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Wed Aug 17 16:39:09 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Salão de Beleza: como apurar resultados?

Para apurar resultados, o empreendedor precisa ter conhecimento suficiente para separar seus produtos e seus serviços.

· Atualizado em 17/08/2022
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É só andar pelas ruas da sua cidade para ver que o número de salões de beleza cresceu nos últimos anos. Não é para menos. O Brasil tem o quarto maior mercado em estética e beleza no mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Em um salão de beleza, é possível ter tanto a oferta de serviços quanto de produtos. Os serviços padrões de um salão são corte, pintura e escovação de cabelo, manicure, pedicure, design de sobrancelha, entre outros.  Alguns estabelecimentos em expansão realizam o dia de noiva, penteado, maquiagem, massagem etc.  Já os produtos podem ser desde tinta de cabelo, utensílios para os cuidados com as madeixas e unhas, esmaltes, hidratante capilares, e demais itens que valorizam a estética.

Mas, como qualquer negócio, é preciso ter alguns cuidados para fazer bonito nesse mercado. Não somente se destacando junto ao público, mas também mantendo o lucro do seu negócio. E aí, você sabe se a sua empresa está mantendo o resultado financeiro esperado?

É comum os empresários não saberem se os seus empreendimentos estão no lucro ou prejuízo, e confundirim lucro com faturamento. O lucro refere-se ao que sobra após os custos e despesas serem pagos, e o faturamento é o que o negócio recebe pelas vendas de produtos e serviços.

Por exemplo, supondo que o faturamento do mês seja de R$ 12 mil e os custos e despesas, somados, correspondam a R$ 8.700. Nesse caso, o lucro foi de R$3.300. Aumentar as vendas de produtos e serviços e manter o controle dos custos e despesas ajudam a obter melhores resultados do lucro.

Somente com um controle financeiro organizado e atualizado será possível chegar a resultado confiável. Por isso, confira algumas práticas que devem ser realizadas para saber se a sua empresa está no lucro ou no prejuízo.

  • Fluxo de caixa:

Registre tudo o que vender na empresa. Esmalte, uma acetona, algodão, tudo. Basicamente, o fluxo de caixa acompanha toda a movimentação financeira da empresa, organiza as finanças e é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão da empresa. É uma peça fundamental para a rentabilidade do seu negócio.

  • Pró-labore:

Sua empresa fixa um salário para o seu pagamento e do seu sócio? Se sim, ótimo, você está no caminho certo. Caso contrário, é hora de pensar em estabelecer o “salário do dono e sócio”. Não existe nenhuma obrigação jurídica para isso. No entanto, separar as finanças pessoais das profissionais faz com que o lucro da empresa seja revertido nela mesma. 

  • Custos da empresa:

Toda empresa tem custos que são denominados fixos e variáveis. Enquanto os fixos são os menos suscetíveis a alterações, os variáveis são aqueles que podem aumentar ou diminuir, dependendo da atividade. Exemplos de fixos são aluguel, plano de telefonia, e os variáveis incluem luz e manutenção. Conhecer cada informação dessa é importante para a gestão eficiente e para descobrir se a empresa tem viabilidade ou não de lucro no mês.

O infográfico (abaixo) apresenta um exemplo de demonstrativo de resultado onde é possível identificar se as medidas financeiras estão contribuindo para a saúde do negócio ou se é necessário fazer algumas correções de rumos.

  • Organização:

A disciplina profissional é igualmente favorável à lucratividade. Quanto mais você mantiver as contas e documentos organizados, melhor para o seu negócio. Notas fiscais separadas por qualidade de informação, documentos de recebimentos e pagamentos separados dos demais informativos são algumas das iniciativas fundamentais. Outra dica é implementar uma ferramenta de gestão que otimize o trabalho e ajude nas informações financeiras da sua empresa.  

  • Descontos:

É verdade que lançar descontos em momentos estratégicos aumenta as chances de vender serviços e produtos mais rapidamente. Porém, é importante entender que o aumento de vendas não define a lucratividade. Antes de realizar, verifique se tem quantidade suficiente no estoque. Outra dica é, em vez de lançar promoção com produtos novos, propor experiências ao cliente com ofertsa de amostras grátis ou serviço adicional em pacote.

  • Persistência:

Lembre-se que não existe fórmula mágica. O lucro da sua empresa é a soma de vários acertos. Se ainda não está alcançando a meta, não desista logo de cara. Corra atrás do que é importante, mantendo o entusiasmo e boa vontade. 

Para que você possa ampliar o seu conhecimento sobre o tema, o Sebrae oferece cursos, artigos e e-book que vão contribuir significativamente para melhores iniciativas e insights para a lucratividade do seu negócio. Comece já!

Cursos: Controle de gastos no serviço

E-Book: Gestão financeira

WhatsApp: Controle da movimentação financeira

O que significa?

- Valor faturado do mês (Serviços/Produtos): É o total das vendas realizadas separadas entre produtos e serviços;

- Custos variáveis dos serviços: Gastos envolvidos diretamente na prestação dos serviços, tais como os profissionais que realizam os serviços do salão e os insumos utilizados como tinturas, esmaltes etc.

- Custos variáveis dos produtos: Gastos envolvidos diretamente na compra dos produtos para revenda, tais como valor pago no xampu e no condicionador, maquiagens etc.

- Margem de contribuição: É o resultado entre valor faturado do mês (de forma separada prestação de serviços e venda de produtos) subtraído dos custos variáveis também separados entre prestação de serviços e venda de produtos. Será este resultado que “contribuirá” para pagar os custos fixos do salão.

- Custos fixos: São os gastos relacionados às áreas administrativas (recepcionista, aluguel, água, contador etc.) que devem ser apurados no mês e rateados entre os segmentos de venda de serviços e produtos.

- Resultado: É valor obtido nas operações descritas, sendo que se o resultado for positivo, a empresa teve lucro no mês, caso seja negativo, a empresa teve prejuízo.


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