this is an h1

this is an h2

Thu Oct 27 15:16:17 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Série: Fuja dos riscos financeiros em sua empresa - Episódio 2

Neste segundo episódio, iremos conversar sobre como organizar o controle de caixa. Acompanhe com a gente!

· Atualizado em 27/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Que bom ter você em nosso segundo episódio da série “Fuja dos riscos financeiros em sua empresa”.  Neste episódio, iremos conversar sobre como organizar o controle de caixa. Afinal, de nada adianta ter uma série de informações da empresa e não conseguir usa-las para tomar decisões rápidas e assertivas.

Organizando o controle de caixa em sua empresa.

Neste episódio, iremos conversar sobre como organizar o controle de caixa.

Organizando o controle de caixa em sua empresa.
FAVORITAR
Botão favoritar

O primeiro controle fundamental para toda empresa é o controle de caixa, onde você irá registrar todas as entradas e saídas de dinheiro, além de apurar o saldo existente no caixa. A principal finalidade do controle de caixa, então, é verificar se não existem erros de registros ou desvios de recursos.

Sabemos que ganhar dinheiro não é fácil, então, não podemos permitir erros de lançamento ou desvios, concorda? Para evitar erros de lançamento ou desvios é necessário conferir o caixa diariamente, assim como as diferenças que porventura apareçam serem apuradas no mesmo dia.

Quando a diferença ocorre por erros de registros, corrigem-se os erros para a diferença ficar zerada. Se essa diferença ocorrer por desvios de recursos, o empresário deverá tomar algumas decisões mais drásticas para evitar riscos ao caixa da empresa.

Além de monitorar o caixa, este controle também permite monitorar os valores depositados em banco, conhecer as despesas pagas no dia a dia e ainda fornecer informações para o fluxo de caixa. Porém, você pode estar se perguntando agora mesmo como fazer esse controle.

Podemos começar garantindo que é bem fácil. Esse controle precisa ter as colunas de DIA, HISTÓRICO, ENTRADAS, SAÍDAS E SALDO também.

São poucas informações, então, podem ser feitas em um caderno ou em uma planilha bem simples mesmo. O mais importante no controle de caixa é fazer a conferência diária. Sem conferir, o controle não servirá para nada.

 Mas lembre-se de, por medidas de segurança, evitar manter o dinheiro e os cheques em caixa.

Chegamos ao final do segundo episódio da série “Fuja dos riscos financeiros em sua empresa”.  Nos próximos episódios, continuaremos esse bate papo. Enquanto isso, lembre-se de fugir dos riscos financeiros.

Para auxiliar nesta jornada, sugerimos conhecer os cursos à distância do Sebrae em nosso portal, o link está logo na primeira página. Acesse www.sebrae.com.br.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?