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Wed Apr 19 10:33:20 BRT 2023
Empreendedorismo | INTERNACIONALIZAÇÃO
Saiba como planejar a internacionalização de sua empresa

Atuar no mercado externo não é mais uma opção, mas uma necessidade para as empresas brasileiras, mesmo as pequenas. Por isso, planeje sua internacionalização.

· Atualizado em 19/04/2023
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Um novo episódio do Canal Inova SC, do programa Negócios em Debate, traz um bate-papo com os convidados Felipe Gallotti, gerente de Internacionalização do Sebrae-SC, e Thiago Raitez, diretor da Father Estratégias Internacionais.  

O objetivo do Canal Inova SC é debater com especialistas e empreendedores sobre a internacionalização das empresas brasileiras, buscando avançar nas ações concretas para que os empresários possam colocar seus produtos e serviços no mercado externo com segurança.  

No primeiro bloco deste Negócios em Debate, a conversa começou com questionamentos sobre o tema: como o empreendedor pode levar seus produtos e serviços para mercados fora do país? Quando uma empresa estaria “pronta” para entrar no mercado externo? 

Galotti considera que “pronta” uma empresa nunca está, porque sempre há algo a se fazer, a se ajustar. O mais importante, diz ele, principalmente quando se fala em internacionalização e em aumento da competividade, é o empresário olhar para o mercado externo já no primeiro momento em que ele abre o seu negócio e começa a estruturar sua estratégia de atuação. 

“Talvez não seja se preparar para entrar em um novo mercado; pode ser única e exclusivamente para se defender em seu mercado”, diz Galotti. O Brasil é um país que tem chamado a atenção pelo tamanho e pela diversidade, e as empresas internacionais também estão vindo para cá. 

Por isso, as empresas devem estar conscientes da necessidade de que tão importante quanto se preparar para exportar é se preparar para competir com empresas estrangeiras que vêm atuar no nosso mercado. Gallotti pontuou também que o planejamento é o ponto de partida para essa atuação das empresas no mercado internacional. 

Segundo Galotti, o trabalho do Sebrae, principalmente com parceiros estratégicos como a Father, é trazer esse aumento de competividade para cá. Com isso, a exportação vira uma consequência de um processo bem desenhado. Para ele, qualquer empresa, seja recém-criada ou que já esteja atuando, deve revisitar seu planejamento estratégico do negócio e olhar seu negócio com uma perspectiva de atuação no mercado externo 

No programa Go To Market, do Sebrae, explica Galotti, começa-se com o básico da internacionalização e passa pelo planejamento estratégico, ou seja, o porquê de se internacionalizar, o que o empresário vai enfrentar. E depois é mostrada a necessidade de planejamento.   

Para Thiago Raitez, a internacionalização já não é mais uma opção para as empresas brasileiras, mas uma necessidade dos dias atuais. Se as empresas não pensarem em se internacionalizar, estarão fadadas a acabar. O mercado externo deve ser algo adicional ao que a empresa já está fazendo, afirma.  

Neste sentido, um bom planejamento para a internacionalização é a alma do negócio, pois ele permitirá entender os pontos fortes e fracos e as oportunidades que poderão ser exploradas no mercado externo.  

Na opinião de Thiago, a atuação no mercado internacional requer inicialmente uma atenção maior. Isso é algo que as empresas não estão fazendo e exige um bom planejamento para se obter bons resultados. 

Thiago acredita que isso vale para qualquer setor, tanto de empresas de serviços quanto para empresas de produtos. Ele explica que o planejamento é o mesmo, mas a forma de atuação é diferente.       

Para ele, o momento é adequado para a internacionalização. O fato é que, com a pandemia da Covid-19, muitos projetos empresariais e de investimentos foram, de uma maneira geral, acelerados. Projetos que as empresas pensavam em colocar no mercado só em 2026, ou até um pouco além, tiveram que ser executados no meio da pandemia para que elas pudessem sobreviver. A internacionalização foi um deles.  

Para Galotti, os empreendedores devem buscar as ferramentas e a preparação necessária para que a sua expansão internacional seja exitosa. E o Sebrae entra com um papel de “facilitador”, aproximando o empresário dos especialistas de gestão e de comércio exterior. E tambem, por meio dos programas de qualificação, trazendo os profissionais para orientar as ações e identificar os gargalos administrativos, financeiros ou de produção, até que a empresa esteja pronta e segura para dar os passos seguintes rumo à internacionalização.   

Como já se disse, um bom planejamento é como um plano de voo: mostra o destino final e o melhor caminho para se chegar lá. 

Para você ver a íntegra do programa com Felipe Gallotti, gerente de Internacionalização do Sebrae-SC, e Thiago Raitez, diretor da Father Estratégias Internacionais, acesse: 

Programa Negócios em Debate #3 - Bloco 1   

Programa Negócios em Debate #3 - Bloco 2 

 

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