this is an h1

this is an h2

Tue Sep 06 17:49:59 BRT 2022
Finanças | CRÉDITO
Saiba como obter as melhores condições de crédito para o seu negócio

Obter crédito não é tarefa fácil, mas existem algumas ações que podem te ajudar nesta negociação

· Atualizado em 06/09/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado de crédito é uma importante ferramenta que ajuda empreendedores a tocarem seus negócios. É comum, em dado momento, a empresa evoluir, se expandir ou se modernizar, ou simplesmente tentar pagar suas contas em dia, mas não ter o recurso financeiro necessário. Nesses casos, os empresários normalmente recorrem aos bancos, fintechs, cooperativas de crédito ou factorings em busca da melhor oferta de crédito para seguirem com seus projetos. Mas será que você, empreendedor, sabe como obter as melhores condições de crédito, como menor taxa de juros, maior prazo e carência?

Para lhe ajudar a conseguir a melhor negociação na tomada de um empréstimo ou financiamento para o seu negócio, o Sebrae preparou algumas dicas importantes para você empreendedor.

Quais são os critérios adotados pelas instituições para avaliar o pedido de crédito?

O mercado de crédito trabalha de diversas formas e cada instituição pode adotar critérios próprios para proceder à análise do risco de crédito das empresas que buscam acesso às linhas de financiamento disponíveis.

Com a chegada recente das fintechs – instituições financeiras que utilizam tecnologia para melhorar o serviço e baixar o custo para o consumidor final – a forma de avaliar as empresas, seus sócios e os pedidos de crédito passou por algumas mudanças, tornando mais eficientes e inovadores esses processos.

O que são Fintechs?

O termo fintech vem da junção de duas palavras da língua inglesa: financial (financeiro) e technology (tecnologia). Fintechs são empresas focadas em otimizar serviços da área financeira por meio da tecnologia, com o objetivo de baixar o custo para seus consumidores e desburocratizar o setor.

Ainda com essas novidades, existem alguns princípios que podem ajudar a melhorar as condições de crédito para sua empresa. Confira:

Planejamento e Organização financeira:

Embora possa parecer uma simples e corriqueira orientação, essa é uma das providências mais importantes que um empreendedor deve adotar, pois, ao organizar as contas e planejar os gastos, demonstra controle sobre as finanças do negócio e isso traz confiabilidade aos olhos do mercado.

Consistência na Gestão Empresarial:

A manutenção de uma prática contínua de planejamento e controle é fundamental para a manutenção das atividades da empresa de forma saudável, fato que é visto com bons olhos pelos agentes financeiros.

Estabelecimento de Objetivos e Metas para Crescimento:

Antes de se decidir pela solicitação de um empréstimo, faz-se necessário analisar qual o objetivo de solicitá-lo, bem como definir metas claras para a utilização desse recurso. Ao identificar bem esses dois pontos, o empresário não perderá o controle das contas da empresa, propiciando tranquilidade para auferir bons resultados em vendas. Importante ter sempre em mente que o crédito somente terá sentido se vier somar e ajudar no crescimento da empresa e consecução dos objetivos.

Gestão das ações para alcance dos objetivos:

O empresário deve ter em mente que apenas planejar e traçar metas não é suficiente para garantir a consecução do resultado; faz-se necessário compreender se os objetivos estão sendo cumpridos em cada etapa programada no planejamento. Para tanto, deverá existir um processo contínuo de análise para que se proceda às correções e ações de ajuste quando necessárias. As empresas de crédito verão com bons olhos esse acompanhamento, pois fica demonstrada a estabilidade e credibilidade do seu negócio.

Quitação dos compromissos em dia:

O bom gestor de ter sempre como mantra que honrar os compromissos em é condição precípua para a sua empresa. Ao demonstrar e comprovar ao mercado a fama de boa pagadora, a empresa garantirá que as portas estejam sempre abertas as suas necessidades de crédito junto às instituições financeiras, as quais estarão mais confortáveis para oferecerem condições mais adequadas na negociação, no que diz respeito a prazo e taxas de juros. Para não ter surpresas, não deixe de consultar mensalmente o score de crédito da sua empresa nem de monitorar os documentos da empresa e dos sócios.

Garantia:

Este último princípio costuma variar de instituição para instituição. Dependendo do valor do empréstimo, algumas liberam a quantia desejada sem a necessidade de apresentação de uma garantia por parte do tomador de crédito.

No entanto, haverá situações em que as instituições financeiras poderão solicitar a apresentação de alguma garantia para a liberação do crédito solicitado. Importante destacar que além de bens móveis ou imóveis, poderá ser dada também a garantia pessoal, por meio de um avalista ou fiador no contrato de empréstimo, por exemplo, também podem servir de garantia para os empréstimos.

A garantia costuma ser um gargalo para o pequeno empresário na hora de pedir empréstimo. Para esses casos, saiba que o Sebrae possui um fundo para avalizar o empréstimo dos micros e pequenos empresários.

Conheça as condições: FUNDO DE AVAL - SEBRAE 

Ficar atento a esses quatro princípios ajudará não somente o mercado de crédito a olhar sua empresa como mais segura e que oferece menor risco, como também auxiliará na manutenção da saúde e sustentabilidade financeira do seu negócio. Seguir esses princípios abrirá as portas para que sua empresa acesse as linhas de crédito com menores taxas de juros e prazos de carência mais adequados às necessidades de seu negócio.

Conheça as melhores maneiras de acesso a crédito, com o curso que o Sebrae disponibiliza gratuitamente para você. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?