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Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Saiba como liquidar o que sobrou do estoque das festas de fim de ano

Planeje sua queima de estoque dos produtos que “encalharam” no final do ano, aprendendo a precificá-los e a divulgá-los em promoções com menor margem de lucro.

· 19/12/2022 · Atualizado em 20/12/2022
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As festas de fim de ano passaram e um ano novo está começando. É o momento de os empreendedores reverem os estoques de suas lojas e planejarem como irão dar vazão aos produtos que não foram vendidos no período festivo. Vem aí a necessidade de organizar uma queima de estoque de forma eficiente, apostando nas promoções de início de ano.

Por melhor que seja o planejamento de vendas, o resultado é imprevisível, e é muito melhor que sobrem alguns produtos do que perder vendas por falta de estoque. Mas, antes de pensar sobre o que fazer com o que sobrou, é preciso saber exatamente o que sobrou. Faça um levantamento minucioso do seu estoque, lembrando de contar, também, com os produtos que já estão expostos nos balcões e nas prateleiras.

Verifique os prazos de validade de cada produto e classifique-os de acordo com algumas características que determinam esses produtos como natalinos. Produtos de decoração têm menos chances de serem vendidos após o Natal do que uma ave congelada, por exemplo. Essas informações serão importantes para definir as estratégias nas ações para esvaziar os estoques.

Conhecer o perfil do público é fundamental para direcionar corretamente a estratégia de vendas. Alguns detalhes sobre os compradores podem fazer muita diferença. Informações sobre os hábitos de compra, preferências entre os produtos e ticket médio por cliente ajudarão a definir quais produtos ganharão destaque nas vendas após o Natal.

Outra informação importante que vem do conhecimento aprofundado do cliente é sobre como eles deverão ser abordados. A abordagem é um detalhe importante para que a estratégia de queima de estoque obtenha ainda mais sucesso.

Realize ofertas direcionadas. Não tenha medo de vender alguns produtos pelo mesmo preço que comprou ou até mesmo um pouco mais barato. Lembre-se: é melhor não ter lucro com um produto do que ter que arcar com o prejuízo de não vendê-lo.

Crie promoções e use os produtos que não seriam vendidos como prêmios. As ideias de promoção são variadas e dependem bastante do seu público.

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Preparamos para você duas ferramentas que irão te ajudar nos controles e na precificação de descontos promocionais para o seu negócio: o curso A formação de preço para o meu tipo de negócio traz dicas de precificação.

Agora, se você deseja iniciar a contagem de seu estoque de Natal, clique aqui e baixe a planilha de controle para fazer seus lançamentos. Você também pode acessar o curso Mantendo o estoque em dia para obter ainda mais conhecimento para fazer um planejamento eficiente do formato de promoção que deverá ser utilizado para vender suas sobras de Natal. 

Mas, lembre-se: ao falar em promoção, tome cuidado para não comprometer a lucratividade. Diminua a margem de lucro, mas não tenha prejuízo na operação. Isso pode ser feito a partir de uma análise detalhada dos custos e despesas, combinada a um planejamento estratégico.

Se você gostou das nossas dicas, veja este curso on-line do Sebrae, que te ensina a controlar a movimentação financeira do seu negócio. Agora, se você quer avaliar as vendas da sua empresa, este curso é para você. Tendo outras dúvidas, procure a unidade do Sebrae mais próxima de você ou entre em contato com a central de relacionamento pelo 0800 570 0800!

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