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Sat May 06 06:19:05 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Saiba como montar um plano de negócios para empresa de energia solar

Plano de negócios é um documento que contempla os riscos que a empresa de energia solar pode correr, além de considerar quem serão os concorrentes e clientes.

· Atualizado em 06/05/2023
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Investir em energia solar pode ser um negócio promissor diante das perspectivas futuras do mercado global, que deverá atingir US$ 366 bilhões até 2023. No Brasil, os números também são positivos: atualmente, 2,4% de toda a matriz elétrica brasileira é proveniente de energia solar, o que representa uma grande oportunidade para empresas do ramo.

Para abrir uma empresa de energia solar e ter sucesso, antes de tudo é preciso investir em um bom plano de negócios.  

Mas, você sabe o que é um plano de negócios?

Trata-se de um documento que antecede a abertura - ou reestruturação - de uma empresa. Deve ser feito em linguagem escrita e contemplar todos os riscos que o empreendimento poderá correr, além de considerar os concorrentes e o perfil dos potenciais clientes. Além disso, deverá conter outros planos dentro da organização maior, como o financeiro e o de marketing. 

O plano de negócios é importante, porque reduz os riscos do empreendimento ao incentivar o empresário a analisar todos os aspectos da empresa. Além disso, permite iniciar no mercado com uma base consolidada e menos incertezas. 

Como fazer um plano de negócios de uma empresa de energia solar 

Acompanhe os principais pontos que devem constar no seu plano de negócios de empresa de energia solar 

1. Análise de mercado 

Nesta etapa, você vai pesquisar sobre energia solar no Brasil, no seu estado e cidade, levantando dados como o número de empresas locais, faturamento e valor de mercado. Também vai analisar como seus futuros concorrentes se posicionam no mercado  

Faça uma breve análise sobre eles e observe também preços, prazos e benefícios oferecidos aos clientes. Com essas informações em mãos, defina seu público-alvo, com quais produtos pretende trabalhar, faixas de preços e como competirá no mercado. 

2. Plano de marketing 

Seu plano de marketing deve contemplar os “quatro Ps”, que são os 4 pontos importantes relacionados à forma de se comunicar com o público. 

  • Produto: refere-se aos produtos/serviços que sua empresa oferece e os atributos que proporcionam ao consumidor.  
  • Ponto de venda: o local onde oferecerá os produtos, um fator que influencia logística, estoque, armazenamento e acesso do público. 
  • Promoção: diz respeito à forma como você vai promover seu negócio e envolve canais de divulgação para se comunicar com os clientes.  
  • Preço: neste quesito, você deve considerar a relação entre custo e lucro, os prazos, promoções e descontos que serão ofertados.  

3. Plano operacional 

Nesta etapa, é hora de analisar números e informações, para entender como a empresa funcionará na prática. É importante relacionar os materiais já existentes e os que serão necessários, assim como a equipe à disposição. A partir disso, poderá concluir qual a função exata de cada um e quantos clientes conseguirá atender em um mês.  

Especialmente no caso de empresa de energia solar, é importante considerar quantos colaboradores você terá à disposição para fazer as instalações e manutenções. 

4. Plano financeiro 

Depois de consolidar os planos anteriores, você precisa levantar os recursos disponíveis e listar os custos fixos e variáveis necessários para colocar o negócio em funcionamento. Isso pode ser feito de forma estimada, mas o ideal é que sejam valores próximos.  

Uma ideia é separar o planejamento em fases e calcular o montante necessário para colocar cada uma em prática. Assim, você não precisa ter uma grande quantidade de capital disponível de uma vez.  

5. Análise de cenários 

Esse passo é importante para antecipar cenários que possam ser prejudiciais a seu negócio. Portanto, será preciso identificar as ameaças à sua empresa e em que momento elas podem surgir durante a execução de um plano de negócios. Isso vale também para projeções otimistas, quando as vendas superam as expectativas e você pode precisar de mais mão de obra para fazer instalações.  

Lembre-se: para assinar projetos, você precisará de um engenheiro eletricista, que pode ser tanto registrado como colaborador em sua empresa ou prestador de serviços.  

Elaborar um plano de negócios de uma empresa de energia solar é o melhor caminho para empreender de forma segura e com sustentabilidade a longo prazo. Invista no processo, para que seu negócio tenha mais estabilidade. 

Consulte outros artigos que podem ser úteis, como Quando as IBT devem financiar máquinas e equipamentos e Máquinas e equipamentos: ativos circulantes ou não circulantes?

 

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