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Mon May 15 21:47:14 BRT 2023
Organização | GESTÃO
Segurança industrial: um grande negócio

Uma cultura de segurança industrial melhora o ambiente, mobiliza a equipe, garante resultados mais sólidos e a boa imagem de sua empresa.

· Atualizado em 15/05/2023
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A segurança industrial envolve um conjunto de iniciativas e medidas voltadas a garantir permanentemente a saúde dos colaboradores e evitar acidentes no ambiente de trabalho. Diversas normas técnicas regulam a segurança do trabalho e, ao cumprir a legislação, as empresas asseguram a construção de uma cultura organizacional de segurança, limpeza, padronização e planejamento dos processos. 

As vantagens são enormes para todos. O trabalhador tem a garantia de trabalhar em um ambiente mais seguro. A empresa minimiza gastos com afastamentos, licenças médicas e ações judiciais. E a imagem do negócio como um todo é fortalecida, incutindo maior credibilidade junto ao consumidor e ao mercado. Afinal, cada vez mais, o cliente final exige das empresas o respeito à responsabilidade social, o que inclui a segurança do trabalho. 

Por onde começar? 

O ponto de partida da construção dessa cultura é a prevenção. Assim, qualquer gasto destinado a prever ou evitar acidentes de trabalho deve ser visto como um investimento. Até porque enfrentar um problema grave, como um acidente, é sempre muito mais caro – em termos de recursos, mas também de desgaste interno e externo de imagem – do que preveni-lo. 

Não é exagero, então, afirmar que a manutenção do funcionamento correto em todos os ambientes industriais e da segurança e integridade dos funcionários é tão importante como a qualidade dos produtos e serviços que você oferece.  

A construção de uma cultura de segurança representa, ainda, uma excelente oportunidade de unir e engajar a equipe em torno de objetivos comuns. E uma equipe engajada é essencial para a melhoria dos resultados do negócio. 

Dicas para alcançar a segurança industrial 

Levantamos alguns pontos centrais para você implantar um programa de segurança em sua empresa. Veja só: 

1. Invista em equipamentos de proteção – O uso dos chamados equipamentos de proteção individuais (EPIs) e coletivos é regido pela norma de segurança do trabalho, conhecida como NR6. Ela determina que a empresa seja responsável por fornecer equipamentos coletivos e individuais a todos os colaboradores, sem gerar custos para o trabalhador. Entre esses equipamentos, estão: luvas, capacetes, botas, óculos de proteção, insufladores de ar e trava-quedas (para quem trabalha em alturas). Claro, cada empresa tem suas particularidades, que determinarão os melhores equipamentos de proteção. De outra parte, é obrigação do colaborador cuidar de seus EPIs e notificar qualquer problema aos responsáveis. 

2. Cuide do ambiente de trabalho – O local de funcionamento da empresa deve ser adequado às atividades que ela realiza. Espaços fechados, por exemplo, devem ser construídos com materiais não inflamáveis e contar com passagens de ar eficientes. Atenção também para a drenagem e os dispositivos de proteção em regiões onde ocorrem alagamentos.  

3. Implemente um bom treinamento – O treinamento adequado de todos os colaboradores é a melhor receita contra acidentes de trabalho. Institua, então, um programa permanente de atualização. Essa rotina deve incluir treinamentos periódicos para situações de emergência. Dê especial atenção aos colaboradores iniciantes, construindo, junto a eles, a cultura de segurança industrial. 

4. Mantenha uma fiscalização de alta qualidade – O treinamento permanente de seus colaboradores é fundamental. Mas, é preciso, também, contar com um sistema de fiscalização de excelência. É necessário conferir se os trabalhadores estão cumprindo todas as normas de segurança e, se isso não acontece, orientá-los na direção correta. Só assim, potenciais erros podem ser identificados e acidentes, prevenidos. Fique atento às estatísticas – se houve ou não aumento do número de acidentes e em que setores – para corrigir eventuais falhas.  

5. Crie (e treine) um comitê de gestão de crises – As dicas que apresentamos a você visam a prevenir acidentes de trabalho. No entanto, eles acontecem. E sua empresa deve estar pronta também para isso. Assim, crie um comitê permanente para a eventual gestão de crises, com representantes da gestão da empresa e dos setores-chave, com suplentes para casos de férias ou afastamentos. Caso ocorram acidentes de trabalho, um comitê de crise treinado pode minimizar os danos. E isso é muito importante. 

Bom, com essas dicas, que tal arregaçar as mangas e começar a trabalhar pela implantação de uma cultura de segurança industrial em seu negócio?    

Confira este material que o Sebrae preparou para você: Como ter mais segurança em sua indústria 

Segurança industrial: importante para o trabalho e a empresa

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