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Mon Mar 06 11:07:11 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Saiba como vender seus produtos em um marketplace

Oferecer produtos de sua empresa em marketplaces é fácil e pode ser uma boa alternativa para diversificar canais de venda.

· 28/02/2023 · Atualizado em 05/03/2023
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Você sabe o que é um marketplace? Em resumo, trata-se de um site que reúne diversos vendedores, com grande variedade de produtos e condições. Vender em marketplaces é fácil e pode ser uma alternativa interessante para diversificar os canais de venda. Afinal, o empreendedor não terá que se preocupar com os meios de pagamento e nem com a estrutura de envio, pagando apenas ao marketplace uma comissão pelos serviços. 

Outra vantagem é que o marketplace não exige investimento em marketing por parte empreendedor, pois as próprias plataformas costumam ter esse departamento bem-estruturado, com ações em várias frentes. Também não impõe necessidade de conhecimento em TI, pois o serviço de hospedagem e desenvolvimento é responsabilidade da empresa que gerencia a plataforma.  

Ao decidir expor seus produtos em uma marketplace, a responsabilidade do vendedor resume-se a fazer um cadastro da empresa, cadastrar os produtos que pretende comercializar e manter todas as informações atualizadas para divulgação. O pagamento é em forma de comissão, caso haja vendas realizadas.  

Além de diversificar os canais de venda, o marketplace também fortalece a marca do vendedor, pois imprime credibilidade e visibilidade junto aos consumidores. É eficiente, ainda, na fidelização dos clientes, oferecendo ferramentas para que os compradores criem ações que agreguem valor à experiência dos usuários. O resultado, claro, é sentido no aumento das vendas! 

A pesquisa “Retail Media”, realizada pelo Americanas Advertising, o hub de publicidade omnichannel da Americanas S.A, e o Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado, mostra a consolidação da tendência de comprar em marketplace. De acordo com o estudo, 62% dos respondentes alegam buscar por ofertas diretamente nos sites e 58%, nos apps de grandes varejistas. 

Conheça os principais marketplaces 

Se a estratégia de vender em marketplaces faz sentido para o seu negócio, que tal testar  o desempenho de suas vendas em diferentes empresas até encontrar as plataformas que mais combinam com seus produtos? Conheça os principais marketplaces que operam no Brasil. 

Mercado Livre

Fundado na Argentina em 1999, o Mercado Livre foi inspirado no modelo da eBay e hoje é considerado o maior marketplace on-line da América Latina. 

Amazon Brazil

O marketplace da Amazon foi lançado no México, em 2015, e no Brasil, em 2017, e atualmente é o segundo maior marketplace on-line da América Latina. A estratégia da empresa na região inclui a construção de centros de atendimento e o lançamento do programa de associação Prime. 

Magalu

Fundada em Franca (SP), em 1957, a Magalu se expandiu e hoje soma mais de 1.400 lojas físicas em todo o Brasil. O marketplace da empresa abrange diversas categorias, com destaque para eletrodomésticos, móveis, celulares e informática. 

B2W

A B2W é uma empresa de comércio eletrônico, fundada em 2016, resultante da fusão de quatro sites: Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Na plataforma unificada, os vendedores podem cadastrar-se em todas estas opções.  

Muito embora o Facebook não tenha a função principal de promover o comércio no varejo, também oferece serviço de marketplace.  

Conheça as principais vantagens do marketplace 

  • Praticidade para os usuários, que encontram produtos de vários vendedores em um único site. 
  • Possibilidade de comparar preços e escolher a melhor opção sem precisar sair da plataforma.  
  • Possibilidade de comprar em várias lojas diferentes e efetuar apenas um pagamento. 
  • Maior visibilidade para as empresas, permitindo que aumentem a reputação junto ao consumidor. 

O marketplace é um canal adicional para vender seus produtos, que oferece facilidade para começar a vender, maior alcance e menor preocupação com integrações. Diversificar seus canais de comercialização é fundamental para a manutenção e expansão dos seus negócios, por isso, aprenda mais sobre essas ferramentas. Boas vendas! 

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