serviço  feito por sua empresa ou indicá-la a outras pessoas.

Um dos pontos mais relevantes da satisfação é a garantia do serviço prestado, então, sempre forneça ao menos um mês de garantia para que o seu cliente tenha tempo hábil de conferir a qualidade da peça e ou mão de obra.

Negociação de peças

O setor automotivo é muito favorável para o desenvolvimento de grandes parcerias, devido aos veículos utilizarem peças em comum. As empresas que não fabricam suas próprias peças precisam de um fornecedor. Então, essa rotatividade de estoque é real e frequente.

Ao pensar nisso, é conveniente fechar acordos benéficos com empresas que prestam serviços e empresas que produzam as peças. Essa cooperação pode oferecer melhores formas de pagamento, maiores prazos e, quem sabe, alguns descontos.

Cuidado com os gastos

Também faz parte de um bom controle financeiro, o controle de custos e despesas. Então, como gestor da sua empresa, certifique-se de que não está tendo gastos desnecessários ou aquisição exagerada de insumos.

Contas como água, luz e internet também deve ser verificadas de forma que o consumo seja feito de forma sustentável. Aumentar os rendimentos empresariais  inclui, ainda, se atentar aos gastos.

Tecnologia como aliada

E que tal usar as plataformas digitais para impulsionar a divulgação da sua empresa? Investir em redes sociais selecionadas, layout personalizado e atendimento on-line pode gerar um engajamento bastante positivo junto aos seus clientes.

As redes ajudarão não só com o engajamento, mas com os anúncios de suas peças ou serviços, além de te conectar com mais pessoas que trabalham no ramo. Pode ser uma experiência corporativa enriquecedora para você e para o seu negócio.

Outra dica de ouro para otimizar sua gestão é participar dos cursos de educação financeira e controle de movimentação financeira, do Sebrae. Aproveite as dicas do maior parceiro do micro e pequeno empreendedor para garantir resultados cada vez mais satisfatórios.


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